Alimentação ARTIGOS MAIS...

Comida Caseira?

Uma comida caseira bem temperada e saborosa é tudo de bom, não é mesmo? O problema é que hoje em dia as pessoas andam um pouco confusas com o conceito de comida caseira: não basta ser preparada em casa para ser caseira!

As pessoas acham que o simples fato de sujar panelas e comer na mesa de casa significa comer comida caseira, e isso nunca esteve tão longe da verdade como nos dias de hoje!! Veja bem, comida caseira de verdade é aquela feita do zero, feita do nada, com ingredientes frescos e naturais DE VERDADE – se puderem ser orgânicos, melhor ainda!

Tempero pronto não é caseiro

De que adianta sujar a panela para fazer arroz, se ao temperá-lo você usa aqueles temperos ou cubinhos prontos, totalmente industrializados? E aquele bife suculento que você vai comer daqui a pouco? Ele está temperado com sal, pimenta e talvez um pouco de limão (ajuda a amaciar a carne!) ou você usou um tempero completo e um amaciante industrializado?

O mistura para bolo vem pronta numa caixinha e você só precisa misturar água e assar? Não gaste seu dinheiro e nem suje louça com isso! Se é pra fazer desse jeito, compra o bolo pronto no supermercado que dá menos trabalho!! Achar que isso é bolo caseiro é pura ilusão! bolo caseiro é aquele em que a gente bate os ovos, mistura a farinha, o açúcar, o fermento, etc e assa cuidadosamente. Faz mais sujeira? Dá mais trabalho? Mas fazendo assim, do zero, você tem a oportunidade de escolher a dedo cada ingrediente que vai usar!

Molho da salada

Você come salada todos os dias e se vangloria que seu filho come. Que maravilha! E qual o tempero “caseiro” que você usa na sua salada? Aquele molho que já vem pronto do supermercado e você só mistura na hora não vale, aquilo não é caseiro e muito menos faz bem à saúde!! Mas você pode fazer seu molho em casa, e se quer praticidade, escolha um molho que você goste muito e prepare uma quantidade maior, que dê para uma semana inteira. É só armazenar numa garrafa de vidro na geladeira. Fácil assim! Ou no caso de preguiça/falta de tempo, um bom azeite, sal e pimenta do reino deixam qualquer salada deliciosa!

Prepare seu tempero caseiro

Para deixar de lado os temperos prontos, prepare seu tempero completo em casa. A receita eu até já ensinei AQUI. Para sumir para sempre com os “cubinhos de veneno” da sua cozinha, caldos caseiros são a solução, e quando não der tempo de prepará-los, ferva uma água com algumas ervas (frescas ou desidratadas) e condimentos naturais, que nunca podem faltar na sua despensa.

Eu insisto muito que as suas frutas, verduras e legumes devem ser orgânicos sempre que possível, as carnes devem vir de animais criados soltos, os ovos devem ser caipiras, o leite cru, o iogurte natural e tudo que puder não ser refinado, que assim seja. Mas eu sei que nem sempre é fácil sair da nossa zona de conforto e buscar essas opções o mais naturais possíveis.

Modo de preparo

Se você quer fazer uma única mudança na sua vida, tente mudar apenas o modo de preparo dos seus alimentos. Troque qualquer tempero industrializado por caldos caseiros, ervas e condimentos naturais. Prepare sua comida em casa, mas não simplesmente abrindo pacotes e esquentando na panela (ou pior, no microondas). Isso não é preparar comida de verdade! Se dê ao trabalho de comprar ervas, picar, misturar, sentir cheiros e sabores de comida de verdade.

Com o tempo seu paladar se torna mais exigente – comida de verdade, preparada com carinho e cuidado é muito mais gostosa – e isso vai ser o melhor estímulo para você sair da sua zona de conforto e sair em busca da melhor matéria prima possível para a sua cozinha!

Preparar comida de verdade, sem a “ajuda” dos temperos industrializados, vai te ensinar a reparar mais em cada nuance de sabor, e só com o tempo você vai notar a diferença entre o tomate convencional e o orgânico (muito mais saboroso), entre a carne de galinha de granja e a carne de galinha caipira.

Se cure com comida de verdade

Quem deu azar e já está doente, as mudanças devem ser mais rápidas e mais radicais – melhorar o corpo é um bom estímulo! Para quem não está doente, uma comida muito mais gostosa é o melhor estímulo, e definitivamente a comida caseira DE VERDADE é muito mais saborosa!

Ache o melhor jeito de começar a mudança, mas comece e siga em frente!

Leia mais

Uma alimentação saudável precisa ser variada e deliciosa, e o meu livro 30 Dias de Comida de Verdade oferece 30 dias de café da manhã, almoço e jantar, com receitas, para você nunca mais reclamar de monotonia na cozinha.

O livro está disponível na versão impressae-book Kindle ou em PDF.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

10 comentários

  1. Perfeito post, Pat!!!
    Ficar doente primeiro para cair na real, é perder muito tempo mesmo… se torna uma longa corrida atrás da saúde desperdiçada.
    A saúde chora por causa das ditas “facilidades industrializadas”.
    Ha um tempo atrás, quando não havia muita informação, era uma história, mas nos dias atuais só continua se envenenando quem quer.

    Ótima semana para todos!
    Ângela

  2. Esse seu post me lembrou um artigo do Dr. CArlos Braghini (tem link aqui no site) sobre o que é ALIMENTO e o que é produto alimentício. Comer somente alimentos não é nada difícil, nem mesmo cozinhando ..e olha que eu sou super prática….Apesar de concordar com vários pontos colocados neste site, não consigo seguir todos (alimentos organicos, por exemplo), mas abandonar os produtos industrializados é bem possível!!!

  3. Pat,
    Excelente matéria!
    Aprendo e corrijo meus erros.
    O programa no canal gnt Ano Novo sem Toxinas com a nutricionista escocesa Gillian McKeith,
    mostra de forma contundente muitos dos seus ensinamentos aqui no site.
    Vale a pena assistir!
    UM FELIZ ANO NOVO!

  4. Verdade são tantos produtos industrializados que a comida perde o sabor.
    Por isso que quando como muito fora ou em casa de amigos sinto falta da minha comida.

  5. É procurando com vontade que a gente acha!
    A saúde vale tudo!
    Já consegui frutas, verduras, legumes, grãos e cereais orgánicos, galinha e ovos caipiras, só está me faltando o leite puro, mais um dia chego lá!
    A vontade de viver bem, se alimentar bem, deve nos estimular a continuar melhorando, sobre tudo com as nossas crianças, nesses tempos de comidinha pronta para tudo.
    O melhor é poder compartilhar as informações e ajudar os outros, como você faz.
    Parabéns, e eu passo adiante o que posso sempre dando os devidos créditos.

  6. Oi Pat,

    Maravilha este seu artigo!!!
    Sabe que cozinho assim do jeitinho que você ensina?
    Na minha cozinha não entra produtos alimentícios, só entra mesmo é o alimento de verdade.
    Graças…
    Diva Brígida.

  7. Isso aí, Pat!
    Realmente é difícil sair da zona de conforto, meu conselho é que façam como eu, vão mudando aos pouquinhos, cada coisa de uma vez e adaptando a rotina aos poucos também. Mudar tudo de uma vez pode ser confuso, difícil e trabalhoso.

Comentários estão encerrado.