Alimentação AMIGOS Bebidas Dr. Alexandre Feldman

Faça do Chá Verde seu Aliado

O assim denominado chá verde é proveniente da planta Camellia sinensis, mais conhecida como erva-chá.

Essa planta, amplamente cultivada na China, Índia, Japão e Taiwan, também dá origem ao chá preto. Apreciado por bilhões de pessoas na Ásia, África, Europa e Oceania, o chá preto é considerado a bebida mais consumida do mundo.

As melhores folhas da planta – na verdade, uma espécie de árvore – são as mais novas. Por isso, o processo de colheita é manual. Os colhedores sobem em pequenas escadas e são treinados para escolher e retirar, com uma habilidade incrí­vel, apenas as folhas bem novas das pontas dos galhos.

Após a colheita, as folhas passam por mais uma inspeção e seleção manual. Em seguida, caso sejam secas rapidamente, elas retém a coloração verde original e podem ser comercializadas como chá verde.

Ou então, pode-se empilhar estas folhas ainda úmidas, e deixá-las secando aos poucos. Conforme a água evapora, vai ocorrendo um processo quí­mico natural, denominado fermentação, ou oxidação. Enzimas que ocorrem naturalmente, vão amarelando, e depois amarronzando e enegrecendo as folhas, num processo semelhante àquele que elas passariam quando chegasse o outono e o inverno. Este processo de oxidação pode ser acelerado pelo uso de calor e pela adição de umidade. Se o processo for completo, as folhas ficam quase pretas, dando origem a um chá de coloração âmbar, paladar e aroma encorpados, sem nenhum amargor, conhecido por chá preto. Por outro lado, caso o processo de fermentação seja interrompido antes do final, o resultado será um chá parcialmente fermentado de coloração marrom clara, com uma tonalidade esverdeada e sabor ligeiramente amargo, conhecido por chá oolong.

O chá verde, por sua vez, não passou por nenhuma fermentação. Sua coloração, na xí­cara, é de um verde bem claro, com tonalidade amarelada, paladar leve e muito ligeiramente amargo.

O chá verde é rico em uma substância com altí­ssimo poder antiinflamatório, antioxidante (antienvelhecimento) e anticâncer: o galato de epigalocatecina. Segundo um estudo realizado no Departamento de Ciências Biomédicas Experimentais da Universidade de Pádua e publicado no mês de abril no Journal of Immunology, esta substância confere ao chá verde uma propriedade antiinflamatória muito potente, que pode ser de grande utilidade para o tratamento e prevenção de todas as doenças que compreendem estados inflamatórios.

Ora, como a enxaqueca compreende um estado inflamatório durante a crise de dor, o uso quotidiano de chá verde, em pequenas quantidades, pode representar um passo a mais, dentro da ação conjunta de mudanças de hábito e estilo de vida propostas no meu livro, Enxaqueca – Finalmente Uma Saí­da, no sentido de uma melhora real e consistente da doença.

Minha dica deste mês é: tome uma xí­cara de chá verde todas as manhãs. Lembre-se de adquirir os produtos da melhor qualidade possí­vel. Em São Paulo, encontra-se disponí­vel, inclusive, o chá verde orgânico, cujas folhas não receberam agrotóxicos prejudiciais à saúde durante o seu cultivo. Siga corretamente as instruções de preparo. Os melhores chás requerem apenas um a dois minutos de infusão a 70 graus, sob pena de amargarem além do ponto. Eu utilizo um termômetro para medir a temperatura da água.

É possí­vel encontrar chá verde misturado com flores, frutas e até castanhas secas, que conferem à bebida, quando pronta, um sabor e aroma todo especial.

Assim como os grandes apreciadores, que jamais adoçam o chá, sugiro que você aprenda a fazer o mesmo. Vale à pena. O açúcar, assim como os adoçantes artificiais, devem ser evitados ao máximo por aqueles que sofrem de enxaqueca, e por todas e quaisquer pessoas que desejam ter boa saúde, sempre.

Este texto foi escrito pelo Dr. Alexandre Feldman, no boletim periódico do seu site Enxaqueca.com.br

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

16 comentários

  1. Pat, adoro chá verde e parei de tomar qdo engravidei… Até hj, tem gente que diz que ele serve pra emagrecer e não é bom eu tomar por causa da amamentação, isso procede?? Posso voltar a tomar??
    Bjs!!
    Aline

  2. Aline, eu não sei nada sobre chá verde na amamentação. Prá ficar tudo certinho, sugiro você perguntar ao seu médico de confiança se não há problemas.

  3. Saudações.
    Tenho pesquisado sobre enxaqueca, pois minha namorada sofre de algumas crises frequentemente. Estou procurando por chás que façam bem, pois ela adora chá. Encontrei chá verde, chá de gengibre e chá de casca de laranja como os mais indicados até agora. Entendo que tomar chás é um hábito saudável para quem sofre de enxaqueca, o que se une perfeitamente ao gosto dela. Esses três são mesmo os mais indicados? Há algum outro chá que poderia recomendar? Agradeço desde já.

  4. Olá Matheus,

    O chá de gengibre na minha opinião é campeão quando se trata de enxaqueca, mas que fique bem claro que chá nenhum nesse mundo faz milagres!! Para melhorar de forma definitiva da enxaqueca são necessárias amplas mudanças nos hábitos e estilo de vida da pessoa.

    No livro do meu marido, ENXAQUECA SÓ TEM QUEM QUER, estão descritas diretrizes importantes para a melhora, incluindo alimentação, sono, atividades físicas, etc. No livro A DOR DE CABEÇA MORRE PELA BOCA, escrito pelo meu marido, Dr. Alexandre Feldman, e com receitas culinarias minhas, tratamos mais detalhadamente da questão alimentar e falamos mais detalhadamente dos chás. Recomendo a leitura dos dois!

  5. Matheus, meu filho tinha constantemente crises de enxaqueca e, graças a Deus, foram amenizadas em 90% com Colachofra (extratos a base de colagogo e colerético). A enxaqueca esta relacionad com problemas digestivos e mal funcionamento do figado. Foi muito bom e a mais de 04 meses que ele não reclamou mais.
    Boa sorte!

  6. Paty adorei essa matéria ,sobre o chá verde, pois eu tava tomando umas cápsulas de chá verde ,duas vezes ao dia e minhas enxaquecas estavam piorando . Agora que sei q ele ,não pode ser tomado em excesso vou tomar apenas, uma xícara pela manhã muito ,obrigada por tirar minhas dúvidas bjsssss.

    1. Karla, sem contar que uma xícara de chá quentinha é muito mais relaxante do que uma simples cápsula! E relaxar de vez em quando também contribui para a melhora da enxaqueca!!

  7. Por favor,gostaria de saber se crianças podem tomar o chá verde??
    Tenho dois filhos na idade 8 e 11 anos.

  8. oi Pat,graças a Deus achei vc. Estou sofrendo muito com enxaquecas,tomo um remédio chamado cefaliv ,ele melhora a dor ,mas o mal estar não passa.estou constantemente com mal estar,boca amarga,enjoo,queimação no estomago,indisposição …por favor ,me ajude

  9. Olá,
    gostaria de saber,se quem tem enxaqueca poderá tomar chá verde ou chá branco?
    Grata.

  10. outor feldmam por avor me ajude tenho dor de cabeça todo dia ,ja fiz exames não da nada ,nao aguento mais me ajude pelo amor de deus,ja tomei naramig,dorflex,neosaldina,sera que tenho que mudar minha alimentaçaõ.aqui fico grata pela ajuda,

  11. Tenho enxaqueca e sempre tomo chá verde só que ultimamente percebi que sempre que ingiro a bebida sinto dor de cabeça, assim como boca amarga e enjoo. Será que é do chá tais sintomas?

Comentários estão encerrado.