Aves RECEITAS Sopas

Canja de Galinha Diferente

Em pleno calorão que está fazendo hoje em São Paulo, meu filho resolveu acordar meio gripadinho, preguiçoso, molenga… Deve ter sido um monte de coisas ao memso tempo: excesso de bagunça com o pai, saudades da escola, muito sol e piscina a semana toda, cansaço, cansaço cansaço!

Eu não posso dizer que sou totalmente contra remédios, mas definitivamente não me vejo medicando meu filho ao menor sinal de gripe – e olha que tenho um médico dos bons em casa!!! Minha primeira providência foi um bom banho (de balde, na varanda, porque estamos sem chuveiro por causa de reforma – banhos “oficiais” na casa da minha mãe ou no clube!). Um banho, ainda que de balde, faz maravilhas pelo nosso humor e pelo nosso bem estar. Recomendo!

Durante as refeições, procurei respeitar o apetite do meu pequeno. Eu pensei que ele perderia o apetite, mas ele comeu muito bem em todas as refeições, está apenas um pouco mais preguiçoso na hora do jantar.

O que ele comeu de bom hoje? Mingau de aveia no café da manhã, carne ensopada com legumes, arroz e muita salada para o almoço e agora no jantar preparei uma canja, fresquíssima, que é um santo remédio para gripes e indosposições. Sim, preparei uma canja, mas não a minha receita original. Acrescentei alguns ingredientes que a tornariam ainda mais especial, muito mais nutritiva, sabor mais exótico e ligeiramente refrescante (tanto que nem a servi quente demais, com esse calor é impossível qualquer coisa muito quente!).

A receita da nova canja ficou assim:

Ingredientes:

1 colher de sopa de manteiga

1 colher de sopa de óleo de coco extra-virgem (tenho comprado o meu na Casa Santa Luzia, já que perdi o importador direto…)

1 cebola roxa médica finamente picada (pode usar cebola comum, eu só usei a roxa porque era o que tinha em casa e achei que daria um colorido a mais)

2 cenouras médias descascadas e picadas em cubinhos

1 colher de sopa de gengibre fresco ralado

1 abobrinha brasileira descascada e picada em cubinhos

1 chuchú descascado e picado em cubinhos

1 litro de caldo de frango caipira caseiro (CLIQUE AQUI se você preferir encomendar seu caldo pronto, direto da minha cozinha)

sal e pimenta do reino à gosto

1 colher de sopa de raspas da casca de limão

1 xícara de cebolinhas picadas

1 xícara de arroz integral básico

Modo de Preparo:

Em fogo médio, numa panela grande, derreta a manteiga e o óleo de coco. Junte a cebola e refogue, mexendo ocasionalmente, até que a cebola amoleça (leva uns 5 minutos).

Junte as cenouras e em seguida o gengibre, mexendo ocasionalmente. Junte a abobrinha e o chuchú e mexa bem para que todos os ingredientes se misturem e comecem a amolecer.

Junte o caldo de frango e o sal. Espere a sopa ferver, baixe o fogo e cozinhe por cerca de 30 minutos ou até que o caldo reduza um pouco.

Desligue o fogo, junte pimenta do reino à gosto (recomendo moer a pimenta na hora, ela é infinitamente mais saborosa e perfumada) e as raspas de limão. Tampe.

Na hora de servir (que pode esperar um pouco, assim a sopa não estará fervendo – missão impossível nesse calorão), junte as cebolinhas e o aroz integral.

Bom apetite!!

A propósito, em alguns dias eu terei um divertido desafio pela frente: a reforma em casa finalmente chegará até a cozinha, então teremos cerca de 1 mês sem fogão aqui em casa. A geladeira e o freezer continuarão funcionando, no meio da minha sala… Caldos caseiros eu terei bastante, estou preparando “fornadas” extras.

O desafio vai ser comer em casa durante cerca de um mês sem fogão. Teremos com certeza muitas opções frias e cruas. Uma grelha elétrica talvez me ajue a matar a vontade de comer um filé ou coisa do tipo. A idéia é continuar fazendo a enorme maioria das refeições em casa mesmo, e aqui pelo site e principalmente pelo Twitter vocês poderão acompanhar minhas idéias e “jeitinhos”.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

9 comentários

  1. É isso aí Pat,acho que o importante é a gente tentar fazer o melhor em termos de alimentação independente,mente das condições pelas quais passamos!

    Parabéns pelas dicas fantásticas. Abraços.

  2. Pat eu adoro você! Rsrsrs…nem te conheço pessoalmente, mas temos muita afinidade…percebo isso lendo seus artigos. O Pedro acabou de sair de uma dessas viroses. Teve febre 3 dias.E sarou! Tomou muitos banhos. Que aliás são ótimas inalações. Só dei tylenol. No mais…muita canja de galinha, sopa de músculo com legumes e mais legumes. Iogurte natural e frutas. E muito, muito mesmo leite de peito. Ele mamou bastantão e por isso se manteve hidratado. Eu também não sou contra remédios. Mas sou a favor dos “naturais”, tipo: mel, ervas pra temperar a comida, legumes, verduras, frutas, óleo de côco. Funcionam muito bem, sem efeitos colaterais indesejáveis. Nesse período de febre levei ao médico e só recebi elogios de como ele estava reagindo bem ao processo viral e estava bem hidratado. O pediatra me orientou a manter tudo que estava fazendo e deu certo!
    Um beijo!

  3. Nossa, além de tantos talentos vc lê mentes… Cheguei aqui hoje para procurar receitas de sopas (quero começar a trazer para o trabalho, acho que dá para deixar numa garrafa térmica numa boa né?) e ai tinha essa canja que parece super saborosa… E ainda tem direito a testemunho do maridex :-)
    E outra coisa foi que eu ia exatamente te perguntar sobre comidas que não precisam esquentar… Vc mencionou isso num outro post, que ficava o dia todo fora, e levava comida… Queria essas dicas mesmo. Pq como mencionei, quero começar a trazer comida no trabalho… E comer melhor e mais saudável.
    Bjoks
    PAula
    PS: E o filhote, melhorou? E o bebê, tudo bem?

  4. Meu sonho de consumo culinàrio: uma galinha caipira, uai!
    Tà dìfìcil encontrar pelas minhas bandas… :(

    Mas mesmo assim vou usar a receita!

  5. Oooh, parece muito boa, mesmo!
    Muito obrigada,eu tenho feito o caldo da galinha caipira,so nao tenho oleo de coco, vou usar o azeite por hoje!Espero que meus filhos vai adorar, os dois gripados, sem apetite, e dificil….desculpe qualquer error gramatical, ainda aprendendo portughez:)

  6. Uma duvida, toda galinha organica é criada solta??? P quem tem
    enxaqueca é melhor a organica ou a caipira? Obrigada!

Comentários estão encerrado.