Dicionário de Ervas e Condimentos

Contra salmonella, URUCUM!!!!!

Nome científico: Bixa orellana L.

Família: Bixaceae.

Sinônimo botânico: Bixa acuminata Bojer, Bixa americana Poiret in Lam., Bixa odorata Ruiz & Pav. Ex G. Don, Bixa orellana var. Leiocarpa (Kuntze) Standl. & L.O Williams, Bixa platycarpa Ruiz & Pav. Ex G. Don, Bixa tinctoria Salisb., Bixa upatensis Ram. Goyena, Bixa urucurana Willd., Orellana americana Kuntze, Orellana orellana (L.) Kuntze.

Outros nomes populares: açafrão-da-terra, açafroa, açafroeira-da-terra, achicote, achiote, achote, bija, bixa, colorau, orucu, tintória, urucu, urucu-ola-mata, urucuuba, urucuzeiro, uru-uva, orleanstrauch (alemão), onoto (espanhol), noyer d’Amerique (francês), annatto (inglês).

Constituintes químicos:

– carotenóides: bixina, metil-bixina, nor-bixina, trans-bixina, b-caroteno, criptoxantina, luteína, zeaxantina;
– flavonóides: apigenina-7-bissulfato, cosmosiina, hipoaletina-8-bisulfato, luteolin-7-bissulfato e luteolin-7-0-b-D-glucosídeo, isoscutelareína;
– diterpenos: farnesilacetona, geranil geraniol, geranil formato, geranil octadeconoato; benzenóide: ácido gálico;
– ácidos graxos saturados e insaturados, açúcares, cálcio, celulose, ferro, fosfolipídeos, fósforo, monoterpenos, óleo fixo, orelina, potássio, proteínas, saponinas, sesquiterpenos, taninos, vitaminas A, B2 e C.
Obs.: a bixina é avermelhada e insolúvel em água e a nor-bixina é solúvel em água.

Propriedades medicinais: adstringente, afrodisíaco (sementes trituradas), antiasmática, antibiótica, antidiabética (sementes), antidiarréica, antidisentérica, antídoto do ácido cianídrico, anti-hemorrágica, antiinflamatória, antioxidante, antipirética, bactericida, béquica, cardiotônico, cicatrizante (raiz), corante, depurativa, digestivo (sementes), diurética, emoliente, estimulante, estomáquica, expectorante (sementes), hemostática, hipotensor, laxante, peitoral, protetor da pele, refrigerante (polpa), repelente, vulnerária (folhas).

Indicações: asma, bronquite, cardite, colesterol, coração, diabete, faringite, vermes, pulmão, febre, moléstia cardiovascular, ferimento, queimadura, inflamação, intoxicação por ácido cianídrico (veneno contido na raiz da mandioca-brava), lavagem de ferida, endocardite, pericardite, anemia, má-circulação, impureza do sangue, hemorróida, triglicerídeos.

Parte utilizada: frutos, sementes, raiz.

Contra-indicações/cuidados: gestantes e lactantes. Tóxico para o fígado e pâncreas.

Efeitos colaterais: pode causar variações na taxa de glicose.
Obs.: a casca da semente tem efeito tóxico ao pâncreas e fígado, acompanhado de hiperglicemia e aparente aumento de insulina. A semente não provoca em ratas, nenhum sinal de toxicidade aparente, porém, em cachorro, se observou pancreotoxicidade, hepatotoxicidade e incremento aparente do nível de insulina.

Modo de usar:
– folhas previamente machucadas: curar panos (infecção micótica): uso externo;
– pó do arilo das sementes: em gargarejos: amigdalites, afecções bucais;
– sementes amassadas: aplicação tópica em queimaduras;
– maceração a frio: 30 a 35 sementes por litro de água fria. Deixar macerar 1 dia em vidro escuro. Tomar 1 litro por dia do macerado, durante 10 dias;
– pó das sementes maceradas: digestivo, laxante, expectorante, febrífugo, cardiotônico, hipotensor, antibiótico, antiinflamatório para contusões e feridas, colesterol, sarna e piolho;
– infusão: 10 a 15g de sementes por litro de água fervente por 15 minutos: endocardite, pericardite, afecções do estômago, obstipação intestinal, hipotensor, vermífugo, tratamento de doenças pulmonares, asma, febres, afrodisíaco, moléstias cardiovasculares, digestiva, expectorante, laxante, colesterol;
– infusão das folhas: bronquite, faringite, expectorante, inflamação dos olhos;
– decocção das raízes: digestivo, inflamação.
– decocto de 3 gs de sementes em 300 ml de água por 10 minutos. Tome uma xícara após as refeições: laxante;
– decocção das folhas: sarampo;
– extrato lipossolúvel: extrai-se o arilo da semente com solventes orgânicos (acetona, metanol, etanol), evapora-se e o resíduo é misturado a um óleo vegetal;
– extrato alcalino: utiliza-se uma solução hidroalcoólica amoniacal para retirar o arilo;
– tintura: deixar macerar por 8 dias 20g de pó da semente em 100ml de álcool 70o. Embeber em chumaço de algodão e aplicar topicamente em áreas parasitadas por sarna e piolhos, antídoto do ácido cianídrico;
– óleo de urucum: 50 gs de sementes de urucum / 250 g de óleo de amêndoas ou algodão ou soja. Deixar a mistura em banho-maria por 2 horas: beleza e proteção da pele;
– repelente: dilua uma colher das de chá de pó das sementes em 100 ml de óleo puro ou glicerina. Espalhe pelo corpo;
– reposição de carotenos e beta carotenos: beber até 1 g do pó das sementes por dia;
– fabricação de produtos bronzeadores e de proteção solar.

