Enroladinho de Alface com Ricota

by Pat Feldman on 19/10/2014 · 1 comment

in Aperitivos e entradas, Projeto Crianças na Cozinha, RECEITAS, Saladas

.

Screen Shot 2014-10-19 at 08.52.02Mesmo meus filhos não dando muito trabalho para comer saladas, eu estou sempre pensando em jeitos criativos (e de preferência não muito trabalhosos) de apresentá-la.

Esse enroladinho de alface apareceu na minha cabeça depois de uma refeição árabe, regada a charutinhos de folha de uva, que é uma delícia, mas que não se acha tão fácil em qualquer parte do nosso país e eventualmente pode não ser tão atraente para as crianças. Outro ponto é o calor, que aqui em São Paulo anda devastador, então tudo o que pudermos consumir cru, geladinho, além de saudável, é muito mais refrescante.

Aqui nessa foto ele aparece acompanhando um tomate recheado, outra opção original e simples de incluir itens da salada no prato das crianças. Falarei com com mais detalhes sobre ele em outra ocasião.

A receita é bastante simples, mas para ter certeza de que você vai entender o preparo, eu gravei um vídeo, aqui em casa mesmo, mostrando o passo a passo. Está no final desse texto.

Ingredientes:

1 pé de alface (de todos os tipos que testei, a alface crespa foi a que se enrolou mais fácil, sem as folhas se quebrarem)

1 a 2 xícaras de ricota

½ xícara de azeite de oliva (aproximadamente, use o suficiente para dar sabor e uma consistência de “massinha” à ricota)

sal e pimenta do reino

1 xícara de salsinha picada (ou qualquer outra erva fresca ou desidratada da sua preferência, ou condimentos ou uma combinação de vários temperos, desde que naturais)

Modo de Preparo:

Lave muito bem as folhas de alface em água corrente e reserve.

Num recipiente fundo amasse a ricota com um garfo e junte o sal e a pimenta, a salsinha e o azeite. Misture bem.

Estique cada folha de alface sobre uma superfície lisa e limpa – se a folha for muito grande, corte os excessos, especialmente a parte mais clara, em geral mais rígida. 

Arrume o creme de ricota no formato de um pequeno cilindro e o posicione numa das pontas da folha de alface.

Comece a enrolar a folha em torno da porção de ricota temperada, fechando as laterais. Está pronto!

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 1 comment }

miriam rabelo valle October 21, 2014 at 14:05

olá Pat, obrigada pela receita vou fazer logo. que delícia com este calor é fresco; gostaria de saber a receita do tomate recheado da foto!

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: