Acompanhamentos RECEITAS Sopas

Dia do brócolis

brocoli[ratings]

Hoje foi dia da correria e dia do brócolis na minha casa. A minha ajudante faltou e eu fiquei completamente atrapalhada!!

Sábado na feira os maços de brócolis estavam lindíssimos, bem fartos, ao contráros dos pés de alface, que por conta da chuva, vieram miúdos e murchos. Deixei o alface lá e vim para casa com um belíssimo maço de brócolis e outro de couva manteiga, que será preparado no decorrer da semana acompanhando um bom arroz com feijão.      

O maço de brócolis era grande mesmo, numa quantidade que rendeu almoço e jantar. As flores (cerca de duas xícaras) foram refogadas com manteiga e gordura de pato (1 colher de sopa de cada), temperadas com sal, pimenta e noz moscada. Juntei 1 xícara de creme de leite fresco, ainda no fogo alto, e fui mexendo até começar a engrossar. Juntei então duas gemas, desliguei o fogo e mexi muito bem.

Passei para um refratário, cobri com uma mistura de parmesão e muzzarela ralados (cerca de 1/2 xícara de cada um) e levei ao forno para gratinar.

Os talos enormes que sobraram foram para a panela com 2 xícaras de caldo de carne caseiro. Um colherinha de sal durante o cozimento e o resto do tempero eu gosto de acertar depois que os talos estiverem bem cozidos e batidos no liquidificador. Fica uma sopa cremosa muito saborosa, que eu gosto de servir em cada prato com uma colher de creme de leite fresco ou uma colher de cream cheese caseiro ou ainda polvilhar com parmesão ralado na hora.

No prato do pequeno, além dos brócolis refogados, teve arroz integral básico, folhas de brócolis refogadas na manteiga e tomatinhos picados acrescentados no final. A carne hoje ficará só para o jantar.

Talos devidamente cozidos e batidos no liquidificador, foi só esperar  o maridão chegar em casa e terminar o “jantar dos grandes” (aqui em casa a principal refeição em família é o almoço, meu filho dorme muito cedo e não aguenta esperar o pai chegar à noite).

Na hora de aquecer a sopa (não muito, porque está calor novamente), temperei com mais sal, mix de pimentas e noz moscada – o tempero básico das minhas sopas, e juntei meia xícara de creme de leite fresco, que deixa a sopa muito mais cremosa e saborosa.




Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

14 comentários

  1. Posso contar um segredinho?? Acho que errei a mão no sal da sopa ontem… Ficou gostosa, mas deu uma sede enorme depois!!!!

  2. Oi Pat, como vai?
    Estou de volta depois de um tempo conturbado… Gostaria de parabenizá-la pelo blog, continua cheio de inspiração e agora maravilhoso o visual!!!
    Grande beijo,
    BEL
    =]

  3. Paaaaaaaat, que lindo o visual novo do site, adorei, PARABÉNS!!!!! Cada dia melhor….. Beijos

  4. Está tudo bem, Pat.
    Gosto muito do seu blog, tento seguir a risca, apesar de nem sempre conseguir…
    Beijinhos!

  5. Nos aqui amamos brocolis – no dia a dia das criancas eles comem apenas cozidos na agua, mas tem que ser al dente, apenas 3′ na agua fervendo ou no vapor, meus meninos nao gostam de vegetais super cozidos!!

    Eu tbem faco um sopa deliciosa com ele que eh apenas brocolis cozidos com batatas no caldo de frango (reserve alguns crus). Bata no liquidificador e acrescente os pedacos crus. Volte na panela e adicione queijo gorgonzola a gosto. Uma delicia!

  6. Oi
    Pat
    a cada dia que passa aprendendo mais
    contigo, ficou muito lindo teu blog,
    e essa receita ein, vou tentar fazer, pois amo brocolis, só que nao tenho muito tempo pra cozinhar, quase como fora todos os dias, mas vou me esforçar mais pra poder por em pratica essas tuas receitas maravilhosas, que a gente chega a sentir o gosto daqui (de tanto amor que tu coloca nelas)
    beijo

  7. Adoro brócolis, principalmente as flores (isto que aparece nas imagens, eu acho).

    Abraços.

  8. Amo brócolis, hummmmmmmm! Já comeste pizza de brócolis? Loucura!
    Vou fazer essa sua receita (ao forno), com certeza!

    Parabéns pelo blog, sou assídua aqui!

    1. ADORO pizza de brócolis, mas sabe que nunca fiz em casa?!? Hoje teremos brócolis no vapor para o almoço, e se sobrar um pouquinho, já fiquei com água na boca, vai virar pizza!!!

  9. sabe que o theo ama brócolis? aqui em casa a gente cozinha no vapor, sem sal. ele come assim mesmo, puro, frio, segurando na mão, pelo cabinho.

    bj

  10. AMO ESSE BRÓCOLI AMERICANO, MAS NÃO DÁ PARA COMPRAR SE NÃO FOR ORGÂNICO, CONHEÇO QUE PLANTA EM GRANDE ESCALA, E NEM MESMO ELE O JAIR COME, TAMANHA QUANTIDADE DE PESTICIDA QUE SE EXIGE, E PIOR NÃO ESPERAM O PRAZO DA AÇÃO DOS VENENOS, VENDEM TUDO, RÁPIDO. O DONO DA TERRA AINDA DIZ ASSIM: – QUEM COMPRA OS MEU PRODUTOS TEM DINHEIRO PARA GASTAR COM MÉDICOS, EU É QUE NÃO POSSO FICAR SEM VENDER, O SEGREDO DELE EM FAMÍLIA, É NUNCA COMER O QUE VENDE, PODE?? ESSA GENTE SÓ COME ORGÂNICOS. ABAIXO TODO ALIMENTO NÃO ORGÂNICO ESSE É O MEU PROTESTO!!!

Comentários estão encerrado.