COMPRE DA PAT! RECEITAS Sobremesas

Compota de Damascos

Essa receita é uma delí­cia e faz um bom tempo que eu não me lembrava de prepará-la, até que a Thaí­s começou a me falar dela cheia de água na boca e até me fez uma encomenda, que ela vem buscar hoje mais tarde.

A compota é perfeita para acompanhar o iogurte natural integral (eu gosto de usar uma colher de sopa rasa para pouco mais de meia xí­cara de iogurte), para acompanhar ou rechear o bolo de cacau. Para comer pura até dá, mas na minha opinião é enjoativa e doce demais…

Ultimamente ando pensando sobre a possibilidade de usá-la como acompanhamento em carnes como o lombinho assado, por exemplo. Quando testar, conto o resultado!

A receita está aí­, para quem quiser fazer!! Se alguém tiver preguiça, ou falta de tempo ou falta de habilidade culinária (item desnecessário para esta receita), é só encomendar que eu faço e entrego!! Entre em contato comigo clicando AQUI.

Ingredientes:
2 xí­caras de damascos secos picados;
1 1/2 xí­cara de suco de abacaxi natural (é só bater o acabaxi no liquidificador com o mí­nimo de água);
1 xí­cara de água filtrada;
1 colher (chá) de canela em pó.

Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes em uma panela e leve à fervura;
Reduza o fogo ao mí­nimo e deixe cozinhar por 10 minutos ou até que os damascos estejam macios;
Deixe esfriar e bata tudo no liquidificador até obter uma mistura uniforme;
Use uma colher de sopa cheia como cobertura doce para suas frutas;
Pode ser guardada por até 2 semanas em recipiente fechado em geladeira.


Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

22 comentários

  1. Pat, essa compota é simplesmente maravilhosa, engraçado que agora é que fui me dar conta que ela não é “só” de abacaxi, tem damasco tb!!!!!!!!!!!!!! Bem que eu percebi… kkkkkkkkk

    Vou reproduzir meu post do orkut:

    Acabei de mandar pra dentro uma tigela de iogurte natural com compota de abacaxi, MARAVILHOSA A COMPOTA! Os pedacinhos de abacaxi desmancham na boca, muito bom, isso sem contar que ela capricha tanto nas especiarias, na dose exata, que realmente o açúcar aqui não se faz necessário!

    O caldo de carne eu dei uma provinha, pq ainda não o utilizei, estou guardando pro risoto de funghi que eu quero fazer amanhã!! Muito bom tb! Além de muito nutritivo, vou guardar um tico pro arrozinho do Pedro!

    Bolo de cacau é simplesmente divino, é impressionante que não vá açúcar, nem farinha no preparo, humilha os bolos das padarias! kkkk Muito bom mesmo, qdo ela me entregou tava quentinho ainda!!!

    Então recomendo às meninas de SP que encomendem as delícias da Pat, que poderia estudar propostas p/ entregar fora daqui, pq vale a pena, é td muito bom, feito com muito capricho! Amei td que encomendei! Agora quero experimentar todas as comidinhas que ela faz pra vender!

    Conhecê-la foi um capítulo à parte: A cozinheira além de linda é muuuuuuuuuuuito simpática! O Arthur idem, muito fofo, deu beijo na tia, ficou todo curioso qdo eu contei pra ele do dodói que o Pepê fez na perninha… kkkkkkkkkk lindo demais, os olhinhos parecem duas contas azuis! Faz juz ao nome de príncipe! Maridão tb super simpático! Família linda!

  2. MARAVILHOSA ESSA COMPOTA!!!!!!!!

    Deve ficar muito boa em cima de uma fatia de queijo branco ou ricota! Amanhã eu executo essa experiência!

    Aconselho todos a experimentar!

  3. adorei suas receitas…
    são receitas da vovó?
    acho que sim, pq sou uma vovó e vi pelo modo de vc preparar..
    beijos e que vc tenha muitas ideias, para passar para aqueles que nada sabem fazer e aqueles que querem aprender..
    beijos e fique com Deus

  4. Ina, são receitas tradicionais, portanto imagino quesejam receitas de muitas vovós- só não das minhas!!!

    Apareça sempre!

  5. Deve ficar incrível. Fácil de fazer, poucos ingredientes, nada de açúcar. Adorei!
    Vou preparar esse final de semana!
    Beijo!

  6. Eu fiz! Ficou deliciosa.
    A compota também fica incrível em uma fatia de pão integral torradinha, por cima de uma camada fina de cream cheese… huuum! Parabéns pela receita!

  7. Pat, posso oferecer essa compota para minha bebe (8 meses)?

    O suco de abacaxi é coado ou é com os pedaços também?

    1. Jacqueline, em termos de ingredientes não vejo impedimento algum, mas sinceramente acho essa compota muito doce, o que pode acostumar mal o paladar da sua bebê. Eu daria no máximo uma colherinha de chá misturada a muito iogurte natural integral.

