Frango com Limão e Tomilho

by Pat Feldman on 16/12/2011 · 11 comments

in Aves, RECEITAS

O frango aqui em casa – SEMPRE caipira -, tem aparecido um pouco mais no cardápio porque eu ando preparando uma quantidade maior de caldo de frango para atender às muitas encomendas que recebo. Essa versão, sem molhos e cremes, ficou levíssima, super cara de verão!

Se você já consome frango caipira, sabe que esse frango de verdade não tem nada a ver com aqueles filés de frango grelhados que se come por aí, fáceis de mastigar, que derretem na boca. A carne de um frango caipira de verdade é bastante rígida, por vezes um pouco fibrosa e para ficar gostosa tem que ficar muitas horas cozinhando lentamente.

A parte do cozimento lento aqui em casa é fácil. No preparo do caldo de frango caipira aqui na minha cozinha, o frango fica no fogo bem baixinho por cerca de 12 horas normalmente, tempo mais do que suficiente para a carne ficar extremamente macia e saborosa. O caldo de frango caseiro leva temperos suaves de ervas e ganha o sabor de alguns legumes que sempre fazem parte do cozimento, mas nada de sal, já que o caldo será base de muitos alimentos que serão salgados no momento do preparo.

Bem, mas agora chega de papo e vamos ao que interessa: mais uma receita para aproveitar a carne do frango usado no preparo do caldo de frango

Ingredientes:

Carne de 2 frangos usados no preparo do caldo de frango caseiro, já separada dos ossos (eu usei principalmente o peito, a minha preferência)

1/2 xícara de manteiga

1 xícara de caldo de frango caseiro

suco de 2 limões grandes

sal e pimenta do reino à gosto (tempere sem medo, porque o frango cozido por tantas horas sem sal ou pimenta ficará bem sem gosto se você não for caprichosa com o sal e a pimenta)

1 maço pequeno de tomilho fresco

Modo de Preparo:

A carne do frango está se desmanchando, mas não faça força para deixá-la em pedaços pequenos. Ela vai desmanchando um pouco mais durante o preparo.

Derreta a manteiga em fogo médio, numa panela de fundo grosso (eu usei uma das minhas de ferro) e junte o frango, sal e pimenta.

Deixe até o líquido secar e o frango começar a ficar levemente torrado e só então junte o caldo de frango, que você também deve deixar, mexendo ocasionalmente, até secar.

Junte o suco do limão, mexa bem para o sabor se misturar completamente. Junte os galhos de tomilho, desligue o fogo e sirva imediatamente.

Aqui em casa eu servi essa delícia só com salada verde e achei que foi uma refeição super satisfatória!

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 11 comments }

Julia December 17, 2011 at 19:29

Pat, a carne do seu frango também fica com um gosto meio estranho, forte ou de queimado, depois de feito o caldo? É muito diferente do gosto de frango “normal” (caipira mesmo, mas só preparado para comer, não para o caldo), e confesso que não gosto muito, só uso em receitas em que ele fique bem disfarçado, como alguma torta temperada ou com muitos legumes.

Pat Feldman December 17, 2011 at 20:58

Julia, eu não sei se já acostumei com o gosto ou se realmente não vejo diferença…

Julia December 17, 2011 at 22:46

Pois é, eu faço caldo há anos, mas ainda acho o gosto “marcante”. Também não gosto muito da consistência da carne, meio ressecada depois de sair tudo para o caldo. Enfim, quando estou com vontade de comer frango, não é o do caldo que eu uso :)

Pat Feldman December 18, 2011 at 6:20

Julia, se eu guardo a carne do frango usado no caldo na geladeira para usar depois, também acho que ela fica ressecada demais. O truque que funcionou aqui em casa foi usar a carne imediatamente após terminar de preparar o caldo.

Cacilda December 19, 2011 at 13:29

Pat, olá! Tudo bem?
Você usa frango capiria desses que vendem em açougues e supermercados mesmo?
Um abraço,
Cacilda

Pat Feldman December 19, 2011 at 17:48

Cacilda, eu tenho comprado a marca Nho Bento, que não se encontra em qualquer supermercado, mas é de supermercado sim. Nada comparado ao caipira DE VERDADE, mas bem melhor que aquelas grandes marcas, de granja.

FLUVIA MARIA BARRETO March 9, 2012 at 22:58

Olá. vc podia falar um pouco sobre panelas. seria ótimo, pois fico na dúvida sobre a melhor ou ideal.

Obrigada

Gerson January 7, 2014 at 10:41

Pat, Surgiu-me uma dúvida ao ler a sua receita de frango com limão: Você tem alguma recomendação para preparo de uma panela de ferro antes de usá-la pela primeira vez ?

Pat Feldman January 7, 2014 at 10:51

Sim Gerson. Você deve untar a panela com algum óleo ou gordura (eu uso a gordura de coco) e aquece-la por alguns minutos.

Francy January 12, 2015 at 21:18

Olá Pat, gostaria de saber uma coisa. Seus cozidos na maioria ã de 12 a 24 h. Mas aí vai a dúvida: você usa gás de cozinha normal ou fogão a lenha?

Pat Feldman January 13, 2015 at 21:47

Uso gás de cozinha normal. O fogão à lenha é um sonho de consumo!

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: