Conservas Caseiras DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS

Conserva de Beterrabas

Os alimentos fermentados são realmente muio importantes para nossa saúde como todo e em especial para o nosso trato intestinal e sistema imunológico. A conserva de beterrabas está entre as deliciosa opções que você pode e deve consumir. CLIQUE AQUI e leia mais sobre os benefícios!

As opções mais óbvias de alimentos fermentados são queijos e iogurte natural integral, mas fermentar verduras e legumes também pode e deve ser feito. O processo de fermentação aumenta o prazo de validade do alimento, libera enzimas que facilitam a digestão e a absorção de nutrientes e povoa o sistema digestivo com uma flora probiótica excelente.

Como nem todo mundo gosta de tudo, fica aí mais uma boa opção de alimento fermentado, para ser consumido como uma pequena guarnição em todas as refeições.

Ingredientes

12 beterrabas médias

sementes de 2 bulbos de cardamomo (o bulbo de cardamomo é esta AQUI, e as sementes são pequenas e pretinhas, e você as obtém abrindo os bulbos cuidadosamente)

1 colher de sopa de sal não refinado

4 colheres de sopa de soro de iogurte fermentado (caso você não tenha soro, ou não queira usar por qualquer motivo, no lugar dele adicione uma colher de sopa a mais do sal não refinado)

1 xícara de água filtrada

Modo de Preparo

Lave bem as beterrabas e faça vários cortes em suas cascas.

Transfira as beterrabas para uma assadeira e asse no forno a 150 graus por cerca de 3 horas, ou até que estejam macias.

Descasque as beterrabas, corte-as em fatias com cerca de 60mm de espessura (jamais rale ou fatie muito finamente as beterrabas, já que isso libera sucos em excesso e faz a fermentação ocorrer de forma muito rápida, resultando num meio alcoólico e não rico em ácido lático)

SE AS BETERRABAS FOREM MIÚDAS, DEIXE-AS INTEIRAS.

Transfira as beterrabas para um pote grande com tampa, pressionando-as para o fundo delicadamente com a ajuda de uma colher de pau.

Misture os demais ingredientes e leve a mistura ao pote com as beterrabas.

Adicione mais água, caso necessário, para que as beterrabas fiquem completamente cobertas. O líquido não deve ultrapassar 2,5 cm do topo do pote.

Tampe bem e deixe à temperatura ambiente por 2 a 3 dias, para depois transferir para a geladeira.

A conserva de beterrabas está boa para consumo uma semana após o seu preparo, mas seu sabor vai evoluindo com o passar das semanas. Em geladeira, se ela não acabar antes, chega a durar mais de 6 meses.

Leia mais

Quer saber tudo sobre fermentação e alimentos fermentados? O meu livro Fermentação Para Principiantes te ensina tudo do zero, do jeito mais fácil, que qualquer um pode fazer em casa!

PDF, Hotmart: https://hotm.art/fermentacaoparaprincipiantes

Impresso Amazon: https://amzn.to/2TwwtTW

Kindle Amazon (e-book): https://amzn.to/3cHvqYb

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

23 comentários

  1. Olá Pat, eu sei fazer as conversas de verduras, em vidros, iguais essas conversas que compramos nos mercados. Mas eu mesmo planto as verduras, ou ganho da minha mãe, que ela planta de tudo. Ai tem em grande quantidade em certa época, e para não estragar fizemos as conversas em vidros, lacrando as tampas, ai se conversa por vários e vários meses.
    Mas para essa conversa, utilizamos o sal refinado (que já vi que deveria ser o “não refinado”), mas aqui não se encontra nos mercados esse outro sal, é muito complicado, somente esse refinado mesmo. No caso da beterraba fervemos ela primeiro, ai fatiamos e colocamos nos vidros, no caso do pepino, não fervemos, colocamos cru assim no vidro, e depois com ferver o vidro para lacrar, é que o pepino vai pegar o ponto.
    Nessas conversas colocamos vinagre, e alguns temperos, cada um com sua preferência.
    Pat, vc tem alguma sugestão sobre isso, o vinagre nisso tudo, é bom, acho que não, né? Essas conversas são saudáveis? Aqui se utiliza muito isso, pq quase todos por aqui, tem sua horta, e faz essas conversas. Vc tem alguma sugestão, que possamos estar fazendo para melhorar a qualidade dessas conversas?
    Obrigada por tudo, abraços

    Marisa

    1. Marisa, eu preparo todas as conservas aui em casa utilizando o soro de iogurte ou somente sal não refinado. Nunca gostei muito de vinagre, acho o cheiro forte e o gosto ruim… E a vantagem de utilizar o soro de iogurte é que você ganha um alimento vivo, probiótico, que é super bom para a saúde e imunidade como um todo.

  2. Duas observações: não existe sal não refinado a venda no Brasil. Todo sal, de uma forma ou outra e benefíciado.
    Fatia com espessura de 60mm ??? com certeza 6mm!
    Dica:
    Em vez do soro do iogurte, póde ser feito com uma colher das de chá do iogurte mesmo!

    1. Egger, obrigada!! Realmente eu pensei em 6mm e acabei escrevendo errado. Vou corrigir agora mesmo!

      O sal não refinado que eu compro no Brasil vem da França. O sal de córrego, que seria o nosso equivalente brasileiro encontrado no Rio Grande do Norte, não pode ser comercializado antes de ser processado, infelizmente. A única vez que provei, ganhei de um amigo que trabalha com isso e me deu uma boa quantidade de presente antes do processamento.

      É difícil achar/conseguir, mas não impossível!

      Fazer a conserva com iogurte ao invés do soro pode sim, porém o aspecto não fica tão convidativo, já que o líquido fica turvo.

    1. Fica uma delícia, e eu ainda não fiz, mas dá até para fazer sopa fria de beterrabas com ela. Super nutritiva e ainda por cima probiótica! Já pensou?

  3. Pat, o soro de iogurte fermentado é o mesmo soro de iogurte normal, aquele a que você se refere na receita do feijão?
    Vou usar o sal refinado comum. A quantidade é a mesma? A outra dúvida é sobre o cardamomo. Qual o tempero que você sugere para substituí-lo?

    1. Martha, soro de leite fermentado, soro de iogurte fermentado ou simplesmente soro de leite é tudo a mesma coisa! Eu é que sou “pateta”, e cada hora chamo de um jeito!!

      Eu nunca fiz com sal refinado comum, mas acredito que a mesma quantidade será uma boa medida.

      Você pode substituir o cardamomo por qualquer outro tempero natural da sua preferência. No caso da beterraba, acho que dill combina muito bem.

      1. Pat, vou aproveitar pra dizer que a sua receita de feijão mudou completamente o meu “relacionamento” com esse alimento. Há meses eu como feijão quase todo dia. Antigamente era o contrário, eu ficava meses sem comer porque ele tinha o efeito de uma bomba atômica no meu estômago. Também não gostava do sabor e com o caldo de carne fica uma delícia.
        Outra coisa que experimentei fazer foi o caldo de carne e estou adorando. É prático de se ter no freezer e uma receita rende bastante (cá pra nós, é bom mesmo que renda pra compensar o trabalhão que dá =D )
        Muito obrigada por partilhar tantas informações úteis.

        1. Martha, eu tinha cortado completamente o feijão da minha dieta depois de uma ocasião e que comi um patê de feijão branco e passei tão mal de cólica, que quae fui parar no hospital!! Depois dessa descobrta de deixar de molho em água e soro ou limão, cozinhar lentamente e com caldo de carne caseiro, pude voltar a comer. Eu encho a boca para falar desses métodos porque mais do que ter estudado muito, eu testei em mim e notei os excelentes resultados imediatamente!

          1. A propósito, essa receita de patê de feijão branco é divina. Receita minha, mas que nessa ocasião não fui eu quem preparou. vou publicá-la um dia desses no aqui site Crianças na Cozinha!

  4. Nunca tinha ouvido falar em patê de feijão branco. Assim que puder, publique a sua receita. Eu faço é o de grão-de-bico (sem tahine). Fica muito gostoso e é bem simples.

      1. Acabei de achar. Está na página 194. Comprei o seu livro mas ainda não tive tempo de lê-lo. Demorou a chegar devido à greve dos Correios. E, embora eu não sofra de enxaqueca (graças, muitas graças a Deus!), comprei também o do dr. Alexandre, mas apenas a título de informação.
        Vou experimentar a sua receita de pasta de feijão branco nesse fim de semana.

        1. Ah, que bom!! Leia mesmo os dois livros, você com certeza vai aproveitar as informações!

          Não esqueça de deixar o feijão de molho e depois venha aqui contar o que achou. Eu adoro essa receita e já estou com vintade de preparar também!

  5. Pat, boa tarde !
    Seria possível publicar de novo a receita de feijão ?
    Li os comentários, mas não encontrei.
    Agradeço antecipadamente.

    Abraços
    Su

  6. Algumas receitas você diz que precisa por em potes hermeticos.. Toda receita de conserva precisa ser em pote hermetico? Fica diferente se não for? E se fazer a conserva em pote de plásticos, tirando o fato de não ser saudável, pode alterar o gosto? Obrigado desde já!

  7. Bom dia.
    Como faço para comprar seu livro pois vi que está esgotado.
    Grata.

    1. Patricia, acredita que nem eu tenho mais o livro aqui em casa?!? Estamos trabalhando numa versão atualizada. Aguarde!!

Comentários estão encerrado.