RECEITAS Sobremesas

Clafoutis de Frutas

Mais uma sobremesa que privilegia as frutas e os ingredientes naturais e frescos, o clafoutis é algo próximo da minha quiche sem massa, só que doce, e com frutas.

Fácil de fazer, barata e cheia de charme, essa é uma ótima sugestão para dias mais frios, já que fica deliciosa quando servida quente ou morna.

Aproveitem o final de semana para preparar e não deixem de ler os comentários ao final da receita. A discussão tornou-se bastante interessante para qualquer um que tenha dúvidas sobre a necessidade de moderar o consumo de açúcar, farináceos, doces em geral e sobremesas.

Ingredientes (6 a 8 porções):
3 xícaras de frutas frescas picadas (cerejas, morangos, pêssegos, nectarinas, amoras, blueberries, abacaxis, etc – escolha uma fruta para cada ocasião)
1/4 de xícara de rapadura ralada
3 ovos
1/2 xícara de rapadura ralada
1/4 de xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de creme de leite fresco
1/3 de xícara de iogurte natural integral ou kefir

Modo de Preparo:
Misture as frutas picadas com 1/4 de xícara de rapadura ralada e reserve por cerca de 30 minutos.
Transfira as frutas para um refratário untado e asse-as a 120 graus (forno muito baixo) por uma hora ou mais, até que as frutas estejam praticamente secas.
Unte um refratário redondo, raso, com bastante manteiga.
Bata os ovos com 1/2 xícara de rapadura ralada até obter uma mistura homogênea e cremosa.
Junte a farinha de trigo, o iogurte e o creme de leite e bata rapidamente.
Junte as frutas assadas e transfira para o refratário raso untado.
Asse por cerca de uma hora a 180 graus.
Deixe esfriar um pouco e sirva, ainda morno.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

34 comentários

  1. Pat, uma dúvida que já tenho há algum tempo. Você sempre coloca receitas de doces e sobremesas (aliás deliciosas!)aqui no site, mas temos a recomendação para não abusar dos doces (mesmo sendo rapadura, mel, etc…) pela dieta antienxaqueca, e também tem a questão de ficar acima do peso ideal. Além, é claro da questão da insulina no sangue, tema que tem me preocupado ultimamente. O que pode dizer a respeito? obrigada, beijos

    1. Débora, as sobremesas não fazem parte da dieta Feldman, a dieta dos 3 meses, e mesmo após esse período, o consumo tem que ser muuuuuuito moderado. Mas a gente gosta de sobremesas, né? Então eu vou adaptando do jeito que dá para que elas fiquem mais “do bem”, troco açúcar refinado por rapadura ou mel, troco leite de caixinha por leite fresco, ovos de granja por ovos caipira, procuro adoçar menos do que as receitas originais, troco a farinha branca por farinha integral pré fermentada, e outros cuidados nessa linha.

      1. O que disse eu entendo…O que eu não entendo é: o que é esse consumo muuuito moderado? Fim de semana, uma vez por mês? E também sobre a questão da insulina, tenho lido que devemos restringir muito a ingestão de qualquer tipo de açucar para não corrermos o risco de problemas com a glicemia. E hoje escutei que o mel e melado tem índice glicêmico alto, mesmo sendo saudáveis e sem comparação com açucar refinado…Mesmo com as trocas que faz, que acredito serem saudáveis, fico na dúvida se eu deveria tirar as sobremesas do cardápio (o que não seria fácil como você disse)…não só pela questão da enxaqueca (minhas dores de cabeça praticamente sumiram) mas pela questão da saúde como um todo também. obrigada pela atenção, beijos

    2. Debora, como autor da Dieta Feldman antienxaqueca, esclareço: não acredito ser possível – nem mesmo saudável – para a maioria dos seres humanos se abster para sempre de todos e quaisquer doces. No meu livro, explico que muitos dos itens alimentícios com os quais se deve ter muito cuidado no consumo podem, de fato, em certas circunstâncias, não fazer bem ao corpo – mas certamente podem fazer um grande bem à alma! E esse é o caso dos doces. Eles são deliciosos no sabor para a maioria de nós! E a saúde, na minha visão, é a somatória do bem-estar do corpo, da mente e da alma!

      A Dieta Feldman antienxaqueca preconiza um período inicial de 3 meses com sugestão de restrição absoluta de vários ingredientes, dentre eles o açúcar e adoçantes, ainda que naturais (além de outras diretrizes no tocante ao sono e outras facetas do estilo de vida que, sem pertencerem propriamente ao mundo dos alimentos, fazem parte da Dieta, no seu sentido original mais amplo, conforme explico no meu livro).

      Durante esses 3 meses iniciais, o indivíduo deve pesquisar, aprender e se aconselhar com um profissional de saúde esclarecido e de sua preferência, sobre uma alimentação verdadeiramente saudável, cujas linhas gerais (e não individualizadas) se encontram traçadas no meu livro. Um bom médico ou nutricionista podem adequar e adaptar as linhas gerais da Dieta Feldman antienxaqueca, expostas no meu livro, para atender eventuais necessidades e desafios individuais.

      O site da Pat é um site de receitas e de artigos de opinião – sempre de caráter geral, nunca se prestando a gerenciar situações individualizadas envolvendo a saúde, quer no tocante à enxaqueca, ao autismo, diabetes, obesidade e quaisquer outros assuntos abordados.

      É claro que a Pat está mais do que qualificada a prestar serviços individualizados de culinária saudável, deliciosa e isenta de ingredientes químicos industrializados.

      Pessoas com restrições alimentares especiais por motivos de saúde, devem sempre utilizar sites como o da Pat e livros como o meu pelo seu caráter informativo, e nunca como substituto para opiniões profissionais do médico ou nutricionista de sua escolha.

      Aqui no site da Pat você vai sempre encontrar receitas de doces e outras gostosuras, porém o compromisso da Pat é adaptar essas receitas para a versão mais saudável e natural possível (eu sei disso porque sou casado com ela!). O site toma como pressuposto que seus visitantes utilizarão o bom-senso, o conhecimento a partir de outros livros, sites e profissionais a cargo de sua saúde, para balancear todas essas receitas num cardápio variado para seu dia-a-dia, com opções para aperitivos, pratos principais, sobremesas, bebidas e petiscos.

      Quanto à questão específica sobre o que é “abusar” de um doce ou outros itens que podem comprometer nossa saúde, a resposta depende muito das necessidades, das restrições de saúde, do bom-senso e do livre-arbítrio de cada um.

      Pat, sugiro transformar este comentário num artigo para seu site. A dúvida da Debora pode ser a dúvida de muitos, que por uma razão ou por outra, não perguntaram.

      Obrigado, Debora, por esta oportunidade!!!! Continue sempre por aqui, com seus comentários inteligentes e questionadores!!! Comentários como o seu enriquecem as discussões e ajudam a todos.

      1. Olá

        Queria deixar aqui o meu depoimento, a respeito da duvida da Debora, por experiencia propria…
        Minha mãe teve um tumor na tireoides, ela foi operada e como consequencia desenvolveu diabetes…
        Ao principio ficamos apavorados, ela tem uma medica que infelizmente, e jovem e com pouca experiencia, e somente indica para ela os cuidados sobre uma nutricão dos tempos modernos, esto e, recomenda a ela usar todos alimentos light e diet, e comprimidos….
        Ela segue ao pe da letra o tratamento, e ao começo, a diabetes estava descontrolada, ela foi ajustando as dosis de remedio e incluiu um novo remedio….
        Felizmente eu faz alguns anos ja tenho o livro da Pat e com o site aprendi muita coisa, então cuando minha mãe vem para casa( lamentavelmente ela no mora conmigo) eu faço uma dieta muito especial.
        Ela adora sobremesas, e aqui devo confesar que ela come muitoooo bem, nada light, nada diet, todo natural, do jeito que a Pat ensina,os cremes, os sorvetes, e ela fica super bem, animada, bem disposta, ela emagrece e a doença fica bem controladinha, e o melhor de todo, ela fica super feliz, de poder comer um sorvetinho!!
        Então o que eu posso afirmar e que comida saudável faz sim muito bem e da para controlar uma doença tão seria quanto esta, usando o bom senso, e aproveitando a vida, e desse jeito minha mãe ate deixo de tomar un remedio, so toma um…
        O que ela pode fazer na casa dela eu ensinei,(iogurte, pães, e voltou a consumir açucar, mascavo, nada de adoçantes) eu gostaria muito de conversar com a medica dela, ainda não consegui , mais pela minha propria experiencia com a enxaqueca devo confesar que não tenho tido boas respostas, eles so mandan você tomar remedio, o mesmo o pediatra da minha filha, fala para eu dar a ela suco de caixinha o que e pior de soja!!!
        En fim o que eu sei, que da para se alimentar bem, da para ser feliz, comendo sobremesas, de vez em quando e ainda controlar alguma doença que por ventura se tenha…
        Informação e tudo, por isso sou muito grata ao Dr Alexandre e a Pat
        Um abraço

        1. Obrigada Maria Cristina! Seu comentário também é esclarecedor e acho que só reforça o poder de uma dieta equilibrada e que só traz benefícios à saúde! abraços

      2. Obrigada Dr. Alexandre! Bastante esclarecedor seu comentário! Depois que escrevi meu primeiro comentário, fiquei pensando se tinha feito mal em expor uma dúvida pessoal (ainda mais no meio de uma receita deliciosa!) mas quando vi já tinha escrito. Mas acho que realmente outras pessoas podem ter essa dúvida também, mesmo tendo lido seus livros (como eu). Quanto a tirar essas dúvidas com um profissional de saúde “esclarecido”, isso sim eu acho bem difícil (infelizmente a maioria segue a linha tradicional) e é por isso que às vezes ficamos meio confusos… Eu não tenho problemas com glicemia, mas por outras razões (e também pela questão da enxaqueca) essa questão ficou “martelando” na minha cabeça…mas agora me sinto mais confiante. Eu é que agradeço a oportunidade e por tudo o que tenho aprendido com vocês! A vida sem dor de cabeça tem outra cor!!!! Continuem iluminando a vida das pessoas! abraços

  2. Oi Pat!
    Adoro teu site e acompanho as dicas e receitas.
    Uma dúvida: o kefir na receita perde os “poderes” probióticos?
    Eu cultivo kefir, mas nunca usei em receitas…
    Beijos e PArabéns pelo trabalho!!!
    Pérola

    1. Pérola,

      As bactérias “do bem” dos probióticos morrem, de fato, a temperaturas acima de 48 graus Celcius. Da mesma forma, elas morrem se forem congeladas. Porém, segundo a Dra. Natasha Campbell McBride, médica radicada na Inglaterra e autora do excelente livro The Gut-Psychology Syndrome e uma das maiores conhecedoras de tratamentos à base de probióticos, essas bactérias, mesmo mortas, ainda assim possuem algum papel benéfico no nosso organismo!

  3. Pat,

    O que é farinha integral fermentada?

    A farinha integral marca “Jasmine” é considerada a melhor, por não possuir agrotóxicos na sua fabricação.
    Esta informação procede?

    Grata. Diva Falcão.

  4. Pat,

    A farinha integral pré fermentada é vendida no comércio, Ou se trata de uma manipulação da farinha à nível doméstico?

    Antecipo meus agradecimentos pela informção. Diva Falcão.

  5. Diva, eu acho que farinha fermentada é a farinha deixada no iogurte por algumas horas para ela fermentar como a Pat ensina nas receitas de pães.

  6. Só não entendi nesse bolo se é para fermentar a farinha.No modo de fazer não diz nem fala do iogurte natural…Bjos

    1. Neste caso a quantidade farinha é muito pequena. Não se preocupe com a pré- fermentação, mas se quiser seguir super à risca, um dia antes de prepará-la, misture e deixe repousar o 1/4 de xícara de farinha com 1/3 de xícara de iogurte ou kefir.

      1. Oi Pat, vc não me conhece, mas gostaria de saber onde eu posso encontrar as perolas do Kefir, obrigado pelos comentários.

  7. Fiz essa sobremesa no final de semana e ficou uma delicia!!!Coloquei banana,maça e abacaxi(era o que eu tinha)meus filhos amaram…

  8. Quem não mora em São Paulo, como pode conseguir as frutas vermelhas??? no Zaffari vi umas micro bandejinhas de framboesas e amoras, acho… e bem caras por sinal! tenho uma geleia uruguaia de Blueberies (arándanos) posso por na receita, Pat? como?
    bjs

    1. Paula, você não precisa exatamente das frutas vermelhas. A receita fica ótima com pêssegos, abacaxis, maçãs ou peras, por exemplo.

  9. Pat, será que essa receita é uma boa para dias quentes tb? Vou a um picnic domingo, e gostaria de levar uma sobremesa. Bjs!!

    1. Ana, eu gosto de comê-la morninha ainda, o que ocm certeza não é a melhor opção para dias quentes. Experimenta servi-la fria, daí deve ficar deliciosamente refrescante, principalmente se preparada com abacaxis.

  10. Pat, fiz uma hoje de “teste” rs… ficou maravilhosa. As crianças pediram biz. Só não ficou tão linda como essa da foto… as frutas ficaram todas embaixo…

  11. Acabo de preparar novamente essa receita, e nda como um paladar reeducado para aceitar modificações do bem!!

    Nas frutas, ao invés de 1/4 de xícara de rapadura ralada, misturei apenas 1 colher de sopa, e à massa, no lugar de 1/2 xícara de rapadura, usei apenas 1/4 de xícara – e achei o resultado bem doce!!

    Usei também 1 colher de sopa de extrato natural de baunilha, que mesmo sem ter açúcar, ajuda a adoçar o paladar!

    Tentem, fica muito bom e muito mais saudável!

  12. PRIMEIRO, GOSTARIA DE DAR MEUS PARABÉNS, PARA ESSE CASAL CAPACITADÍSSIMO…DEDICADÍSSIMO, QUE TEM UM ENORME TALENTO DE SOMAR COM A NOSSA SAÚDE. ESTE SITE É UM PRESENTE PARA MINHA FAMÍLIA E AMIGOS, SOU MUITO GRATA DR. ALEXANDRE E PAT, PRECISAVA DIZER-LHES O QUANTO ADMIRO ESSE TRABALHÃO, QUE PARA NÓS É SÓ ALEGRIA, RELAX, QUALIDADE DE VIDA, CONHECIMENTO DE ALTO NÍVEL E POR VAI. PODER INTERAGIR COM VOCÊS E ESSE PÚBLICO É UMA DELÍCIA!!! TAMBÉM É DR. ALEXANDRE A SOMATÓRIA DO BEM-ESTAR DO CORPO, DA MENTE E DA ALMA EM OUTRO ÂNGULO,(tirei do seu comentário, abafa rsrsrs).AGORA, VOLTANDO À RECEITA, PAT GOSTARIA, DE ACRESCENTAR UMA ESPERIÊNCIA; EU PASSO A FRUTA NA FARINHA (uma por uma) ANTES DE ADICIONAR A MASSA PARA NÃO AFUNDAR, É PERFEITO, OUTRA PRECISO MUITO LHE ENVIAR EMAILS, TENHO UM EM ESPECIAL COM O TÍTULO S.O.S. SAÚDE, LER SEM PRESSA, QUE TRATA DE UM ESTUDO PROFUNDO COM CIÊNTISTAS/CONCLUSO, QUE DIVULGANDO VC. PODERÁ AJUDAR A MUITOS, COMO TENHO FEITO,AQUI EM BRASÍLIA,COM EXCELENTES RESULTADOS, RECEBÍ DE UMA MÉDICA QUE PARTICIPOU DAS PESQUISAS, FANTÁSTICO, GOSTARIA DA OPINIÃO DE VOCÊS LOGO APÓS RECEBER. OBRIGADO POR TUDO QUE VOCÊS REPRESENTAM PARA MIM, leiavargas@msn.com

  13. O iogurte da receita é pra que? … não aparece a instrução de como usa-lo…

Comentários estão encerrado.