Lancheira da escola e dos passeios Pães RECEITAS

Bolo de quinoa, banana e maçãs

Picture 35
Imagem: La Tartine Gourmand (as fotos do blog são um show à parte!)

Cursos CRIANÇAS NA COZINHA
CLIQUE AQUI e saiba mais!

Eu não preparei essa receita do blog La Tartine Gourmande e nem nunca a provei, mas só de ler, já me enchi de água na boca, e gostei porque usa quinoa e farinha de arroz, e nã farinha de trigo: bom para quem sofre de doença celíaca ou procura seguir a dieta livvre de glúten recomendada, entre outras coisas, ara crianças no espectro autista.

Eu não provei esta receita em particular, mas acompanho o blog há tempos, já testei algumas outras receitas (todas com sucesso) e já aprovei a maioria, elas só estão esperando chegar o dia delas na minha cozinha.

Este pão, mesmo sem provar, eu decidi publicar hoje. Quem sabe assim eu não me animo, ou se alguém se animar antes de mim, venha contar o resultado depois!

Ingredientes:

2 ovos caipiras

1/2 xícara de melado de cana

1/2 xícara de farinha de arroz

1/3 de xícara de quinoa em flocos

2/3 de xícara de farinha de quinoa

65 gramas (cerca de 2 colheres de sopa) de chocolate amargo (70% cacau ou mais) picado em lascas miúdas

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

1/2 colher de chá de fermento em pó (para bolo)

1 colher de chá de canela em pó ( receita oroginal pede 1/2 colher de chá, mas eu sempre exagero na canela, adoro!)

1/2 xícara de nozes crocantes picadas (o “crocantes” é por minha conta, já que desta forma as nozes ficam mais fáceis de digerir e livram-se dos antinutrientes)

7 colheres de sopa de manteiga, óleo de coco ou manteiga de palma amolecida (a receita original pede manteiga)

1 maçã grande, descascada e ralada

2 bananas grandes maduras, amassadas no garfo

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180 graus e unte com manteiga e enfarinhe uma forma funda retangular, ocmo aquelas usadas para pães ou bolo inglês.

Num recipiente fundo misture as farinhas, os flocos de quinoa, bicarbonato, fermento, a canela em pó e reserve.

No recipiente da sua batedeira bata os ovos com omelado até obter uma mistura cremosa. Junte a manteiga e bata até obter uma mistura homogênea.

Com o auxílio de uma colher de pau, misture as banas e maçãs aos ovos batidos.

Junte a mistura de farinhas e bata até obter uma mistura homogênea.

Junte o chocolate e as nozes e mexa até que eles se incorporem completamente à massa.

Transfira a massa para a assadeira untada e sse durante 30 a 35 minutos. Se você preferir, pode fazer diversos mini-bolos e assar em forminhas individuais. Neste caso o tempo de forno diminui para 20 a 25 minutos.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

20 comentários

  1. Olá Pat,

    Adorei essa receita, mas estou conhecendo a quinua agora… então surgiu a dúvida, ela não precisa (exige) lacto-fermentação anterior ao preparo ou deixá-la de molho em meio levemente ácido?

  2. Pat, preciso de uma dica. Tomamos o café da manha aqui em casa em torno das 9 horas, embora acordamos entre 6:30h esse é o horário que dá fome, inclusive nas crianças. Na sua opinião que alimentos é mais indicado consumir nesse horário? Devia servir uma espécie de mini-almoço com proteínas ou uma espécie de lanche com pães, leite, etc? Almoçamos cedo entre 11:30h e 12h.
    Aguardo seu retorno
    beijos

  3. Sabe que desde que aprendi com voce a fazer o iogurte natural tenho sempre em casa e ovos caipira já providenciei fornecedor. Como voce me sugeriria preparar os ovos? As receitas de bolos, bolachas,pães, vitaminas, etc. voces usam como lache entre refeições?

  4. Pat, voce é um anjo…Sabe que gostamos muito de ovos mexidos e para não grudar no fundo da panela usava uma de teflon,mas pelo que li ela não é recomendada, que tipo de panela voce usa e o que faz para não grudar os ovos na panela?
    obrigada pela ajuda
    beijos

  5. Pat, achei maravilhosa essa idéia da panela, vou procurar ver se acho por aqui. Voce saberia me dizer a marca da panela?

  6. Ah, me lembrei de uma coisa, caso não encontre esse tipo de panela, que voce acha das panelas de vidro?

  7. Obrigada Pat, vou dar uma pesquisada e ver o que consigo por aqui.
    Mil beijos

  8. Pat, achei as panelas pela internet, são lindas. As suas são de ferro fundido esmaltada?

  9. Oi Pat,

    Acabei de fazer a receita desse bolo para o café da manhã. SUCESSO TOTAL.
    Fica com uma textura macia, úmida mas sem aparência de bolo “solado”, pelo contrário, fica fofinho. Faria apenas duas observações: Achei a quantidade de manteiga muito grande, então na próxima vou reduzir para 6 colheres de sopa de óleo de coco, pois acredito que vai deixar o bolo mais leve. Também achei o bolo muito doce para o meu paladar. Usei 2/3 de xícara de açúcar mascavo, que depois hidratei até atingir a quantidade de melaço pedida na receita, mas como usei umas bananas bem madurinhas, que já tavam quase passando do ponto, acho que poderia ter reduzido bastante a quantidade de açúcar/melaço pedida na receita. Mas mesmo assim, ficou “ÓTEMO”, EXPLÊNDIDO, como disse meu filho mais novo. Risos.
    Apenas para variar, pois a opção com chocolate ficou muito boa, utilizarei frutas secas, como passas ou cramberrys da próxima vez.
    Usei nozes hidradatas, sem secá-las no forno, e o resultado foi o mesmo de quando as utilizo “crocantes”.
    Ótima opção para o bolo de Natal. Já tá agendado.
    Ah, e para as mamães de plantão, também é uma ótima opçaõ para o lanche da escola, pois vale por uma refeição. E as crianças adoraram.
    Não deixem de tentar essa receita. Vale muito a pena.
    Bjs.

  10. Pat, suas receitas de bolo e pães servem para a dieta sugerida no livro da enxaqueca? Lá diz para cortar os pães, mas.. pensei.. e se houver pães melhores? Aí não precisa ficar sem pão, bolo… eu adoro pão e bolo!

    1. Sim, existem pães melhores, reparados com ingredientes melhores e métodos mais cuidadosos, mas mesmo esses não são recomendados nos 3 primeiros meses da dieta.

  11. Pat, esse bolo é uma delícia! Já fiz algumas vezes e amo! E você, já testou?
    Beijos!

Comentários estão encerrado.