Leite de Amêndoas, Nozes ou Castanhas

by Pat Feldman on 24/07/2013 · 75 comments

in Bebidas, DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA, RECEITAS

leitede-amendoasPelas mais diversas razões, você pode não querer usar o leite de vaca, ou seus derivados em suas receitas. Você, ou alguém da sua família, pode ter intolerância à lactose, alergia à proteína do leite ou qualquer outro tipo de intolerância. Pode ser que sua família siga uma dieta estritamente kosher, que não mistura leite de vaca e derivados com carnes, então strogonoff (que na receita oficial abrasileirada mistura carne com creme de leite, mistura proibida nesse tipo de dieta) nem pensar!

A solução é bastante simples, bastante saborosa, muito saudável e pode ser feita rapidamente na sua casa: leite de amêndoas, nozes ou castanhas.

O uso desse leite é bastante vasto: substitui iogurte ou leite em vitaminas, substitui creme de leite nas mais diversas receitas, incrementa de forma magistral sopas e cremes e pode ser o toque especial em muitas sobremesas.

Ingredientes:

2 xícaras de amêndoas, nozes ou castanhas crocantes (vide receita anterior)

2 xícaras de água morna

Modo de Preparo:

Deixe as amêndoas ou nozes de molho por 8 a 12 horas.

Escorra a água do molho e lave rapidamente em água corrente.

Bata as amêndoas com uma xícara de água filtrada no liquidificador até obter uma mistura uniforme.

Acerte a consistência do leite acrescentando mais água – se a idéia é substituir o creme de leite em receitas, deixe o leite mais grosso, já se for usar o leite de amêndoas para o preparo de sopas ou vitaminas, pode deixá-lo ais ralo.

Coe o leite utilizando uma peneira forrada com fralda de pano.

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 72 comments }

Geni de Oliveira Santos June 23, 2009 at 16:04

Querida Pat, a castanha é castanha do Pará?

Pat Feldman June 23, 2009 at 18:02

Pode ser castanhas do Pará ou castanhas portuguesas, castanha Barú ou qualquer outra castanha.

Cacau June 23, 2009 at 18:14

Depois que eu me arrisquei a primeira vez a fazer leite de castanhas, amêndoas e afins, nunca mais parei de inventar! Eu nao bebo leite de caixinha NEM MORTA, e como nem sempre tenho leite cru orgânico, me viro como posso. Uma dica que eu posso deixar aqui é na hora de bater no liquidificador, colocar uma pitadinha de sal, mas bem pouquinho. Não fica salgado e quebra o gosto de “água”. O de castanhas do Pará eu gosto de bater com banana, o de amêndoas fica fantástico com uma colherzinha pequena de chocolate em pó e o de nozes, purinho adoçado com umas raspinhas de rapadura. O segredo do leite pra ficar beeeem cremoso e homogêneo é bater bastante, principalmente se seu liqui nao for daqueles super potentes. Pra quem gostar, vale a pena experimentar o leite sem coar mesmo. Fica beeeem mais cremoso e sacia bastante :)
Beijos!

Pat Feldman June 23, 2009 at 18:25

Cacau, esses dias eu vi na internet uma receita de chocolate quente feita com leite de amêndoas. Estou doidinha pra provar!!!

Milene June 24, 2009 at 8:43

Oi Pat!

Por favor, nos mande esta receita de chocolate quente com este leite!
Bj
Milene

Fernanda June 24, 2009 at 17:11

Obrigada pela dica, a familia do meu marido seguem a dieta kosher e eu nunca pude fazer o estrogonoffe brasileiro, a sorte é que aqui nos EUA dá pra achar leite de amendoas, e de arroz tb!

Andréia June 25, 2009 at 9:51

Pat. preciso te agradecer na idéia desse leite. Fiz um bolo delicioso usando leite de nozes aos invés de leite convencional, sem coar ficou uma delicia. Nutritivo, saboroso, excelente opção para lanche da escola.

Fausto July 11, 2009 at 18:25

Pat,
depois de coado eu posso utilizar as amêndoas em alguma receita?

Pat Feldman July 11, 2009 at 18:34

Fausto, por preguiça e poruqe gosto da textura, nunca coei o meu leite de castanhas… Mas caso você coe, pode secar o pó em forno beeeeeeeeeeeeeeeeeem baixo e com a porta entreaberta até obter uma farinha, que pode ser usada no preparo de colos, biscoitos e farofas. Melhor ainda que o forno para desidratar, é um desidratador de alimentos específico. Eu comprei o meu há menos de um mês e estou adorando!

Suellen November 25, 2011 at 18:56

Pat, você poderia dizer qual é o modelo desse desidratador …
Obrigada!

Ciumara July 13, 2009 at 20:05

Pat, será que é possível vc me dar umas dicas de uso do desidratador? Também tenho ele em casa, mas uso muito pouco….só desidrato ervas…
Ah, estou preparando uma massa para o pão de manhã…vai ficar delicioso! Viva a Pat!!!
Beijos

MICHELE SANTANA July 31, 2009 at 22:13

OLÁ AMADA,
POSSO SUBSTITUIR O LEITE COMUM POR ESTES PARA FAZDER A MAMADEIRA DO MEU FILHO DE 1 ANOS E 5 MESES?
POIS ACHO QUE ELE TEM INTOLERANCIA AO LEITE, AS VEZES DELE SÓ SAI VERDE E MUITO VEDORENTA.
GRATA.
BJOKAS E JESUS ABENÇOE.

Pat Feldman July 31, 2009 at 22:18

Eu tentaria substituir primeiro pelo leite de coco caseiro, depois tentaria os de nozes e castanhas.

Patchulis December 10, 2009 at 22:27

Oi, Pat,

Na receita você diz “amêndoas, nozes ou castanhas crocantes (vide receita anterior)” mas não achei de jeito nenhum a tal receita anterior. Tem algum segredo importante antes de preparar o leite?

Obrigada por todas as ótimas dicas!

Pat Feldman December 10, 2009 at 22:44

Tem um “pré-tratamento” sim nelas, dá uma lida aqui: http://pat.feldman.com.br/?p=680

Andrea January 6, 2014 at 12:21

queria entender Pat… desculpa minha dúvida besta…
então o molho acontece 2 vezes??? aquele da receita anterior e depois o molho desta?? se não os antinutrientes (é assim q escreve?) não são eliminados???
obrigada Pat

Pat Feldman January 6, 2014 at 19:34

Pareceu isso Andrea? Não, na verdade basta deixar de molho as nozes ou castanhas cruas, enxaguar muito bem e depois bater no liquidificador com nova água, filtrada!

Patchulis December 10, 2009 at 23:03

Nossa, que agilidade! Obrigadíssima!

Maria Júlia Sette September 3, 2010 at 18:03

Pat,

Meu filho tem 2 anos e bebe leite ninho. Há tempos que dou esse leite com peso na consciência. Quero passar pro vegetal. O que você me indica? Já recebi orientação que o de amêndoas é muito bom. Mas qual a proporção indicada pra idade dele? Existe outra receita boa pra ele?
Ele ainda mama um pouco, mas meu leite já estpa bem fraquinho e quero parar por conta de idade dele.
Agradeço!

Pat Feldman September 3, 2010 at 19:05

Leite de coco caseiro ou iogurte. Que tal?

Se fosse o meu filho e ele não tivesse nenhuma restrição alimentar, optaria pelo iogurte natural integral, no máximo diluído em um pouco de água filtrada para ficar mais fácil de beber.

Tiana February 1, 2011 at 1:03

Pat minha querida mestre!
Vem cá, onde vc compra suas castanhas e afins?Na feirinha da água branca tbm??tenho tanto medo de comprar castanha…ainda nào achei um fornecedor o qual confie plenamente…brigadao!
beijo enorme
Ti

Pat Feldman February 1, 2011 at 8:32

Ti, eu comprei muita castanha do Pará lá na Água Branca – é a melhor das melhores!! Mas com a bagunça lá no parque, faz tempo que não vou até lá em cima, onde Sr. virgílio vende as castanhas, então tenho comprado nozes e castanhas não orgânicas no sacolão perto de casa.

Recebi teus e-mails, logo te respondo!

Tiana February 2, 2011 at 11:43

Brigadão Pat! Tô com uma dúdida: a amêndoa mesmo, acho que, pelo q leio, não é legal comer um monte por dia…sendo assim, não têm umq quantidade máxima de ingerir este leite por dia? Por ex; eu quase não tomo leite já q não acho fornecedor de confiança. Tomo mt iogurtee derivados. Então o leite de amendos seria ótimo, mas não ficaria demais tomar leite e ainda usar nas receitas etc? brigada por todas ajudas! bj enorme espero teu email.beijoooooooo

Pat Feldman February 2, 2011 at 19:28

Ti, a idéia é que você consuma menos do melhor!

