Brigadeiro Delícia da Pat ou Brigadeiro de Coco

by Pat Feldman on 15/08/2011 · 32 comments

in Festa de Aniversário, RECEITAS, Sobremesas

brigadeiroJá que estamos em ritmo de festa infantil, o velho e bom brigadeiro não podia deixar de aparecer!! Eu tenho meu jeitinho especial de prepará-lo, que deixa essa gostosura ainda mais gostosa!

Sinceramente eu acho que brigadeiro está entre as coisas mais açucaradas que se pode oferecer a uma criança, não dá pra comer todo dia, não tem jeito, não faz bem, engorda, dá cáries, hiperatividade e mais um montão de outras coisas ruins que todo mundo sabe.

Mas todo mundo sabe que brigadeiro não tem jeito: provou uma vez, a gente nunca mais fica sem! Eu tento – um pouquinho que seja – deixá-lo menos açucarado, e ainda assim gostoso como todo mundo conhece. Outro dia desses no supermercado, parei para dar uma espiada na composição desses brigadeiros já prontos e quase caí para trás!! Esperava ver o de sempre: leite condensado, chocolate e manteiga. Noooooooossa, tinha gordura hidrogenada, aromas artificiais, flavorizantes artificiais, etc. Um verdadeiro laboratório químico em forma de brigadeiro…

Quando a gente faz as coisas em casa, além de mais carinho que a gente coloca em tudo, fica mais fácil selecionar os ingredientes que se usa, deixando tudo mais gostoso e saudável. Para o leite condensado da receita eu ainda não arrumei um substituto menos adocicado ou adoçado naturalmente com produtos como mel, melado ou rapadura, mas vamos à receita:

Ingredientes:

1 lata de leite condensado (nada de usar desnatado, que é muito pior em todos os sentidos)

3 colheres de sopa de cacau em pó orgânico

1 colher de sopa de manteiga

Ingredientes para o Brigadeiro de Coco:

1 lata de leite condensado

3 colheres de sopa de cacau em pó orgânico

1 colher de sopa de óleo de coco extra-virgem

1/2 xícara de coco ralado

Modo de Preparo (para os dois tipos de brigadeiro):

Junte todos os ingredientes na panela e mexa bem até formar uma mistura homogênea.

Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até obter a consistência desejada: para brigadeiro, a mistura deve começar a desgrudar do fundo da panela, para recheio de bolos em camadas idem. Para coberturas você pode deixar mais mole e acrescentar umas 2 colheres de sopa de creme de leite fresco.

Para servir o brigadeiro existem duas opções: enroladinho e passado no chocolate granulado – a forma mais tradicional, ou em mini copinhos com colher, o tal brigadeiro de colher, que anda na moda aqui por São Paulo.

Na festinha de um ano do meu filho mais velho, que foi em casa e apenas para os familiares, teve uma bandeijinha de brigadeiro tradicional, mas depois eu me cansei de enrolar e servi brigadeiro no copinho mesmo. Ficou lindo e todo mundo adorou!!

Aliás, nesse aniversário dele teve copinho de brigadeiro, copinho de creme de manga com coco e copinho de bananada (que foi o maior sucesso dentre as 3 opções).




Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 30 comments }

Thais May 14, 2008 at 14:48

Oi Pat, tudo bem?
Voltei das férias e estou de casa nova. Você está bem?
bjos

Pat Feldman May 14, 2008 at 14:57

Que bom que voltou Thais!! Já fui lá visitar a casa nova, e adorei!!

Valéria May 15, 2008 at 7:19

Amei o brigadeiro e achei delicioso. Faço uma vez por mês para as crianças se deliciarem. bjs e tudo de bom prá você.

Gra May 15, 2008 at 11:12

Pat, parabéns para o seu filho!!! que dia foi o niver dele? humm estou começando a pensar na festinha de 1 ano do meu e concordo com todos os seus comentários sobre festas infantis megalomaníacas… a do meu provavelmente será no salão de prédio, com algumas comidinhas que vc sugeriu outro dia!
bjs
Gra

Marcia Ferraz July 15, 2008 at 10:47

Oi Pat, vc tem a receita do copinho de bananada? tem aqui no seu site? Leva leite? tenho um filho c/ alergia aleite e que faz aniversário em agosto, estou a procura de receitas para festa pra ele.
Desde já agradeço

Pat Feldman July 15, 2008 at 12:59

Márcia, o copinho de bananada é a coisa mais simples do mundo de se preparar, apesar de levar um certo tempo!

Vai ser perfeita para seu filho e qualquer outra criança com alergia ao leite, já que não leva esse ingrediente na receita.

Você pega quantas bananas quiser (lembrar que elas reduzem no cozimento), descasca, pica em rodelas e joga na panela com um fundinho de água. Deixa em fogo alto, mexendo de vez em quando, até as bananas amolecerem. Abaixa o fogo e deixa cozinhar por umas 3 ou 4 horas, até elas escurecerem e desmancharem completamente. Você precisa mexer de vez em quando e talvez acrescentar um pouquinho de água de tempos em tempos para não grudar no fundo.

Você pode deixar esfriar na panela mesmo e depois distribuir nos copinhos.

você pode preparar de um dia para outro e guardar na geladeira. Pra falar a verdade eu acho essa bananada até mais gostosa no dia seguinte!

Ah, e eu não esqueci não, essa receita NÃO LEVA AÇÚCAR!!

Marcia Ferraz July 16, 2008 at 9:04

Pat, obrigada pela atenção e por este site tão maravilhoso.
Um grande abraço.

Lia August 27, 2008 at 16:15

Oi, Pat!

Então, eu quero fazer esses brigadeiros de copinho para o aniversário do meu filho, mas tenho umas dúvidas. Qual o tamanho ideal dos copinhos, quanto que ponho em cada copo, e o brigadeiro é o mesmo dos que são enrolados? Ouvi dizer que quando é de copinho, não pode ser tão firme e que o ideal é por também creme de leite. Será?

Muito obrigada! Beijão, querida!

Cleide August 10, 2009 at 21:41

Meu filho esta em uma escola que tem alimentação exclusivamente naturalista, baseada em alimentos integrais (açúcar mascavo, arroz, massa e farinha integral), frutas, verduras, legumes, carne de frango e peixe.
Lá eles fazem o brigadeiro com os ingredientes:
·02 xícaras de leite em pó
·02 xícaras de açúcar mascavo
·01 colher (sopa) de cacau em pó
·¾ xícara de água
Batem tudo no liquidificador e depois levam ao fogo em banho maria.
Não experimentei ainda, imagino que não deve ser igual ao tradicional, mas é uma opção para quem não usa açucar branco.

Pat Feldman August 10, 2009 at 21:47

Cleide, eu sinceramente não acho que seja uma opção melhor que a receita tradicional… O leite em pó é lotado de gorduras oxidadas, açúcar mascavo é açúcar do mesmo jeito, apesar de nesta receita aparecer em menor quantidade.

Como fica o gosto deste brigadeiro?

Eu sou a favor de mostrar opções gostosas e divertidas, não deixar esse e outros docinhos virarem rotina – e não adianta falar que é só em festinhas, porque hoje em dia tem festinhas a toda hora.

Cleide August 10, 2009 at 21:57

Vou tentar fazer com leite tradicional, e não leite em pó então, se você diz que ele não é saudável.
Mas uma coisa que a escola não abre mão é nunca utilizar açucar branco, por isso não utilizam o leite condensado.

Pat Feldman August 10, 2009 at 22:00

Eu ainda não fiz o teste, mas tenho em mente que pode ficar gostoso cozinhar o leite com a mesma quantidade de mascavo em fogo bem lento, até engrossar. Eu não tentei, mas imagino que fique quase um doce de leite. Misturando o cacau e a manteiga, temos brigadeiro!

Mas é só uma idéia…

Cleide August 10, 2009 at 22:13

Ótimo, muito obrigada pela dica. Vou experimentar desta forma (com o leite tradicional) porque não quero desrespeitar as regras da escola, que está tão empenhada em proporcionar uma alimentação saudável para as crianças (que ficam em tempo integral, fazendo todas as refeições na escola, exceto a janta). Se der certo, vou sugerir pra escola para que eles também troquem o leite em pó pelo leite tradicional. Obrigada mais uma vez.

Pat Feldman August 10, 2009 at 22:26

Que bom que você gostou! Mas eu ainda acho que outrasop’ões ao brigadeiro, devem ser estudadas com carinho!

Maria Christina October 20, 2009 at 12:17

Oi Pat,

Essa bananada de copinho é feita com a banana d’água (cariocas), nanica (paulistas) ou com a prata?

Elas tem que estar quase podres de tão maduras?

Ao contrário das demais leitoras vou preparar essas gostosuras para o Chá de Valentina, minha futura neta.
Se tiver alguma outra sugestão me mande por favor, pois passei por cirurgia na quinta-feira passada e só hoje estou começando a pensar no que será servido.

Marcia March 8, 2010 at 11:06

qUANRO TEMPO BRIGADEIROS,BEIJINHOS DURAM NA GELADEIRA DENTRO DE COPINHOS COM FILME????

Fany July 26, 2010 at 13:52

Oi Pat

Me encantei com seu site e com o carinho que responde as perguntas. Por isso vai mais uma dúvida: Quanto tempo antes da festa posso preparar o brigadeiro? Bj e parabéns pelo carinho e dedicação

Pat Feldman July 27, 2010 at 13:01

Fany, dá até para preparar 1 ou 2 dias antes. Pode conservá-lo na geladeira até o dia de servir.

alexsa August 5, 2010 at 18:00

Pat, como vc fez o bolo? estou aqui a procura de cardapio para o 1º aninho do meu Benja. bjs

Luisa August 20, 2010 at 21:47

Achei esse site o máximo. Gostei da receita do Brigadeiro de Coco. Minha professora vai fazer uma feijoada na escola, mas não vai ter só feijoada. Acha que ela deve fazer brigadeiros para servir? Quanto tempo o brigadeiro pode durar dentro da geladeira? Também gosto de brigadeiro, e ás vezes eu faço com a minha avó. Só não sei se colocamos a quantidade certa dos ingredientes. Além do brigadeiro normal que comemos nas festinhas e do brigadeiro de coco, que outros tipos de brigadeiro existe?

Luciana November 16, 2010 at 22:54

Pat,
Fiz um brigadeiro zilhões de vezes mais saudável… A receita é a seguinte: 1 litro de leite, 100g de rapadura e 1 colher de chá de bicarbonato. Cozinhe em panela bem alta e larga para não levantar fervura e derramar, por mais ou menos 1 hora ou um pouco mais (não marquei no relógio). O ponto do doce de leite é que quando vc pinga num prato e ele não escorre. Deixei esfriar, mas talvez nem precise. Depois de frio, acrescentei duas colheres de sopa de cacau em pó e 1 colher de sopa de manteiga e voltei para o fogo baixo, mexendo sem parar até dar o ponto de brigadeiro de enrolar. O doce ficou perfeito, sensacional, de sabor maravilhoso, bem menos doce que o brigadeiro feito de doce de leite. Vale a pena. A minha mãe já está fazendo para vender, em diversos sabores.

Pat Feldman November 17, 2010 at 5:57

Luciana, parece bom mesmo! Um dia vou tentar aqui em casa!

Fabiana April 23, 2011 at 15:35

Oi Pat,

Eu também amo brigadeiro, e consegui fazer um aqui em casa sem leite condensado! Ficou delicioso, não ficou muito doce e sim com um gostinho de chocolate meio amargo…
Receita super fácil: 2 xícaras de leite de côco caseiro, 6 colheres (sopa) de cacau em pó (eu usei mais, porque gosto bem amargo), 6 colheres (sopa) de rapadura ralada e 2 colheres de manteiga sem sal. É só mexer em fogo médio até desgrudar da panela. A consistência fica quase igual o original, e se deixar esfriar e colocar na geladeira dá até para enrolar (acho que enrolar e passar no cacau em pó deve ficar bom!).
Espero que você goste!
Bjos!

Pat Feldman April 23, 2011 at 15:57

Uau Fabiana, vou testar! Deve ficar muito bom!! Demora mais pra dar o ponto?

Fabiana April 25, 2011 at 12:21

Demora um pouco mais, aproximadamente meia hora. Bjos!

Michele July 19, 2011 at 20:48

Pat, você tem alguma ideia para substituir o granulado? Concordo com vc sobre os ingredientes do brigadeiro e costumo fazer bem parecido com o seu, mas na hora de enrolar fico chateada de ter que usar o granulado cheio de gordura trans, e passar no açúcar tb não é uma ideia muito boa…
Obrigada

Pat Feldman July 19, 2011 at 22:02

coco ralado seco pode ser uma boa idéia, ou entao nozes quebradinhas bem miudas, e ainda pistache triturado.de toda as formas, perde a cara do brigadeiro tradicional, mas fica ‘menos ruim’…

Paula August 16, 2011 at 12:39

Oi Pat!

Vou deixar aqui também a minha receita de brigadeiro, a mesma do bolo do Alec, que fica menos doce que o tradicional e dá para dar ponto de enrolar também.
Na hora de passar no granulado, uma opção é um bom chocolate orgânico ralado ou passado no processador (o callebaut se não me engano é orgânico e sem gordura vegetal)

– 1 lata de leite condensado
– 1 cx de creme de leite, ou o equivalente em creme de leite fresco
– 1 colher de sopa bem cheia de cacau em pó
– 2 colheres de sopa de leite em pó, ou 1 colher de sopa rasa de farinha de trigo (eu prefiro o leite em pó)
– 1 colher de sopa rasa de manteiga

Na panela, misture o leite condensado e o creme de leite. Peneire sobre essa mistura o cacau e o leite em pó (ou farinha). Junte a manteiga e leve ao fogo brando até virar um creme grosso que descola da panela.

bjs

tairis August 31, 2012 at 0:56

leite condensado?aquele da lata?não faz mau?

Pat Feldman August 31, 2012 at 7:23

Aquele mesmo da lata, que é um poço de açúcar, totalmente industrializado!! Mas é lógico que esse leite condensado não tem nada de saudável (mas também tem muito de gostoso…), mas brigadeiro é quase um patrim6onio nacional e todo mundo quer fazer/comer, então eu procurei um jeito dele ficar mais saboroso e com pelo menos um pouco de açúcar a menos.

É uma delícia, mas definitivamente não é saudável e definitivamente não é para se comer todos os dias!

Comments on this entry are closed.

{ 2 trackbacks }

Previous post:

Next post: