Dicionário de Ervas e Condimentos

Dicionário de ervas: Manjericão (Ocimum species)

[ratings]

[print_link]

Muitos leitores do nosso site Crianças na Cozinha andam com dúvidas sobre como usar ervas e temperos naturais. São em geral “cozinheiros” de primeira viagem tentando fugir dos temperos prontos, mas com medo de se aventurar no mundo das ervas e condimentos naturais. Minha primeira e principal dica é: não tenha medo de tentar e não tenha medo de errar!! Na cozinha a gente às vezes chega em deliciosas receitas errando, às vezes comete verdadeiros desastres acertando, e com tempo e experiência achamos a medida certa para agradar ao nosso paladar.    

Mas, pensando nos menos experientes e com a ajuda de um excelente livro sobre o assunto que eu tenho aqui em casa e unindo a minha experiência pessoal, a partir de hoje, periodicamente, vou publicar alguma coisa sobre as principais ervas da nossa culinária: as partes utilizadas, como comprar e armazenar, algumas sugestões de uso culinário, etc.

Como esse é um assunto bastante específico, para facilitar o acesso aos artigos dedicados às ervas, criei uma nova categoria: Dicionário de Ervas. Ao clicar na categoria, serão listados apenas artigos sobre ervas e condimentos naturais.

Aproveite!

Partes utilizadas:

Normalmente só as folhas, mas você pode usar as flores para enfeitar algumas saladas

Como comprar e armazenar:

Compre sempre folhas bem verdes e viçosas. O manjericão com folhas murchas já não está bom, menos saboroso e perfumado, não vai durar muito em sua casa.

A melhor forma de armazenar o manjericão é ele já lavado, muito bem seco, e fechado em um recipiente forrado com papel toalha, na geladeira.

Uso culinário:

Na culinária ocidental o manjericão é companheiro fiel dos tomates, estejam eles em saladas, molhos ou sopas. Fica uma delícia pra temperar recheios de aves – você combina manteiga amolecida com manjericão picadinho, alho, raspas de casca de limão e um pouco de farelo de pão (ou farinha de rosca) e coloca essa mistura entre a pele e a carne da ave antes de assar.

Você pode usar o manjericão com peixe ou frutos do mar, especialmente lagosta.

O manjericão perde rapidamente seu aroma e cor quando cozido, então use muito pouco no início do cozimento, só para dar uma base, e adicione a quantidade maior ao finalizar o prato, paticamente na hora de desligar o fogo.

A receita mais conhecida para o uso do manjericão é o molho pesto (CLIQUE AQUI para conferir a minha receita).

Vai muito bem com beringelas, cream cheese, queijo muzzarella, azeitonas, massas em geral, pizzas. Pode ser usada também com bons resultados quando combinada com alcaparras, alho, manjerona, orégano e tomilho.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

8 comentários

  1. Pat: vc leu meus pensamentos!!! Estava para te pedir isso, mas como já ando lhe fazendo perguntas demais, fiquei sem jeito! Obrigada por pensar em nós, os cozinheiros de primeira viagem!!
    Beijão

    Fabi

  2. Fabi, não precisa ficar sem jeito não!! Por favor!!

    Eu gosto quando o pessoal me pede esse ou aquele tipo de artigo ou receita. Aguça minha criatividade!!

    No pior dos casos, não vou fazer, não vou escrever… Na maioria das vezes eu adoro e faço, mesmo que demore um pouquinho!

    E agora eu quero é saber se você tem aproveitado bem a categoria criada em tua homenagem: A Dieta Antienxaqueca

  3. Adorei a idéia, Pat!!!

    E como prometi ao pequeno, hoje estou levando pra casa uma mudinha de manjericão roxo e outra de hortelã, para plantarmos juntos e darmos início a nossa hortinha (espero que o sol seja suficiente e que nossas plantinhas cresçam bastante, senão meu baby vai ficar muito decepcionado…)

    Hoje, quando fui comprar as mudinhas, encontrei uma de sálvia, e na hora me lembrei da receita de carne moída que vc passou aqui… O cheirinho dela é maravilhoso, mas ainda não experimentei… Acho que nossa próxima mudinha será essa….

  4. Ótima idéia, estou querendo me aventurar com ervas que não estou acostumada, vou acompanhar o dicionário pra pegar dicas e me sentir mais segura!
    Uma dúvida: já ouvi dizer que quando as plantas de ervas dão flores, não se pode mais utiliza-las na culinária…algum fundamento nisso??

  5. E como estou aproveitando!! Já fiz o rosti de abobrinha, as maçãs assadas, o creme de manga, a sopa de feijão.. Hummm, uma delícia!!!
    Algumas ainda são difíceis, vou esperar estar com um pouquinho mais de experiência para me aventurar. Mas vc tem razão, é se aventurando que a gente aprende né!!
    Obrigada sempre por sua iniciativa!!
    Beijão e boa semana

  6. Oi Pat, o manjericao em geral murcha muito rapido na geladeira se vc colocálo em um copinho com água dura Muuuuiiito mais, depois que cria raizes eu ainda planto. cresce super bem… além do cheirinho super gostoso, e do sabor de ver uma coisinha plantada por vc crescer

  7. Parabéns, Pat:

    Sua iniciativa é muito importante.
    Aprendí muito hoje.

    P.S.: Você é muito linda, sabia?
    Beijão.

Comentários estão encerrado.