Dicionário de Ervas: Tomilho (Thymus species)

by Pat Feldman on 25/03/2009 · 4 comments

in Dicionário de Ervas e Condimentos

picture-7[ratings]

O tomilho é um pequeno arbusto, rígido, bem verde e cheio de peqeunas e aromáticas folhas, usada pelos índios até a bacia mediterrânea. Cresce em campos selvagens no calor e em solor áridos e inclinados, típicos das suas regiões nativas, onde é infinitamente mais perfumado e saboroso do que quando plantado em regiões de clima mais frio.

O sabor do tomilho selvagem tende a ser mais amadeirado e complexo.

Variedades cultivadas possuem caules mais macios e formas mais arredondadas; existem centenas delas, cada uma com um aroma sutilmente diferente. As variedades misturam-se facilmente.                         

Partes usadas:

Folhas e galhos; flores para preparar sachês com combinações com outras ervas.

Como comprar e armazenar:

Existem diversas variedades de tomilho sendo vendidas nos mercados e feiras, mas certifique-se de que elas exalem um bom aroma quando esfregar os dedos nas folhas ou ramos. O tomilho comum e o tomilho limão (D-E-L-I-C-I-O-S-O, descobri outro dia desses) são normalmente os mais fáceis de se encontrar.

As folhas frescas se mantém por cerca de uma semana quando guardadas já lavadas em um pote fechado forrado com papel toalha na geladeira (não precisa ser na parte mais fria da geladeira)

O tomilho desidratado se mantém perfumado por cerca de 3 a 4 meses. Guarde em local seco e arejado.

Usos culinários:

Na minha cozinha o tomilho é absolutamente fundamental no preparo do caldo de carne caseiro. Ele é essencial tanto nas cozinhas orientais ocmo ocidentais. Ao contrário da maioria das outras ervas, o tomilho aceita longos e lentos cozimentos sem amargar o sabor (jamais cozinhe longamente com manjericão ou hortelã, por exemplo, o resultado é horrível).

Usado com moderação ele ressalta o sabor de outras ervas, sem no entando deixá-las exageradamente fortes. Vai bem em caldos, sopas e ensopados e combina muito bem com cebolas, cerveja ou vinho tinto.

O tomilho tornou-se indispensável em receitas francesas – é quase uma unanimidade! Também é muitíssimo utilizado na culinária espanhola, mexicana e em algumas regiões latino-americanas, onde é muito usado em combinação com pimentas.

É extensamente utilizado para temperar petês e terrines, caldos de legumes, molhos à base de tomate e vinho e marinadas para carne de porco e outras carnes selvagens

A erva desidratada é essencial para a cozinha Creole e Cajun, da Louisiana (EUA), onde aparece em “gumbos”, jambalayas e em algumas receitas de “clam chowder”.

E não se esqueçam! A partir de abril se iniciam as aulas de culinária CRIANÇAS NA COZINHA!!!

CLIQUE AQUI para mais informações!!

Este artigo foi programado para ser publicado no dia de hoje, porém estarei fora de São Paulo até o dia 02 de abril. Até esta data eu talvez não tenha acesso aos meus e-mails e ao painel de controle do site, para que possa aprovar os novos comentários feitos.

Tenham um pouquinho de paciência, na volta vou tentar responder a todos o mais breve possível.

E para quem quiser encomendar caldos, óleo de coco extra-virgem e outras gostosuras da minha cozinha, um pouquinho mais de paciência também!

Verifiquem os comentários de cada artigo. Caso eu consiga conexão, será através deles que darei notícias!

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 4 comments }

LEANDRO May 5, 2009 at 20:00

eu estou fazendo um curso de cozinha,e meus professores pedirão uma pesquisa sobre ervas e codimentos.e pra que tipos de prato eles servem.
e o seu site é o unico que esplica isso.

Pat Feldman May 6, 2009 at 8:18

Leandro, o nosso dicionário de ervas e condimentos ainda está bem limitado, mas aos poucos vamos acrscentando mais ervas e condimentos. Fique de olho!

Darlane Castilhos October 5, 2009 at 10:02

Acho muito bom envolver as crianças e adolescentes na culinária, pois isso além de seestimular a boa alimentação
se da mais chances para sua vida futura.
Também os direcionamos para uma vida melhor, mais realizados
e mais felizes. pois a culinária proporciona isso.
Dá prazer, ver os pratos prontos e feitos por nós.
att.
Darlane

Danielle October 27, 2009 at 8:06

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: