Dicionário de Ervas e Condimentos

Dicionário de Ervas: Menta/Hortelã (Mentha species)

[ratings]

[print_link]

A menta tem um dos sabores mais populares do mundo, é ao mesmo tempo refrescante e ardida, quente, com uma fragrância adocicada. Nativa do sul da Europa e mediterrâneo, a menta faclmente se adaptou ao clima temperado. Seus variados tipos se misturam facilmente, levando a confusões sobre nomenclatura, mas para a culinária elas podem dividir-se em apenas dois grandes grupos: “spearmint” (menta) e “peppermint” (hortelã).      

Aqui em casa eu adoro usar a menta e principalmente hortelã durante o verão, já que sua refrescância é incrível. Mas andei descobrindo que um chá quentinho de hortelã também faz maravilhas com o nosso humor e digestão.

Partes utilizadas:

Folhas secas e frescas. Flores eventualmetne nas saladas.

Como comprar e armazenar:

Maços frescos de hortelã são facilmente encontrados em feiras livres e supermercados. A versão orgânica também é relativamente comum. Quando guardadas em um peqeuno vaso com água, à temperatura ambiente ou na geladeira, a hortelã e menta duram tranquilamene dois dias com todo seu frescor.

As folhas podem ser picadas e congeladas, armazenadas em peqeunos recipientes ou ainda misturadas a água e/ou um bom óleo, podem ser congeladas em forminhas de gelo. Eu particuarmente prefiro smepre as ervas frescas, tenho a impressão de que ervas congeladas nunca preservam 100% do seu sabor e perfume, porém essa é uma solução prática para quem tem menos tempo disponível.

A hortelã e a menta podem ser secas facilmente. Colha antes de florada e amarre um maço de ponta cabeça em um local arejado e seco, ou ainda coloque as folhas espalhadas numa assadeira e deixe-as no forno muito baixo, com a porta entreaberta, por diversas horas. Guarde as folhas secas em potes hermeticamente fechados.

Uso culinário:

Ervas frescas:

A culinária ocidental usa a menta para dar sabor a beringelas, cenouras, abobrinha, ervilhas, batatas e tomates. A menta e o hortelã vão muito bem com carne de frango, porco e vitela e o tradicional carneiro, seja como uma marinada, em forma de geléia, molho frio com azeite, etc. O molho “paloise” (um tipo de molho béarnaise feito com hortelã ao invés de losna – outra erva sobre a qual falarei em outra oportunidade) é um excelente acompanhamento para peixes e aves.

Na cultura árabe a hortelã é essencial para o famoso tabule (CLIQUE AQUI para conferir a receita) e é parte importante do mezze, uma porção de ervas frescas, saladas e legumes. No Vietnã a hortelã ou menta são adicionadas em saladas ou a pratos que acompanhem os rolinhos primavera.

No Irã ela é servida com pepinos e iogurte, como numa sopa (deliciosa por sinal, CLIQUE AQUI e confira a minha receita). Os indiano usam muito em chutneys e raitas. Usam também para suavizar os temperos picantes de legumes e carnes.

Em partes da América do Sul a hortelã ou a menta são usadas em combinação com pimentas, salsinha e orégano para temperar pratos de cozimento lento. Os mexicanos usam uma peqeuna porção em bolinhos de carne.

A hortelã fresca fica deliciosa quando misturada a saladas de frutas. O sorvete de hortelã (que eu quero tentar preparar num futuro próximo) é tido como um dos mais saborosos e refrescantes.

Folhas secas:

Nos países mediterrâneos e árabes, a menta e a hortelã secas são normalmente mais usadas do que as folhas frescas. Na Grécia a erva seca é normalmente combinada com orégano e canela para temperar keftedes (um tipo de bolinho de carne, prato bem típico grego – pelas fotos que vi, parece delicioso, vou pesquisar a receita). Na ilha de Chipre é utilizada nos cheesecakes de Páscoa, chamados flaounes. Cacik, a salada turca de pepinos com iogurte fica perfeita ocm hortelã desidratado.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

7 comentários

  1. olá!Querida.
    Gosto muito dos seus artigos.Eu tenho uma jardineira no meu quintal,e não deixo faltar esta planta.Gosto muito de colocar no suco de abacaxi.

  2. E o chá de hortelã, geladinho, é uma das melhores coisas do verão!!!

    P.S.: Abacaxi com hortelã, dá um suco delicioso, mas dá p/ arriscar o abacaxi em outros sucos – limão, por exemplo, combina muito bem!

  3. Corrigindo…

    P.S.: Abacaxi com hortelã, dá um suco delicioso, mas dá p/ arriscar o HORTELÃ em outros sucos – limão, por exemplo, combina muito bem!

  4. Bom dia!!!
    Hortelã é bom para tirar o sono. Manter a pessoa ligada no 220 o dia todo? rs

  5. Adoro hortelã! Tenho um pequeno canteiro em minha casa que herdei da minha querida avó, a qual se preocupava muito conosco e quando tive minha primeira filha, minha avó plantão alguma ervas para chá e a hortelã não falta. Estou cuidando para que este canteiro dure muito tempo porque além de eu preferir dar remédios caseiros para meus filhos, acho muito mais saudável e prático. Achei este site, porque minha filhota está com uma tosse insuportável, vou fazer a receita do xarope de agrião pra ela. Ah já ia me esquecendo, suco de acerola com hortelã é maravilhoso, fica muito refrescante. Parabéns pelo site, já classifiquei em meus favoritos e peço que sempre que tiver receitas de xaropes ou remédios caseiros, por favor me enviem.

Comentários estão encerrado.