Alimentação ARTIGOS

“Diet” x Saudável

Já não é de hoje que eu acho que comidas “diet” não prestam… Na minha opinião, são completamente sem gosto e sem graça, além de com certeza fazerem muito mal – um monte de quí­mica no nosso organismo não pode ser bom!!!

E hoje em dia vejo até crianças consumindo “isso e aquilo” na versão diet!!

Eu não sou dona da verdade no que diz respeito à alimentação saudável, mas de uma coisa tenho certeza: produtos “diet” não prestam, nem para adultos e muito menos para crianças!! Uma alimentação balanceada, saudável e baseada no que a natureza nos oferece é com certeza a melhor opção. O estudo divulgado hoje no site da BBC Brasil, confirma as minhas impressões.

Comida de dieta ‘pode provocar obesidade em crianças’

comida com alto teor calórico
Pesquisadores sugerem dieta baleanceada para crianças

Produtos de dieta para crianças podem, em vez de controlar o peso, aumentar o risco de obesidade, afirma uma pesquisa realizada pela Universidade de Alberta, no Canadá.

O estudo, publicado na revista cientí­fica Obesity, realizou testes com ratos de laboratório em que os roedores foram tratados com comidas de baixa caloria.

Os pesquisadores treinaram ratos jovens para relacionar o gosto da comida ao valor calórico e perceberam que, ao notarem que os alimentos tinham poucas calorias, os roedores comeram mais do que o necessário para compensar.

O consumo das versões de baixa caloria de produtos que normalmente têm alto teor calórico pode desregular a habilidade natural do corpo de controlar a ingestão de energia através do gosto dos alimentos.

Dieta balanceada

De forma semelhante, estimam os pesquisadores, crianças que fazem dieta podem acabar comendo mais das comidas de baixa caloria e aumentar o peso.

David Pierce, lí­der da pesquisa, disse que uma dieta balanceada, combinada com exercí­cios fí­sicos, é a melhor forma de manter as crianças em forma e saudáveis.

“Com base no que aprendemos, é melhor que as crianças comam de forma saudável, com dietas balanceadas que contenham calorias suficientes para suas atividades diárias e evitem lanches ou refeições com baixas calorias.”

E acrescentou: “Comidas de dieta provavelmente não são uma boa idéia durante a fase do crescimento”.

Os estudiosos também perceberam que, ao contrário dos mais novos, os ratos mais velhos não apresentaram a mesma tendência e comeram menos.

Isto porque, acreditam os pesquisadores, eles foram capazes de identificar através do gosto o ní­vel do valor energético dos alimentos e ingerir a quantidade certa de energia.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

1 comentário

Comentários estão encerrado.