Festa Junina Saudável – Beiju de Tapioca

by Pat Feldman on 02/06/2009 · 9 comments

in Aperitivos e entradas, Café da Manhã, Cozinhas típicas, Datas Comemorativas, Festas Juninas, MAIS..., RECEITAS

cimg0873[ratings]

Aulas de culinária infantil.
CLIQUE AQUI e saiba mais!

Junho é o mês das festas juninas!! Tem quadrilha, muita música, fogueira, bandeirinhas, camisa xadrês, vestido caipira e muita bagunça e alegria! Tem também uitas guloseimas, algumas delas infelizmente nada saudáveis mas, não posso negar, muito gostosas.

Milagre não existe, mas eu estudei um pouquinho as receitas mais típicas e acabei chegando em versões pelo menos mais naturais, livres de produtos alimentícios cheios de aditivos químicos. Tente fazer pequenas mudanças nas suas receitas juninas e aproveite as festas com muito mais saúde e alegria!

Ah, e não esqueça de pedir ajuda às crianças na cozinha! Elas vão adorar participar dos preparativos!

Agora vamos ao assunto do dia – outros artigos e novas receitas virão ao longo do mês. Hoje vamos falar de tapioca.

A tapioca é uma opção tipicamente brasileira, e se bem acompanhada por queijo de coalho ou manteiga de garrafa, é uma opção bem saborosa e livre de gorduras trans – uma das piores vilãs da alimentação atual!

A tapioca é bem simples de preparar, mas requer atenção total, para que não resseque demais ou fique sem gosto. Para 6 tapiocas, você vai usar cerca de duas xícaras cheias de polvilho azedo. Aprendi com uma senhora paraibana: TEM QUE SER polvilho azedo!

Você deve misturar num copo d’água uma pitada generosa de sal. É com essa água salgada que você vai hidratar o polvilho azedo. Coloque um pouco de água por vez e vá mexendo sempre, com os dedos ou com um colher, até que você tenha uma “farofa” de polvilho e água não muito úmida.

Use mais polvilho azedo ou mais água para acertar a consistência.

Antes de colocar a goma de tapioca na penela, você precisa peneirá-la, para que não fiquem bolotas maiores. Desta forma, a espessura da tapioca fica muito mais uniforme.

cimg0875Aqueça uma frigideira de ferro, baixe bem o fogo e espalhe uma fina (não muito fina) camada da goma sobre toda a frigideira. Cubra com coco fresco ralado e mais uma camada finíssima de goma. Deixe ali no fogo baixinho por um minuto ou dois e ocm a ajuda de uma espátula, vire a tapioca e deixe cozinhar mais um minuto.

Tire a tapioca da frigideira e com a ajuda de uma luva, dobre-a ao meio, de modo que a camada mais grossa de goma fique para fora.

Não é necessário untar a frigideira, nem um pouquinho!

Tire a frigideira do fogo e repita todo o procedimento acima para uma nova tapioca. Repita tantas vezes quantas forem necessárias até acabar toda a goma.

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 9 comments }

Bia June 3, 2009 at 9:03

Essa tapioca deu agua na boca!!! Adoro tapioca e por aqui é facil de encontrar a tapioca já pronta… acho que fica com um gostinho todo especial qdo feito na assadeira de ferro! hum!Acho que vou fazer hj!

Eline Coragem June 3, 2009 at 9:09

Pat!
Adoooooro tapioca, e é a melhor opção quano o meu pequeno não quer comer… Sou de São Paulo e moro em Recife, e desde que aprendi por aqui essa gostosura tem quase toda semana em casa! Faço com outras coisas, milho, requeijão, carne de sol, tomate com orégano, peito de peru picadinho, e nas versões nada naturebas com brigadeiro e leite condensado…… Vai da criatividade e do “restô dontê” da geladeira!

Aqui em Pernambuco, usamos a “goma de tapioca”, que eu não sei qual a relação dela com o polvilho azevo…

Um beijo!

Lucieni Valéria de Pieri June 4, 2009 at 12:10

Oi Paty, Tudo bem?

Não entendi muito bem em qual momento é para peneirar. É antes ou depois de fazer a farofa.
Também queria saber qual é o recheio amarelo que aparece na foto!
Fiquei com água na boca!!!
Beijos
Lu

Pat Feldman June 4, 2009 at 12:41

Lucieni, você peneira a farofa, depois de ter misturado ocm água.

O recheio amarelo da foto é um queijo de colono que eu trago de Santa Catarina, super artesanal.

MARIA APARECIDA SOARES June 5, 2009 at 11:26

muito gostoso, eu prove e todo certo sou de MG, acesita moro na Nicaragua. eu quero fazer chocolate você algumas sugest. beijos muito obrigada

karen July 3, 2011 at 22:57

vcs saberiam indicar um bom tapioqueiro para contratar para festa junina???? agradeco!!!

Emília January 14, 2012 at 19:13

Minha mãe faz com o polvilho doce, dá certo também. =)

Lucy January 16, 2014 at 15:16

Na embalagem do polvilho azedo e doce consta que tem gordura trans como que a tapioca feita do polvilho é livre dessa gordura?

Pat Feldman January 16, 2014 at 20:21

Eu nunca vi isso Lucy!! De qual marca é o que você viu?

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: