Dicionário de ervas: Cebolinha (Allium fistulosum)

by Pat Feldman on 20/03/2009 · 2 comments

in Dicionário de Ervas e Condimentos

cebolinha[ratings]

As cebolinhas são nativas da Sibéria. Em alguns lugares também são chamadas “cebolas Welsh”, cebolas orientais ou alho poró japonês e são uma das maiores plantações asiáticas. Os livros de culinária europeus normalmente se referem a elas como cebolas em maço, mas em livros de culinária oriental eles também podem ser chamados de “scallions” um nome também dado a outro tipo de cebolinhas, que lembra a que conhecemos, porém possuem um sabor diferente.                 

Partes utilizadas:

As partes claras próximas ao bulbo e as folhas verder e compridas.

Como comprar e armazenar:

As cebolinhas são normalmente das mais baratas ervas e comumente vêm acompanhando maços de salsinha. Evite aquelas que se apresentam murchas ou amareladas. Uma vez compradas e lavadas, elas se conservam bem durante cerca de uma semana em recipiente fechados e forrados com papel toalha. Aqui em casa eu já notei que as cebolinhas orgânicas algumas vezes chegam a durar até mais do que isso.

Uso Culinário:

As cebolinhas podem ser usadas como tempero ou como uma verdura. Elas são essenciais na culinária oriental, normalmente combinadas com alho e gengibre. São usadas com carnes, peixes, frutos do mar e aves, fazendo parte de sopas variadas, caldos e assados.

Elas são normalmente adicionadas ao final do cozimento, mesmo em frituras e refogados, a fim de preservar sua cor e sua textura ligeiramente crocante.

São fatiadas sempre finamnete e sãoadicionadas também a pratos ocidentais, como consomês, purê de batata – também sempre adicionadas ao final do cozimento. Também são usadas completamente cruas para acrescentar sabor a saladas.

Combinam muito bem com ovos em geral, feixes e frutos do mar, carnes, aves e a maioria das verduras. Eu adoro usá-las para finalizar cogumelos salteados na manteiga.

Este artigo foi programado para ser publicado no dia de hoje, porém estarei fora de São Paulo até o dia 02 de abril. Até esta data eu talvez não tenha acesso aos meus e-mails e ao painel de controle do site, para que possa aprovar os novos comentários feitos.

Tenham um pouquinho de paciência, na volta vou tentar responder a todos o mais breve possível.

E para quem quiser encomendar caldos, óleo de coco extra-virgem e outras gostosuras da minha cozinha, um pouquinho mais de paciência também!

Verifiquem os comentários de cada artigo. Caso eu consiga conexão, será através deles que darei notícias!

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 2 comments }

Diogo March 21, 2009 at 14:24

Quem diria, sou consumidor de uma exótica especiaria siberiana.

Não sabia dessa.

:)

DIONASTAN DE JESUS FERNANDES November 5, 2010 at 12:58

meu sobrinh esta com brinquite asmatica,como posso cuidar sem interferir na saúde dele?

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: