Aves Caldos Básicos COMPRE DA PAT! DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS

Caldo de Pato Caseiro

O caldo de pato apareceu na minha cozinha quase por acaso, quase como um desafio, que era cozinhar um pato bem macio em casa. Durante muito tempo, meu marido fazia a maior cara feia quando eu dava a idéia de prepararmos pato em casa. Ele dizia que eu jamais saberia deixar macio como nos bons restaurantes (e olha que nem todos os bons restaurantes preparam patos macios, já tivemos a experiência…).

Como aconteceu

Um belo dia eu assei um pato, do meu jeito, e eu já publiquei a receita AQUI: Pato Assado à Minha Moda. Ficou super saboroso, super macio e eu venci o desafio de preparar um pato assado gostoso em casa, com a certeza de que não tinha nada de amaciantes químicos na carne.

Ingredientes:

1 pato inteiro, de preferência caipira

2 cenouras médias

2 cebolas médias (se forem orgânicas, use com casca e tudo)

2 talos de alho poró

1 maço pequeno de tomilho fresco (ou 2 col. sopa de tomilho desidratado)

1 colher de chá de açafrão da terra (cúrcuma) em pó – opcional

sumo de um limão – opcional

água filtrada

Modo de Preparo:

Asse o pato inteiro, sem tempero algum, em fogo alto por uma hora ou até que sua pele fique dourada.

Leve o pato assado e os demais ingredientes para uma panela grande (pelo menos 14 litros) e complete com água filtrada.

Leve à fervura em panela tampada, baixe o fogo ao mínimo possível e cozinhe por pelo menos 4 horas e no máximo 24 horas.

Ao longo do tempo de cozimento, se notar que a água está secando, complete com mais água.

Coe o líquido e leve à geladeira para que esfrie completamente – quando o caldo estiver gelado, se formará uma camada de gordura, que pode ser congelada com o caldo ou separada para uso em outros preparados.

Congele o caldo de pato em porções.

E a carne?

A carne do pato que ficou na panela pode ser usada para um delicioso arroz de pato ou como ingrediente em sopas ou saladas. Use sua criatividade!

Leia mais sobre caldos e sopas no meu livro As Melhores Sopas e Caldos.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

1 comentário

  1. Oi Pat

    Você anda lendo a minha mente? hehe
    Ontem ia escrever sobre isso para te perguntar.
    Achei no supermercado as carcaças de pato, comprei inicialmente para meus cachorros, cuando abri o pacote e olhei que estaban lindas, dei metade para eles, e a outra metade foi para a panela, fiz o caldo e ficou ótimo.

    Outro dia, me aventurei e comprei o pato inteiro, congelado, descongelei, marinei e assei (o pescozo e muidos foram para a panela para fazer o caldo, depois acrescentei os ossos).
    A verdade, não ficou bom, a carne saiu dura, sem gosto, em fim, sempre acho que os congelados perdem para a carne fresca, eu acho que o sabor todo se perde na agua cuando descongela.
    E o caldo, ai vem a minha pergunta, a primeira vez eram só os ossos, e agora tinha os miudos, ele ficou oscuro, casi uma agua preta, e assim ?
    Fiquei na dúvida pela cor, o teu saiu assim também?
    Ainda não provei o gosto mais a cor não é muito convidativa não.

Comentários estão encerrado.