Bolos Café da Manhã Lancheira da escola e dos passeios RECEITAS Sobremesas

Bolo de Laranja

Imagem: blogspot
Imagem: blogspot

[ratings]

Essa receita de bolo de laranja do Nourishing Traditions eu ainda não testei em casa, mas já experimentei no último congresso e posso afirmar com toda a certeza que se trata de uma grande gostosura!

Essa delícia de bolo de laranja incorpora os princípios da lacto-fermentação e da nutrição enzimática. A farinha de trigo integral é deixada de molho no iogurte e, após o cozimento, o bolo de laranja é deixado descansar em temperatura ambiente, após ser coberto por uma mistura de suco de laranja, suco de limõ, mel, soro de iogurte e licor. Este cuidado ativa as enzimas nobolo, assim como realça seu sabor e umidade.

Lembra daquele bolo de laranja molhadinho e super apetitoso? É disso que estamos falando!!

Eu não ía publicar a receita antes de testá-la aqui em casa, mas a Suely me pediu tanto uma receita de bolo, que eu resolvi publicar esta que já tinha experimentado, e deixei a ela a tarefa de preparar o bolo em casa e me dizer o que achou.

Ingredientes:

2,5 xícaras de farinha de trigo integral

1 xícara de creme de leite fresco

1 xícara de iogurte natural integral

1/2 xícara de água filtrada

1 xícara de manteiga amolecida

1 + 1/4 de xícara de rapadura ralada

2 ovos

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

1/2 colher de chá de sal bruto

1 colher de chá de extrato natural de baunilha

raspas da casca de 2 laranjas + 2 limões

1 xícara de pecans crocantes picadinhas (eu trocaria por castanhas do Pará, assim valorizamos as gostosuras do Brasil)

Para a cobertura:

Suco de 2 laranjas

Suco de 2 limões

1/4 de xícara de soro de iogurte

1/2 xícara de mel orgânico

1/4 de xícara de licor de laranja (opcional)

Modo de Preparo:

Misture a farinha de trigo ao iogurte, creme de leite fresco e água. Cubra com um pano úmido e deixe descansar em local abrigado por 12 a 24 horas.

Passado esse período de pré-fementação, comece efetivamente o preparo do bolo:

Bata a manteiga amolecida com a rapadura ralada e os ovos até obter um creme.

Acrescente à mistura o bicarbinato de sódio, sal, o extrato natural de baunilha e as raspas das cascas das laranjas e limões.

Aos poucos vá acrescentando a mistura de farinha, creme, iogurte e água à massa, batendo sempre.

assadeiraJunte cuidadosamente, agora batendo à mão, as pecans crocantes.

Transfira a massa para uma assadeira muito bem untada e enfarinhada. sugiro usar uma assadeira redonda com furo no meio, tipo a da imagem ao lado – que também pode ser uma assadeira de vidro neste mesmo formato.

Asse em forno baixo por cerca de uma hora e meia ou mais, caso necessário, até você enfiar um palito na massa e ele sair limpo.

Tire o bolo do forno e deixe esfriar.

Enquanto isso  misture os ingredientes da calda, mexendo bem para que resulte numa mistura homogênea. Coloque a mistura em banho-maria para que o mel derreta completamente e se misture adequadamente aos demais ingredientes.

Despeje a calda misturada lentamente sobre toda a superfície do bolo ainda na assadeira, até que o líquido seja completamente absorvido pela massa.

Cubra o bolo com uma toalha ou pano de louça limpo e deixe descansar por um dia antes de servir o bolo – é este cuidado que torna o bolo um alimento vivo de verdade e muito mais fácil de digerir.

Desenforme e sirva.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

42 comentários

  1. Deve ser muito bom. Vou começar o preparo ainda hoje.
    A Laranja tem que ser de um tipo específico?

    1. Liana, a receita od livro não especifica nenhum tipo de laranja. Eu usaria a laranja pera, que é a que eu costumo comprar aqui em casa.

  2. Hola Pat,

    Comer um bolo desses numa manhã de Domingo é tudo de bom e mais alguma coisa.
    Pelo post no Twitter você dá a entender que o seu bolo ficou pronto antes do da Liana, então só me confirme se ele desenformou numa boa?

    1. Maria Christina, como eu falo bem no comecinho do texto, eu não preparei essa receita em casa ainda, mas ocmo já experimentei e sei que é uma delícia, e cmo tinha prometido a receita para a Sueli, resolvi publicá-la mesmo sem ter preparado. Mas me deu uma água na boca tão grande, que devo começar a prearar essa semana!

