Bebidas Café da Manhã Lancheira da escola e dos passeios RECEITAS

Chocolate quente da Pat

chocolatequenteOs calorentos (ou os moradores do hemisfério norte) que me desculpem, mas com o frio que está fazendo aqui em São Paulo nos últimos dias eu só consigo associar minhas receitas com as palavras “quente”, “assado”, “gratinado”, “muito quente” ou até “fervendo”!!

Eu de vez em quando falo “aqui” e “ali” sobre o tal chocolate quente (que de chocolate cheio de açúcar e aditivos na verdade não tem nada) e muita gente me pede a receita… O duro é que cada dia eu faço de um jeito e nunca anoto, mas tem os ingredientes básicos, numa quantidade que praticamente não muda, e é esta versão básica que vou passar para vocês.

Eu não adoço com absolutamente nada na maioria das vezes, até porque nunca fui mesmo muito fã de coisas doces, mas para quem achar o cacau puro (que é o que eu uso nessa receita) muito amargo, sugiro melado de cana ou rapadura ralada à gosto – um jeitinho bem saboroso de adoçar e “de brinde” ganhar alguns nutrientes bem legais. Se você quiser preparar a mesma versão desta bebida sem aquecer, um “chocolate-frio”, pode também usar um bom mel para adoçar (estou devendo um artigo sobre mel aqui no site faz tempo, estou trabalhando duro nele, mas tem muuuuuuita coisa!!)

Ingredientes (para 3 ou 4 canecas, depende da gula!):

1 litro de leite cru integral (eu uso aquele da feira da Água Branca, orgânico, cru, deliciosamente gorduroso)

2 colheres de sopa cheias de cacau em pó orgânico (sem açúcar)

1 colher de chá de canela em pó

1 pitada de noz moscada moí­da na hora

1 a 3 colheres de sopa de creme de leite fresco

1 ou 2 gemas de ovo caipira

1 colher de sopa cheia de óleo de coco (opcional – eu uso quase sempre na versão quente)

1 colher de chá de café instantâneo (opcional, faz tempo que não uso)

1 colher de chá de sementes de urucum (opcional –  perfeito nessa mistura gordurosa, já que é na gordura que as vitaminas são liberadas)

3 a 4 bolinhas de pimenta rosa em grãos (opcional – eu adoro!)

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura completamente homogênea;

Passe para uma panela e aqueça até a temperatura desejada (eu nunca deixo ferver, leite quente demais perde o sabor, queima a boca e no caso do leite cru, perde-se muitas enzimas e nutrientes importantes)

Volte novamente para o liquidificador e bata por mais alguns instantes para deixar a mistura bem cremosa.

Sirva a seguir!

Para comprar óleo de coco e cacau em pó orgânico CLIQUE AQUI e entre em contato comigo!


Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

13 comentários

  1. Pat!!! Deu água na boca…. Com esse frio que está fazendo aqui no interior essa receita é pefeita!!! Não vejo a hora de experimentar!!!

    O óleo de coco eu uso todo dia no leite quentinho. Mas eu uso uma colher de sopa em uma xícara!! Eu adoro!!! Minha mãe fica horrorizada..eheheh

  2. Tati, na verdade muitas vezes eu coloco mais óleo de coco na receita sim – acho que só não escrevi isso aqui prá não chocar os “novatos” no site!!!

    hehehe

    Mas agora que você sugeriu…

  3. Aaaaaaaahhhhh,vai chover aki!!!!!kkkkkk

    Finalmente minha tao sonhada receita de chocolate quente!!!!!!!!!Vou testar ela amanha mesmo,e te conto o resultado depois!!!!!!!!

  4. Acabei de fazer!!!!!!!!!!!

    Nao coloquei so o cha verde….O cacau eu acabei colocando um pouco a mais,achei que nao tava com “cor”….rsrsss
    Oleo de coco eu tb coloquei mais,acabei pondo 2 col de sopa!!Ficou DEZ!!!!!!!

  5. Voltei…rs

    Andreas pediu um pouco,coloquei na mamadeira,e ele saiu feliz da vida!!!!rsrsssss

  6. Oi Pat!! Adorei a receita! Acabei de fazer !! Sow faltou a pimenta rosa, fiquei com medo de colocar a preta e o óleo de coco :(. Ainda coloquei a gema!! Uma delícia!!

  7. Oi Pat. Já estou sempre olhando a minha volta, o que vou deletar da minha cozinha…rsrs…e esses dias estava pensando no tal chocolate…aí no Brasil eu usava o cacau…(amargo) amava…aqui não encontrei ainda…mas me dei conta…(não sei se estou enganada), meu marido é nicaraguense…e eles tomam uma bebida que eles chamam de cacau … exatamente feita com a fruta…(seca e moída (não sei se torrada-desconheço os meios técnicos que usam para adquirir o pó) e batem no liquidificador com leite…e é uma delicia…sempre tomava…e só agora me dei conta que é o chocolate em sua forma natural…estava pensando que talvez essa seja a maneira mais saudável de consumir o chocolate…(vc sabe algo a respeito? O que me diz?
    Abraços e muito obrigada pelo site que tem me ajudado a voltar a ter prazer em fazer e consumir alimentos saudáveis!

    1. Silvana, o cacau para virar o que conhecemos, em pó, é normalmente fermentado, seco e moído, basicamente. E consumido assim, sem açúcar, é a forma mais saudável. Onde você mora?

  8. Pat, percebi que você não adoça com nada, é assim mesmo? Não fica amargo?

    1. Não adoço, acostmei e gosto do amarguinho do cacau puro, mas rapadura ralada é o que eu usaria se fosse o caso. Fica DIVINO!!!!!!

Comentários estão encerrado.