Bolos RECEITAS Sobremesas

Bolo de Maçãs

Screen Shot 2013-09-27 at 19.36.35O que você faz quando vê na sua fruteira três maçãs esquecidas, já meio molinhas e nada apetitosas? Algumas pessoas podem desistir de cara e jogá-las fora, mas como não estava estragadas, eu decidi que usaria em alguma receitinha.

Como a tarde foi de muita farra com meu filho mais novo, a gula me venceu e eu decidi por um bolo de maçã. Fuça daqui, fuça dali, gostei de algumas receitas e acabei criando a minha própria que, modéstia a parte, ficou espetacular.

A receita não é das mais difíceis, mas requer o uso de uma batedeira, o que significa mais louça pra lavar (detesto…)!

Vocês vão notar que, diferente da maioria das minhas receitas com farinha, essa foi feita com farinha branca. Explico: a farinha integral requer uma fermentação prolongada, como eu já expliquei aqui no site, e esse bolo eu decidi fazer meio “no susto”, e queria ele pronto logo.

Esse bolo é delicioso, e feito em casa, com ingredientes selecionados, é sempre muito mais saudável, mas ainda assim é doce, então olho vivo: essas gostosuras não precisam e não devem fazer parte da rotina diária de ninguém, nem de adultos e muito menos de crianças!

Agora chega de papo e vamos à receita!

Ingredientes:

1 xícara rasa de gordura de coco

2 xícaras de farinha de trigo branca

1 colher de sopa de canela em pó

1 colher de chá de fermento caseiro

1 xícara de rapadura ralada

2 ovos caipiras

3 maçãs pequenas, picadas em cubinhos

Modo de Preparo:

Pré aqueça o forno à temperatura média.

Unte uma assadeira de cerca de (15 x 20)cm – eu usei essa retangular que eu tinha em casa bem à mão, mas acho que esse bolo também fica lindo numa assadeira redonda pequena.

No recipiente da batedeira junte a gordura de coco, a rapadura ralada e os ovos.

Bata em velocidade máxima por um minuto.

Junte então a farinha, a canela e bata em velocidade média até que a mistura fique uniforme. Junte então o fermento. Bata mais um pouco em velocidade média.

Junte as maçãs picadas e mexa delicadamente com uma colher de pau.

Transfira a massa para a assadeira untada e asse por cerca de 30 minutos ou até espetar um palito e ele sair limpo da massa.

As vovós não recomendam, mas esse bolo quente é uma coisa de louco!!!!!!!!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

15 comentários

  1. Olá Pati, já li seu texto sobre graos integrais. Concordo, mas como agir então em relação à farinha integral? Certamente nao será a farinha a ser deixada de molho, vc deixa o trigo em graos de molho e o moe para fazer a farinha em casa?
    Obrigada! Thalita

  2. Pat,
    Gostaria de saber mais sobre o uso de farinha integral. Como você a utiliza?
    Como posso fermentar a farinha integral? Desde que conheci o livro “Enxaqueca só tem quem quer”, não mais utilizei a farinha branca, isso há 6 meses. Porém, pensei que agora já pudesse comer pão caseiro , desde que integral. Meu marido faz um pão com farinha integral, ovo caipira, iogurte e manteiga, que fica delicioso.
    Agora estou em dúvida.
    Obrigada
    Fátima

  3. Depois que li sobre os malefícios do trigo atualmente (transgênico) não consigo mais fazer nada que leve trigo para meus filhos, é mais assustador do que o açucar!

  4. Oi Pat, adoro seu site! Como vc faz para fermentar a farinha integral, fiquei na dúvida.

  5. Pat nessa receita se eu quiser fazer com farinha integral e deixa-la fermentando, deixo em quê, no óleo de coco? Mas como fazer com este tempinho frio que está em Sampa e que o óleo está durinho?
    (estou lendo “A dor de cabeça morre pela boca” e estou adorando e ao mesmo me espantando como somos enganados pela indústria!)

  6. Olá, Pat
    Sua receita parece ser deliciosa. Porém, a rapadura pode ser substituída por açúcar mascavo, por exemplo? Obrigada e parabéns.

  7. Pat, estou com uma dúvida bem leiga, posso preparar um ”suco verde” apenas com folhas de couve, 1 maça, salsa e coentro? Tenho dúvida se salsa e coentro podem ir na centrífuga, e se podem sem consumidas juntas. Aguardo resposta, adoro seu blog, e me perdoe pela pergunta não relacionada a receita do post.

  8. Pat, me tira uma dúvida sobre a fermentação das farinhas?
    Não posso usar iogurte por causa da minha alergia e meus grãozinhos de kefir ainda não chegaram. Então, ando usando água com gotinhas de vinagre ou limão. Só que eu coloco de molho por 24 horas, escorro, lavo e uso. Por isso, minhas massas têm ficado líquidas e muuuuito levinhas. Eu tô fazendo direito ou não precisa escorrer?

  9. Adaptei essa receita, fiz com farinha de centeio integral (observando os cuidados de fermentação) e em menor quantidade, já que era teste. Acho que usei um pouco menos de rapadura também. Ficou óóótimo! Fiz pro povo daqui de casa comer uma guloseima mais saudável e até eu, que normalmente não gosto de bolo, gostei!
    Bolo feito com ingredientes de verdade é outra coisa!

  10. Olá Pat,
    sempre uso farinha de trigo integral e fiquei chocada quando li teu post sobre a necessidade de deixar os grãos de molho, a fermentação e etc. Mas não entendi como fazer esse processo de hidratação com a farinha integral, e como fazer um bolo com a farinha hidratada? Desculpe a ignorância, estou super curiosa pra entender. Obrigada!

Comentários estão encerrado.