  3. Oi Pat
    Adoro o seu site e embora deixe poucos comentários visito-o quase diariamente.
    Sou portuguesa e gostava de saber o que é exactamente a rapadura? O creme de leite fresco voçê compra, será o que nós aqui chama-mos natas?
    Obrigada pela atenção e continue com o maravilhoso site.
    Tudo de bom para si e para todos aqueles de quem gosta.

    1. Maria, sobre a rapadura, você não é a primeira a perguntas, portanto amanhã publico uma breve explicação sobre ela. O crme de leite fresco é a mesma coisa que a nata, pode usar sem medo!

      Obrigada pelo cainho e pela presença constante aqui no Crianças na Cozinha!

    1. Mel, melado, maple syrup natural, açúcar de agave e açúcar de coco podem ser alguns dos substitutos. Dests o único que ainda não usei foi o agave, já que nunca vi para vender aqui pelo Brasil.

  4. Pat,obrigada pela receita. Vou fazer hoje mesmo e depois te dou notícia.
    Um grande abraço.

  5. Meu bolo está assando há 10 minutos.

    Atenção: Usem uma forma grande e alta. Minha forma é de vidro e não deu toda a massa, tive que apelar para a forma de soufflé.

  6. Bolos devidamente assados e lindos. O menorzinho assou em 1:10 e o grande em 1:25. No momento estou preparando a calda.
    Amanhã à noite eu conto o último capítulo dessa saga.

  7. Deu água na boca esse bolo!
    Maria, não deixe de vir contar o resutado… :)

    Pat,
    Nunca ouvi falar em açúcar de coco, tem para vender no Brasil?

    Beijos

  8. Ola Pat
    FIZ O BOLO E A M E IIII!!
    Que coisa boa! Para falar a verdade, tinha minhas duvidas, por ser de farinha integral, achei que não iria crescer, grande surpresa, a minha forma de vidro se encheu e a massa caiu para fora enquanto estava assando….
    Usei 1 laranja bahia, e 1 laranja pera, ambas organicas, com mel de laranjeira organica para combinar!!
    UMA DELICIA, eu não sou muito fã de bolos nem de nada muito doce, mais o bolo fica doce na medida justa, um espectaculo!!
    Servi ele agora com uma colherinha de creme por cima acompañando um cafezinho , nesta tarde chuvosa e fresca…..um prazer…
    Mais uma vez obrigada pela receita, fica um gostinho de laranja na boca muuuuuuito agradavel!
    Ontem cuando estava fazendo a calda, achei muita quantidade, o bolo no absorveu tudo, sobro um pouco, então adicionei agua e bebemos como um delicioso refresco! Recomendo

    1. Maria Cristina!!!! Agora quem está morrendo de água na boca sou eu!!!!! Andei com muitas aulas e consultorias essa semana. Até amanhã estou com meu tempo beeeeem tomado, mas amanhã memso, no final do dia, devo começar a preparar o meu aqui em casa!!

  9. Como a outra Maria Cristina comentou, o lance da calda me deixou em pânico uma vez que demora para a massa fria absorver o líquido – mas eu usei toda. Pela manhã dei uma olhada e já havia sido totalmente absorvida.
    O meu ficou beeeeeeeeeeem molhado com textura de pudim.
    Não sou muito amante de limão então no próximo que fizer vou usar só 1 limão e acrescentar o licor que acabei esquecendo e deve dar um gostinho muito especial.
    A cozinha Experimental de Christina fez, testou e aprovou!

  10. Não tenho palavras para descrever o sabor desse bolo. Posso dizer que é um “manjar dos deuses”. Valeu a espera e a ansiedade foi recompensada com um delicioso aroma e sabor, também a textura ficou ótima.
    Pat, usei o sal marinho e as nozes que era o que eu tinha em casa.
    Concordo com a Maria, este bolo tem cara de manhã de domingo.
    Bjs.

  11. QUE RECEITA MARAVILHOSA!PAT,O MEL EM ALTA TEMPERATURA,PERDE TODAS SUAS PROPIEDADES,ISSO CONFERE?

  12. Oi Pat, ja fiz este bolo ha uns tempos atras e fica mesmo uma delicia…so que molhei demais, na proxima vou tentar colocar menos calda.
    Estou querendo adaptar esta receita pra fazer um bolo de CACAU lactofermentado. Acho que a primeira parte fica igual, estou pensando em substituir as raspas de limao e laranja por coco ralado e adicionar umas colheres de cacau…pensei em dividir metade manteiga, metade oleo de coco…mas e na parte de molhar…so mel? agua de coco? vc faria alguma outra alteracao? to com medo de nao ficar bom…
    Ah, consegui comprar stevia ( em pó, não refinada, aquela verdinha!)mas não sei que proporção usar pra igualar com o açucar ou rapadura nas receitas…vc saberia me dizer?
    Obrigada e parabens pelo bebe!! bjs

    1. Cris, fiquei morrendo de água na boca com a tua sugestão de bolo decacau lactofermentado, e acho que as tuas sugestões de alterações parecem todas muito boas. Quando você preparar, me conte o resultado!

      Quanto à stévia, não entendo muito dela…. ainda prefiro mel, melado ou rapadura em quantidades moderadas.

  13. Oi Pat, para adoçar vc já ouviu falar do açucar demerara? O que vc acha?

  14. Pat
    Boa noite, gostaria de saber onde colocar a farinha para fermentar.Aqui no Rio é muito quente.Pode-se deixar na geladeira?ou não? se não ,qual local seria indicado ,e,em que tipo de refratário.
    Eu lendo um de seus artigos ,aprendi sobre o feijão.Aqui em casa eu deixo dois dias de molho, mais sempre na geladeira e vou mudando a água.Por incrível que pareça para minhas amigas o feijão fica bonito, gostoso ,não perde a côr e sempre bem grossinho.
    Abraços e muita PAZ

    1. Jurema, eu nunca deixo na geladeira, já que a fermentação precisa de temperaturas mais elevadas para efetivamente funcionar. Se no Rio faz muito calor, basta diminuir o tempo de fermentação.

  15. Pat,
    Testei essa receita, mas parece que algo não deu certo. O sabor ficou gostoso mas a massa ficou com uma cor muito estranha, acinzentada. É assm mesmo?
    A calda ficou maravilhosa, eu usei o xarope de bordo ao invés do mel. Mas infelizmente não foi absorvida por igual.
    Será que dá certo de fazer em forma retangular?

    1. É assim mesmo, e eu também não acho a coisa mais linda do mundo… É por causa da farinha integral. Se você quer suavizar um pouco a cor dele, usa um pouco de farinha branca.

  16. Olá!
    Pat, simplesmente amo seu site! Parabéns pelas receitas, sugestões e informações. Está mudando minha vida, sou muito mais feliz e disposta devido às mudanças no estilo de vida!!
    Agora um help. Eu fiz esse bolo esses dias, enquanto assava ele estava enorme, ficou 1h30min no forno. Espetei o palito, saiu limpinho, desliguei o forno e deixei ele lá dentro esfriando até no outro dia. A minha surpresa foi que ele murchou, ficou gostoso mesmo assim, mas massudo.
    Gostaria de saber se tem algum segredo, estou achando que deveria ter deixado a massa fermentando por mais tempo, pois deixei por 12 horas e a temperatura estava amena. Qual é a cara da massa que você possa dizer “já está bom para bater”? Tem como saber?
    Abraços!!

    1. Lisandra, o meu também murcha e fica mais para massudo. Isso prejudica um pouco o aspecto, mas o torna mais “robusto”, daquelas comidas que saciam com pouco, o que é ótimo, assim fica mais difícil exagerar a dose!

      1. Meninas, descobri um jeito infalivel de fazer bolo com farinha integral e não muchar nem ficar massudo: se a receita pede 2xic de farinha de trigo, eu coloco 1xic de farinha de trigo integral + 1 xic de aveia (sempre metade/metade) é super saudavel tanto quanto e fica suuper fofinho! Sempre faço meu bolos aqui em casa assim, já testei nesse de laranja tb e deu certo!
        Espero que tenha ajudado!
        Vejam se dá certo com vcs e me contem!

        Bjsss

        PS: Pat, o que vc acha do açucar demerara? ele não deixa gosto e dizem ser bem saudável, por não ser refinado…

        1. Caroline, vou experimentar essa tua idéia – mas a aveia tem que pré-fermentar junto, viu?

          Quanto ao açúcar demerara, ainda não consegui saber o que ele é afinal, então não tenho opinião formada….

  17. Pat,

    Sou intolerante ao glúten, posso substituir a farinha de trigo integral por algum preparado sem glúten?

    Bj

    1. Fabiana, nessa receita eu nunca tentei, mas em outras a mesma quantidade de farinha de coco costuma dar certo. Se você tentar, venha nos contar o resultado!!

  18. Oi Pat! Será que vc saberia como substituir o iogurte para a pré fermentação do bolo? Pois não consumo leite e derivados. Faço pão com fermentação natural de uvas passas e fica divino, sua digestão é bem melhor!!!

Comentários estão encerrado.