Obs.: Os extratos etanólicos do fruto e folhas mostram atividade antibacteriana in vitro sobre Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Salmonella typhi.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

37 comentários

  1. Adoro urucum no frango. Mas pelo visto grávidas não podem… que pena.

  2. Açafrão da terra não é a cúrcuma?

    Bom, de qualquer modo adoro os dois, a cúrcuma e o urucum! :)

  3. Gostaria de corresponder com quem utiliza o urucum para triglicerídes alto, muito alto, e que obteve boas respostas.

    Obrigada.

    Karla

  4. Patrícia, estás sempre nos brindando com informações maravilhosas!
    Traga uma contribuição: cúrcuma e urucum são plantas diferentes.

    http://ci-67.ciagri.usp.br/pm/ver_1pl.asp

    Nome popular AÇAFRÃO, CÚRCUMA OU ZEDOÁRIA
    Nome científico Curcuma longa L/C.
    Sinonímia popular Açafrão-da índia, açafrão-da-terra, açafroa

    Nome popular URUCUM
    Nome científico Bixa orellana L.
    Sinonímia popular Urucu, urucu-ola-mata,achiote,bixa

  5. Pat, urucum aqui na minha terra é muito usado, é o popular colorau :). Minha vó sempre colocava no frango p dar uma cor. Abraços.

  6. Agora fiquei animada! Eu tinha preconceito, achava que era um tempero carregado de corante artificial. Agora vou comprar um orgânico e usar com gosto!
    Obrigada!

    1. POR FAVOR TEMOS UMA FILHA ÚNICA DE 14 ANOS, QUE NODIA 17/6/09 DESCOBRIMOS UMA DIABETES MELINTUS I. A MESMA DESDE O 1º DIA ESTA USANDO INSULINA 5 VEZES AO DIA. TEM SIDO UM PESADELO ATÉ PORQUE PERDEMOS UM PARENTE (IRMÃ DO PAI) COM APENAS 28 ANOS VÍTIMA DAS COMPLICAÇÕES DA DIABETES, CEGUEIRA, 2 TRANSPLANTES DE RINS, E OUTRAS COMPLICAÇÕES.
      TEMOS OFERECIDO O MELHOR TRATAMENTO A NOSSA FILHA.FOMOS AO ICD EM PORTO ALEGRE, ÚNICO INSTITUO DA CRIANÇA COM DIABÉTES DA AMÉRICA LATINA, EM RIBEIRÃO PRETO, SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO E GOIÁS. USAMOS A INSULINA GLARGINA LANTUS E NOVORAPID ANTES DAS PRINCIPAIS REFEIÇÕES. ESTAMOS FAZENDO UM TRATAMENTO PALEATIVO, COM UM HOMEOPATA, E USANDO A FITOTERAPIA COMO MÉTODO AUXILIAR, COM CHÁ, E ARGILATERAPIA. GOSTARIAMOS DE SABER SOBRE O ORUCUM E COMO ADMINISTRÁ-LO PARA DIABETES E OUTRAS SUGESTÕES CASO POSSUA.
      FICAREMOS IMENSAMENTE AGRADECIDOS COM O RETORNO.
      UM ABRAÇO E QUE DEUS OS ABENÇOE!
      SONIA E MARCO VELLOSO

      1. Sonia e Marco, o melhor que posso fazer por vocês é sugerir que vocês cortem completamente os produtos industrializados da dieta da filha de vocês, especialmente os carboidratos refinados. Arrumem tempo e disposição e passem a preparar todas as refeiçõe da família em casa, que é a única forma de garantir o uso dos melhores ingredientes. E vejs bem, eu falei em refeições DA FAMÍLIA, porque vocês devem adaptar de forma que todos comam iguais, para que ela não se sinta “de castigo”.

        Não existe ingrediente milagroso, nem urucum ou qualquer outro, existe sim um conjunto de cuidados que vocês devem tomar, uma série de mudanças a fazer, que farão bem à famíli toda.

        As maioria das receitas da Dieta Feldman Antienxaqueca é adequada para a dieta da filha de vocês: https://pat.feldman.com.br/?cat=184 Com essa lista de receitas em mãos vocês poderão notar que, ao contrário do que parece, a dieta dela e de vocês não será nem um pouco restrita!

