Alimentação ARTIGOS MAIS...

Glutamato Monossódico Faz Mal à Saúde?

Eu diria que a melhor pergunta é: “o glutamato monossódico faz MUITO mal à saúde?”

A minha resposta é clara e simples: GLUTAMATO MONOSSÓDICO FAZ MAL À SAÚDE SIM!!!

Pois o último Congresso Internacional de Nutrição, ocorrido em Buenos Aires na semana passada (15 a 20 de outubro de 2017) quer nos fazer acreditar que não, glutamato monossódico não faz mal à saúde. Eu estou tentando descobrir quem foram os patrocinadores deste congresso e quem patrocina os estudos dos profissionais citados na matéria. Não achei…

Pior ainda, na matéria referente ao congresso, publicada no portal UOL, as informações confundem ainda mais o leitor, já que não diferenciam o glutamato naturalmente presente em diversos alimentos, daquele industrializado, artificial, adicionado em exagero à quase totalidade dos produtos alimentícios altamente processados.

Sim, existem alimentos que contém alguma dose de glutamato monossódico naturalmente, em doses bem mais moderadas do que é adicionado aos produtos industrializados, que inclusive recebem a adição da versão artificial. Carnes, tomates, queijos curados e caldos caseiros são alguns exemplos de alimentos que naturalmente contém o realçador de sabor.

Sim, essa substância adicionada artificialmente faz mal à saúde, faz MUITO mal à saúde!!!

Existem muitas formas de realçar o sabor dos alimentos, deixá-los deliciosos, sem acabar com a saúde. O sal natural, que não contém glutamato, é um realçador de sabor natural e não faz mal à saúde. Ervas frescas e desidratadas bem utilizadas deixam qualquer receita mais saborosa e apetitosa. Caldos caseiros oferecem uma dose incrível de sabor aos alimentos, junto com inúmeros nutrientes. O modo de preparo dos alimentos também influencia no seu sabor final: se será cozido, grelhado, frito, assado, etc. Cada modo de preparo, uma delícia diferente!

Quem sofre de enxaqueca sente na pele – ou melhor, na cabeça – o quanto pode doer o consumo de glutamato monossódico. LEIA MAIS AQUI sobre a relação entre enxaqueca e o consumo de glutamato monossódico.

Está cientificamente comprovado que o glutamato monossódico pode ser responsável por inúmeros problemas de saúde, tais como obesidade, câncer, enxaqueca, depressão, hiperatividade, etc.

Glutamato Monossódico Escondido na sua Comida

Para piorar ainda mais, o glutamato monossódico nem sempre aparece com esse nome nos rótulos dos alimentos industrializados, o que o torna mais difícil de ser identificado.

Veja os outros nomes do glutamato monossódico que podem aparecer nos rótulos dos industrializados, e fique de olho!!!

  • gelatina
  • proteína vegetal hidrolizada
  • levedura
  • extrato maltado
  • xarope de arroz

Isso sem contar nos restaurantes que usam o glutamato monossódico no preparo dos seus alimentos e não deixam isso claro para o cliente. Pergunte, exija saber a verdade, diga que sofre de alergia grave e que corre risco de morte caso consuma glutamato. Você tem o direito de saber e o estabelecimento tem a obrigação de informar.

Mulheres grávidas e crianças são especialmente sensíveis ao glutamato e deveriam evitar a substância de toda forma possível!!!

Preparar sua própria comida, com ingredientes frescos e naturais é a melhor forma de garantir a qualidade do que você come!!! Faça sua própria comida, por você, pela sua saúde e pela saúde dos seus queridos!!!

CLIQUE AQUI e leia mais sobre os malefícios deste sal (texto em inglês).

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.