  8. Pat, você tem alguma dica sobre o que fazer com as cascas do abacaxi?
    Obrigada! Bjs

  9. Oi Pat, sou alergica ao abacaxi aparentemente alguma coisa da bromelina, que me faz aftas. Poderia trocar por outra coisa? Algum outro citrico? Laranja? Qual o efeito do abacaxi na receita. Eu moro no Leste Europeu e aqui agora eh epoca de damascos frescos. Vou tentar com eles frescos, mas acho que os secos sao muito mais concentrados em acucar e por isso minha receita talvez precise ser adaptada com mais adocante(vou usar acucar mascavo, que aqui nao existe rapadura, mas tem um acucar mascavo humido, que parece rapadura molhada) e com mais damascos, ja que estes daqui contem agua ainda in natura.

  10. Oi Pat, nao deu pra esperar o seu comentario, entao decidi fazer uma experiencia. Fiz com suco de laranja. Entao deixo aki minha dicas de quem fez para as leitoras da europa que agora se encontram em epoca de damascos, ou alperces como se chama em Portugal. Primeiro eu escaldei os damascos, retirei a pele e sementes. pra quem nunca vu um fresco eles tem a pele peludinha como pessegos. Eram cerca de 20 damasquinhos, pouco, pq foi so uma experi8encia. Coloquei a agua, e 1 colher de acucar mascavo e suco de meia laranja. Ficou agua demais, e mais a agua dos proprios damascos, depois de 20 min em fogo alto sem tampa ainda tava muito aguado, entao eu retirei eles, e deixei apurar so o caldo pra eles nao derreterem. Assim sugiro a quem quiser experimentar, que nao coloque o copo de agua. Temperei com uma pitada de cravo em po e uma de canela. Depo9is de apurado o aldo devolvi os damascos la pra dentro. E como achei muito azedo coloquei mais uma colher de acucar mascavo. Colher rasa. E apurou mais 20 minutos. Tempo total de cozimento 40 minutos. Esta com uma aparencia otima! Qdo esfriar eu puder provar volto aki e deixo comentarios. Nao precisou ir ao liqui pq ja estao desmanchados no fogo mesmo. O fogo alto, e cuidado pra nao queimar pq pula na panela. Melhor usar um fogo moderado. Meu fogao eh eletrico e uma vez aquecida a chapa, muito dificilmente esfria.

  11. Retirei do fogo agorinha e esta suuuper azedo. Sendo assim,pra quem prefere, deveria colocar mais acucar, ou mel. Eu adicionei agora, depois de sair da panela, uma colher de xarope de flor de sabugueiro. Esse xarope eh feito com acucar branco e flores de sabugueiro. Nao eh a melhor opcao, mas como foi feito com todo amor e dado com toda a boa vontade pela tia do meu marido, decidi usar. Estou procurando uma receita de xarope de flor de sabugueiro que nao leve um kilo de acucar branco, mas ta dificil. Ontem estive nas montanhas mais altas daki da Bulgaria e colhi flores de sabugueiro pra mim, de arvores que res[piraram ar purissimo todo o ano. Sera que alguem conhece alguma receita de xarope de flor de sabugueiro saudavel? Agora eh epoca de sabugueiros em flor por toda a Europa.

  12. E adicionei tb 2 ou 3 colheres de suco de laranja no final, pq sei que a vitamina C ajuda na conservacao, mas continua azedinho. Da proxima vez acho que o ideal eh usar algum suco mais doce, tipo suco de uva. Mas a epoca da uva eh meio distante da epoca do damasco…..entao nao sei. A combinacao da Pat eh de abacaxi pq o damasco seco eh docissimo, mas ele fresc eh meio acido ja, como uma nectarina….entao acho que errei ao combinar com laranja ja acida…. qdo eu tentar de novo com algo mais doce volto aki, deixa o post aberto Pat, por favor. V9olto a repetir depois que esse acabar.

  13. Pat, voltei! Meu marido provou e achou acido tb. Fizemos caretas como nene qdo come coisa nova, hahahaha. Entao ficamos pensando pensando, que fruta teria um indice glicemico altissimo pra cortar esse acido do damasco fresco?? Dai ele sugeriu banana. Adicionei uma banana, no doce que ja estava pela metade de tanto provarmos, voltou pra panela e abafou a banana ate ficar molinha. Ficou otimo, mas os dois sabores, banana e alperce sao fortes suficiente e concorrem um com o outro, ficam sabores equiparados. Da proxima vez vou tentar com suco de uva (ja esta chegando alguma uva da Italia que por la a epoca de uva vem antes do fim do verao). Poderia tentar com cerejas, a epoca de cereja esta quase acabando, mas nao vou ter paciencia de descarocar uma por uma… Entao eh isso, por enquanto a melhor combimacao experimentada eh damasco fresco com banana: 20 damascos frescos para 2 bananas nanicas grandes, que eh a unica que chega a Europa, 2 colheres de acucar mascavo e nenhuma agua, e a pitadinha de canela e de cravo da um toque final.

  14. Pat,
    tenho feito sorvete para os adultos com essa compota.
    Junto delicadamente a mesma medida de iogurte natural, algumas ameixas ou passas secas bem picadas e um toque de licor de nozes.
    Descongelo uma hora antes de saborear.
    Fica divino!
    Vc teria outras receitinhas de compotas assim,naturais, simples e sem adição de açúcar?
    Um abraço!

  15. Maravilha!! Adorei!! Será que ficaria bom usar ela pra fazer um sorvete?! Fiquei com vontade!! Obrigada Pat, amo suas receitas. :*

Comentários estão encerrado.