  7. Pat,
    gostaria de saber o por quê da toxidade para lactantes. Os pequenos não podem consumir?
    Lá me Minas meu pai sempre faz frango caipira com colorau. Tenho que suspender???

    Obrigada

    Flá

  8. por favor mandem pelo meu e-mail,gostaria de uma receita para tratar da tosse que ataca no frio meu menino tem tres anos e todo inverno ele sofre muito com essa tosse agresiva xaropes já não adianta mais por favor me ajudem!!obrigada bjos!!

    1. oi silmara. faça um chá com 3 dentes de alho com as cascas e misture no leite ou suco ..n fica cheiro de alho pode ser adoçado. é muito bom..p. tosse e gripe

  9. gostaria de saber se sementes de urucum baixa o colestrol rui pois já tive um infarto faz 6 meses e meu colelsterol ainda tá um pouco alton e que quantidade tomar agradeço

  10. OLA, BOA NOITE. PAT GOSTARIA DE SABER C O URUCUM E BOM PARA O ACIDO URICO E COMO USAR. DESDE JA MEUS AGRADECIMENTOS.

  11. Não encontrei urucum em Ribeirão Preto…será que alguém aqui no site conhece a cidade e sabe me informar onde encontro?
    Desde já agradeço!

    1. Vanessa, não conheço Ribeirão, mas você já tentou em asas de produtos natuais, ou feiras livres, naquelas barraquinhas que vendem temperos e condimentos.

  12. Não tentei nesses lugares Pat, fui apenas no Pão de Açucar porque costumo achar tudo lá, mas vou procurar saber onde há feirinhas bacanas e lojas de produtos naturais…porque na verdade eu sou de Salvador e só estou aqui há 1 ano e meio, não conheço muita coisa ainda…irei peregrinar um pouquinho mais pra ver se encontro. Por sinal, acabei de preparar meu extrato de baunilha, que perfume!
    Obrigada, bjos!

  13. Gostaria de saber como faço o pó de urucum para fins de tintura na pele e como faço o pó dele ficar de outras
    cores como por exemplo castanho e preto.Obrigada.

  14. gostaria de saber,como fazer o pó de urucum para fins de tintura na pele e como faço o pó dele ficar de outra côr castanho por exemplo.obrgada

  15. gostaria de saber como devo usar a semente do urucum para diabete…eu obesvei que ele não faz milagres se se ajudr um pouquinho ja me satifaz,,desde ja fico grato.
    atenciosamente valeria

  16. Já usei urucum e funciona mesmo, baixa rapidinho o colesterol. É só deixar uma colher de sopa descansando em dois litro de água filtrada por 24 horas. coloque na geladeira e substitua pela água que vai tomar. Tome por uns 10 dias. Se quiser faça exames, dê um descanso e repita uma vez a cada dois meses.

    Eu tinha uma receita que funciona para diabetes, mas foi apagada do meu HD, foi uma aluna minha que me passou e curou diversas pessoas. Tentarei recuperar.

    Outra dica testada e que funciona: é o uso de chá das folhas de embaúba para eliminar pedras nos rins. Fazer um chá com algumas folhas e deixar na geladeira, substituir pela água que toma durante uma semana. Provavelmente as pedras sairão em no máximo dois dias do início.

  17. gostaria de saber se o chá da semente de urucum emagrece e o modo de preparar o chá? brigada.

  18. adorei saber de tudo isso pois não sei cozinhar sem urucum. o que seria de mim sem ele… muito obrigada

  19. Oi Paty,
    Será que o urucum pode desencadear uma enxaqueca, já que ele aumenta o nível de insulina?

    Beijo

  20. bom dia… preciso que me oriente como usar o urucum na baixa do trigliceres, primeiro exame do meu marido deu 1.024 to apavorada, ele ja tá tomando remedio, ainda vai voltar ao medico… me oriente bem certinho, pois ele é medroso de tomar remedios caseiros…. obrigada…

  21. OI, tenho uma menina com 1 ano e ela está com um peitinho muito cheio, o pediatra só passou aerosol 5x ao somente com o soro, só consigo dar duas vezes a ela, pois só consigo dar com ela dormindo e não estou sentindo diferença, já me falaram para fzer um xarope com a semene do urucum mas fiquei sem saber quantidade quanto dar á ela, ou se vc tiver outra sugestão natural gostaria muito de saber e receber no meu email.

  22. Pat, bom dia!
    O que você acha do uso do urucum no preparo do caldo de carne e frango?
    Eu pergunto por conta do longo cozimento.
    Beijo,
    Cacilda

  23. Boa tarde gostaria de saber como posso usar a infusão das sementes de urucum para emagrecer.Desde já agradeço a ajuda!!!

  24. Nossa…adorei .fui criada c urucum no arroz dificilmente usa vamos tomate,diante desses benefícios voltarei à usar.fui p o espírito santo e fiquei numa pousada maravilhosa ,onde a dona só usa colorau na comida,pude observar q ela e o marido já c certa idade não são gordos e a pele bem nutrida ,esem rugas!

Comentários estão encerrado.