Aperitivos e entradas Café da Manhã DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA Lancheira da escola e dos passeios RECEITAS

Era pra ser uma pizza…

Domingo é dia de pizza!! Assim eu comecei a escrever esse texto enquanto o meu “projeto de pizza de couve flor” estava no forno. A receita não deu lá muito certo como pizza – eu já identifiquei possíveis erros -, mas ficou deliciosa como uma delícia de couve flor, ou com muitos dos outros ótimos nomes que me sugeriram na foto do Instagram!

Não espere pizza, mas não deixe de fazer a receita em casa, porque ficou deliciosa desse jeitinho!!!

O post era pra ter sito assim… Eu não tenho muito talento com pães e derivados, onde podemos incluir aí uma boa massa de pizza. Meu marido, por conta de suas pesquisas na medicina – a área dele é o tratamento da enxaqueca -, anda testando a dieta cetogênica, então essa receita de pizza com massa sem farinha veio bem a calhar!!

Eu já tinha visto variações dessa receita em diversos sites e hoje, a pedido do filho mais novo, resolvi testar!!! O sabor da pizza você faz como tiver vontade. Ele me pediu pizza de queijo, então muito queijo obviamente, sobre o meu molho de tomates caseiro e umas folhas de manjericão da minha varanda.

Uma delícia, e super fácil de fazer!!!!

Se você não tiver processador em casa, vai dar um pouco mais de trabalho – tem que ralar fininho a couve flor -, mas nada impossível!

Ingredientes:

1 cabeça de couve flor inteira

1/3 de xícara de queijo minas padrão ralado

1/3 de xícara de queijo parmesão ralado (compre em peça e rale na hora)

1 pitada generosa de sal

1 dente de alho pequeno

2 ovos caipiras

Modo de Preparo:

Lave e separe a couve flor em floretes pequenos. Cozinhe rapidamente no vapor, só até ficar al dente. Escorra bem o excesso de líquido da couve flor (eu escorri só na peneira e achei que seria suficiente, mas o lance cho que é triturar antes e cozinhar depois, além de escorrer num pano, apertando BEM, pra secar MESMO).

Pré aqueça o forno a 200 graus.

Junte a couve flor e os demais ingredientes no processador e triture até obter uma massa uniforme.

Espalhe a massa numa assadeira redonda, rasa, forrada com papel manteiga. (a minha camada ficou super grossa – a assadeira não era muito grande, outro provável erro que não deixou a massa ficar sequinha e mais com cara de pissa)

Asse por 20 minutos – se a massa ficar muito grossa porque a assadeira não é tão grande (aconteceu aqui em casa). ela ainda não estará durinha e crocante após esse tempo, então se você preferir, deixe um pouco mais de tempo (o tempo acho que não foi tão culpado!).

Eu deixei os 20 minutos mesmo, acrescentei a cobertura (aqui foi molho de tomates caseiro, queijo minas padrão, tomates e manjericão) e levei novamente ao forno a 200 graus por cerca de 20 minutos.

Na cobertura você pode usar o que tiver vontade, o que a imaginação mandar, mas recomendo que você seja cuidadosa e escola delícias saudáveis!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

5 comentários

  1. Oi Pat! Fiquei na dúvida sobre quais os ingredientes da massa? Couve flor, sal e ovos?
    obrigada!

Comentários estão encerrado.