Aves DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS

Frango com temperinho anti-gripe

cimg2334[ratings]

Parece piada, eu acho que pode ser ansiedade, mas meu filho, que nunca fica doente, sempre às vésperas de uma viagem resolve arrumar uma bela tosse e um nariz escorrendo pra lá de chato. Sairemos de férias essa semana – aproveito para avisar que estarei fora durante 10 dias – e dessa vez não foi diferente: ele está molenga, com tosse e nariz escorrendo….

Qualquer remédio alopático virá somente em último caso. Normalmente consigo driblar o resfriadinho dele caprichando mais na dose diária de óleo de coco extra virgem e acrescentando aos pratos uma maior quantidade de alho, gengibre, cúrcuma (ou açafrão da terra), caldo de galinha caipira caseiro e iogurte natural integral ou qualquer outro alimento com lactobacillus vivos.

Nem preciso dizer que nesses dias, masi do que nunca, qualquer industrializado passa longe da minha cozinha!!            

Vocês podem não acreditar, mas testem em casa e vejam o quanto é verdade: certos ingredientes são sim capazes de ajudar rapidamente na recuperação da nossa saúde. Eu andava com vontade de comer um frango ensopado, achei um bom caipira e achei lindos shiitakes orgânicos no supermercado. O resultado foi perfeito, e amanhã, depois de uma boa noite de sono, venho ocntar como ficou a saúde do meu bonequinho.

Ingredientes:

1 colher de sopa de manteiga

2 colheres de sopa de óleo de coco extra virgem orgânico

2 xícaras de alho poró finamente fatiado (a parte branca e a verde clarinha do talo)

1 colher de sopa de alho finamente picado

2 colheres de sopa de gengibre fresco finamente picado ou ralado

2 xícaras de cogumelos shiitake

1 xícara de cogumelos shimeji

(na verdade você precisa para esta receita 3 xícaras de cogumelos frescos, e o mercado cada dia oferece maior variedade deles – sem fazer força eu já contei umas 8 variedades, então use o que tiver mais fácil)

600g de frango em pedaços (eu confesso que gosto mesmo é de peito, fui acostumada assim, mas fiquem sabendo que as carnes mais escuras do frango é que são as mais nutritivas, as mais ricas em ferro)

1 xícara de vinho branco seco

2 xícaras de caldo de frango caseiro

1 xícara de creme de leite fresco

1 xícara de iogurte natural integral

Modo de Preparo:

Coloque a manteiga e o óleo de coco numa panela grande e funda. Assim que a manteiga derreter, junte o alho poró e mexa muito bem até que ele comece a amolecer e ficar ligeiramente dourado.

Junte o alho e o gengibre e mexa muito bem.

Junte os cogumelos fatiados, mexendo sempre.

Após cerca de 3 minutos junte o frango em pedaços e mexa muito bem.

Quando o fundo da panela começar a secar, junte o vinho e mexa bem.

Quando o fundo da panela começar a secar novamente junte o caldo de frango caseiro, mexa muito bem, abaixe o fogo e tampe. Mexa ocasionalmente.

Mantenha assim por pelo menos 30 minutos ou até o fundo da panela começar a secar novamente.

Nessa hora junte o creme de leite, mexa bem e deixe aquecer. Junte o iogurte, aqueça rapidamente e sirva.

Hoje servi acompanhado de arroz integral básico e (para enorme alegria do meu marido) sauerkraut feito com repolho roxo.

Ficou um belíssimo jantar!!

E não se esqueçam! A partir de abril se iniciam as aulas de culinária CRIANÇAS NA COZINHA!!!

CLIQUE AQUI para mais informações!!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

8 comentários

  1. Pat, estou “lutando” para ser vegetariana, mas este franguinho…deve ter ficado uma delícia!!!
    BOA VIAGEM, TENHO CERTEZA QUE SEU BONEQUINHO JÁ ESTÁ BEM!
    Paz e Luz!

    1. Martha, meu bonequinho ainda acordou ligeiramente congestionado, mas beeeeeeeeem melhor do que estava! Incrível o que faz a ansiedade com o nosso organismo, e às vezes a gente nem nota.
      Quanto ao vegetarianismo… Bem, confesso que sou contra! Não acho que devamos comer carne descontroladamente, muito menos qualquer tipo de carne – já escrevi sobre isso aqui: https://pat.feldman.com.br/?p=3659 – mas acho que um consumo consciente e moderado de carnes em geral é importantíssimo para a nossa saúde.

  2. Ola Pat,
    o Franguinho anti-gripe tem optimo aspecto.
    è muito chato ver os nossos meninos doentes, o meu apanhou uma bela gastroentrite,mas pesada mesmo, tadinho ontem so bebeu agua e mais nada,ontem quando acabei por ir ao hospital com ele deram me uma folha com algumas coisas que ele podei comer e fique super contente quando li que se podia dar iogurte caseiro, pois nem todos os medicos dizem essas pequenas coisas.
    as melhoras do seu filhote.

  3. Pat, sempre usei homeopatia com as crianças e obtive ótimos resultados.

  4. Carissima Pat, fico feliz que voce trilha o caminho das soluçoes para doenças via alimentação.Tivessem todas as crianças mães como voce e não choraríamos perante óbitos prematuros, nem os pequenos “amoitados” por falta de ânimo. Cotinue, seu filho agradecerá.
    Abraços a todos

  5. Oi Pat,
    sempre passo por aqui e arrisco tuas receitas em casa. Toda a familia agradece. (risos).
    Uma perguntinha, sabe a apartir de que idade os pequenos podem comer cogumelos?
    O meu já tem 18 meses… e nunca perguntei ao pediatra se tem alguma contra-indicação.
    Obrigada

    1. Flávia, eu te confesso que também não sei qual é a “idade oficial permitida” para os cogumelos, mas me lembro de ter oferecido pela primeira vez mais ou menos nessa idade em que o teu está agora,18 meses. Eu fiz refogadinho na manteiga, como sempre faço, e juntei numa das comidinhas dele.

Comentários estão encerrado.