PAULO MARRA February 11, 2011 at 15:44

Pat estou procurando um fabricante de Leite de castanha e ou amendoas

Pat Feldman February 11, 2011 at 15:58

Paulo, como você pode ver na receita, eu faço meu leite de nozes e castanhas em casa.

catia December 22, 2011 at 14:59

Paty minhas filhas de 1 ano de idade tem intolerância a proteina de vaca e soja, elas fazem uso de leite especial Neocate , muitas vezes está em falta, posso substituir o leite de castanha do pará nas falta do leite especial delas?
ou mesmo assim posso dar de vez em quando, não é muito forte p/ elas??
aguardo sua resposta, só p/ vc ter idéia uma pesa 6,800 gramas e a outra 7,900 gramas bjs e obrigada.

Pat Feldman December 22, 2011 at 20:28

Catia, se fosse meu filho, eu daria leite de coco caseiro. Que tal você conversar com o pediatra responsável sobre o assunto?

julie July 31, 2012 at 14:56

OI Pat, conforme te perguntei outro dia e tenho lido, não se pode exagerar no leite de amêndoas, castanhas etc por causa da quantidade de oxalatos , que pelo que entendo causa pedras nos rins. E nem todo mundo aceita bem este tipo de leite ou farinha, infelizmente. EU acho que o leite feito da mesma forma mas com semente de abóbora não causa o mesmo problema. Só que ele diminui o colesterol, e não se deve diminuir o colesterol. Portanto, recomendaria que as pessoas variem toda a semana e não tomem só um tipo de leite!

BIANCA September 11, 2012 at 8:56

Oi, Pat!
Você já testou alguma receita de leite de arroz integral? Os industrializados são tããão caros, né?
Obrigada!

Pat Feldman September 11, 2012 at 11:08

Nunca Bianca, simplesmente porque nunca vi necessidade…

Fabi November 14, 2012 at 21:48

Só agora tive acesso a esta receita de leite de Amêndoas, Nozes ou Castanhas, achei bem interessante mas fiquei com uma dúvida, que gostaria se possível, ser sanada.
Li uma vez em um artigo (não achei para linkar aqui), que esses grãos são bons, ainda mais para produção do bom colesterol, porém não devem passar de 5 unidades/dia devido a quantidade de gordura que possuem
Pela receita postada aqui (2 xícaras), essa quantidade superaria a diária recomendada.
Como fazer então? Não seria esse um leite altamente calórico?
Desde já agradeço a resposta.

Pat Feldman November 16, 2012 at 17:53

Fabi, essa receita é para você fazer, guardar na geladeira ou freezer e ir ocmendo aos poucos. Imagina, tudo isso de uma vez faz mal pra caramba!!

Fabi November 14, 2012 at 21:55

*correção.
Nozes, castanhas e amêndoas são sementes, Se puder ao aceitar a postagem acima fazer o acerto fico agradecida.

Milene Bernardes May 20, 2013 at 17:07

Pat querida bom dia! Arrisquei fazer o leite de amêndoas ontem de manhã. Quanto tempo ele dura? Desde que fiz está na geladeira! Gratidão! Milene. Brasília – DF

Pat Feldman May 20, 2013 at 18:32

Milene, eu nunca fiz leite de amêndoas em quantidade maior do que a que vou usar, então não sei exatamente, ma a questão é que os óleos das amêndoas são bastante delicados, então se fosse para guardar, o faria no congelador e não na geladeira, mesmo que fosse por apenas um dia.

Milene Bernardes May 20, 2013 at 20:12

Obrigada Pat!
Vou me organizar nas quantidades. Fiz para experimentar.
Estou amamentando e quando consumo lactose/leite de vaca o intestino do bebê desanda… Daí quis experimentar outros leites nas frutas com granola do café da manhã!
Bjs!

Roberta July 24, 2013 at 15:05

Oi, Pat. Eu acrescento umas tâmaras desidratadas, que dão um sabor incrível. Não fica muito doce, garanto. Meu filho adora!

Você poderia por favor dizer onde comprou o desidratador de alimentos e qual a marca?

Obrigada,
beijos

Roberta July 24, 2013 at 15:07

Oi, Pat

Você poderia por favor dizer onde comprou o desidratador de alimentos e qual a marca?

Obrigada,
beijos

Pat Feldman July 24, 2013 at 17:44

Roberta, eu compreoi há algum tempo no site da Shoptime, mas nuca mais vi para vender.

Rosane September 8, 2013 at 19:32

ola,
que tipo de amendoas devo usar? e onde comprar?
o que tenho em casa eh torrada e salgada.
(e nao entendi bem a parte de lave rapidamente)
aguardo!
obrigada
beijos
rosane

Thais Schmidt October 17, 2013 at 15:56

Pat,
Minha filha é alérgica classe IV a leite de vaca e tomou neocate dos 7 meses a 1a6m. Mudamos para o aptamil soja com 1a6m e ainda toma até hoje com 2a1m.
Confesso que não fiquei feliz com a mudança por saber superficialmente dos problemas da soja, principalmente para meninas. Mas ai lendo seu artigo sobre soja, realmente fiquei preocupada.
Mas qual seria a solução para substituir esse leite para ela? Esse leite de amendoas pode ser um substituto? Os industrializados (tipo da Jasmine) sao confiáveis?
Pode me ajudar?
Obrigada!

Fabiana December 8, 2013 at 13:59

Pat
voce tem receita de iogurte de amendoas?
Poderia passar a receita?
Gratidão!
Fabiana

Pat Feldman December 8, 2013 at 16:45

Nunca fiz Fabiana!

Fabiana December 8, 2013 at 20:40

ok Pat, só sei que é uma delicia, uma vez comi numa festa… mas se eu conseguir, te passo a receita! Grata!

Fabiana December 9, 2013 at 8:06

Pat, achei uma receita! vou fazer depois te falo se ficou boa! bjs

Iogurte Crudívoro de Amêndoas
Receita publicada em http://www.menuvegano.com.br.
Receita enviada por:
Márcia Lima (bialimaksh) 24/06/2012

Ingredientes
• 300 gramas de amêndoas com pele
• 450 ml de água filtrada ou mineral
*
Instruções de preparo
Coloque as amêndoas num recipiente e cubra com água. Deixe de molho durante a noite. No dia seguinte, escorra a água e retire a pele das amêndoas (é só puxar que sai igual uma roupinha… rs). Coloque as amêndoas e os 450 ml de água no processador. Processe até que atinjam a consistência de uma pasta (quanto mais fina, mais delicado será o iogurte). Passe a mistura para um pote (de preferência de vidro) e deixe num lugar quente da casa (aqui em casa, deixo numa prateleira do armário que é de madeira e facilita a fermentação, porque fica mais quente), descansando por 8 horas (pelo menos). Quanto mais tempo ficar descansando, mais ácido ficará o iogurte.
Depois de fermentado, você pode guardar na geladeira em potinhos (refrigere por pelo menos 1 hora antes de usá-lo, assim ele fica mais firme). É ótimo puro, com xarope de maple ou glucose de milho. Também fica ótimo com granola e frutas. Eu uso ainda em receitas salgadas: dá um molho super nutritivo e diferente pra saladinha básica ou pros legumes grelhados. Eu como ainda com kibe de pts e falafel, é só macerar um pouco de hortelã e misturar nele com uma pitadinha de sal… Um verdadeiro coringa.

Menu Vegano 2012 – Rede social de culinária vegetariana!

Pat Feldman December 9, 2013 at 10:07

Fabiana, não concordo com duas coisas nessa receita: não se colocam bactérias do bem para inocular o tal iogurte de leite de amêndias, e isso pode fazer com que bacterias do mal se proliferem ali, causando uma intoxicação que pode ser bem grave. Outra coisa: a sugestão de servir o tal iogurte com xarope de milho, que é um veneno para a saúde!!!

Fabiana December 9, 2013 at 14:10

Hum entendi Pat, como sou novata no assunto, não havia reparado! boas observações! Concordo com você! Gratidão! bjs

Danila March 28, 2014 at 12:09

Pat querida… adorei essa receita.
Vi essa semana no GNT aquele novo programa “Bela Cozinha”… e ela fez essa mesma receita. Me deu água na boca, vou testar nesse fim de semana.
Você vê algum problema em oferecer esse leite pra meu filho de 9 meses?? Não vou substituir o que ele já bebe. Mas no caso de mingal ou vitamina, eu posso usar esse né??

Pat Feldman March 28, 2014 at 19:52

Danila, alguns pediatras não recomendam oferecer nozes e castanhas antes dos dois anos porque podem causar alergias. Como eu não ofereci tão cedo aos meus filhos, não sei o que dizer!

Clarissa August 4, 2014 at 21:07

Olá Pat!
estou muito feliz de ter encontrado esse site com tantas informações riquíssimas!
Sou mãe de uma menina de 2 anos que mamou até semana passada e só tomou leite de vaca integral orgânico depois de 1 ano.
Tudo lindo, até que ela demonstrou intolerância à lactose, inclusive ao iogurte natural caseiro orgânico!
Vi nos comentários desse post que tu antes de oferecer esse leite de amêndoas daria leite de coco, mas o de coco se compara ao de amêndoas na quantidade de cálcio?
pq a amêndoa tem bastante né?
Andei pesquisando tb sobre leite de gergelim que é riquíssimo em cálcio, mas já vi que tenho que deixar de molho por conta dos fitatos…
Estávamos usando leite de cereais (aquele da sônia hirsh que cozinha por horas) mas deve ser cheeeeio de fitatos né?
Desculpe a quantidade de perguntas mas tô muito empolgada com teu site!
Gratidão querida!

Pat Feldman August 5, 2014 at 21:52

Clarissa, se for pelo cálcio, eu não daria leite nenhum, mas sim caldo de carne caseiro na mamadeira – como aliás já fiz! Os caldos caseiros à base de carnes e ossos são riquíssimos em cálcio e outros nutrientes super importantes!

Clarissa August 6, 2014 at 16:01

ótimo pat!!
já tinha lido esse post, mas como lá tu oferece pra bb mais novinho não associei.
Vou testar e oferecer nos lanches, pq no almoço e janta ela recebe bastante ferro e li que cálcio e ferro competem na absorção, então é bom alternar a oferta entre as refeições.
Ontem ofereci pra ela pizza de sardinha (rica em cálcio) no lanche. Hoje tapioca com ricota de amêndoas e avelãs. Ela comeu bem menos da opção vegana (pq enfim, é mais pedaçuda, tem q mastigar mais) e além de tudo tem os antinutrientes… aí tô bem preocupada com absorção de cálcio, mas teu site me salvou!!
gratidão, pat!

Sabrina February 4, 2015 at 21:25

Olá Pat,
fiz meu leite hoje mas não usei toda a amendoa que tinha deixado de molho. O que posso fazer com ela? Guardo na geladeira com ou sem água?
Não consigo encontrar essa informação em lugar nenhum!
Help me!
Obrigada

Pat Feldman February 5, 2015 at 7:08

Sabrina, você pode fazer mais leite e congelar ou pode secá-las por algumas horas no desidratador ou em forno MUITO baixo.

celia February 19, 2015 at 17:24

Gostei bastante. Vou tentar fazer.

Rosa Maria April 10, 2015 at 9:10

Pat, esse leite de castanhas pode ser com castanhas de caju?Porque moro em Fortaleza e fica mais fácil.

Pat Feldman April 10, 2015 at 11:15

Pode sim, Rosa Maria!

Rosa Maria April 12, 2015 at 10:46

Pat. muito obrigado. outra pergunta. fiz o leite de castanha achei supergostoso,mas tenho uma duvida,como as castanhas não são torradas, elas veem meio sujas, mesmo lavando,como tomar esse leite , se tiver alguma contaminação?

Pat Feldman April 12, 2015 at 19:49

Tem que deixar de molho e jogar a água do molho fora.

Marcelo Martins April 24, 2015 at 20:24

Muito boa a receita! Simplicidade e objetividade na orientação do preparo! Parabéns! Preparando em 3, 2, 1…

Liliane April 28, 2015 at 16:57

Olá, Pat!
Gostaria de sua ajuda!
Estou buscando alternativas ao leite de vaca e seus derivados na alimentação da família, principalmente para a minha filha que está com 1 ano e 2 meses (aleitamento materno exclusivo até os 6 meses e a partir daí de forma complementar). Não é caso de intolerância ou alergia, e sim interesse numa alimentação mais saudável e orgânica. Acho interessante o leite de amêndoas, coco e arroz, mas minha preocupação em relação à ela é o cálcio. Li artigos que falam que eles não conseguem substituir o leite de vaca e seus derivados no que se refere ao cálcio. É isso mesmo? Como faço para garantir que minha filha absorva noque precisa para seu desenvolvimento?

Pat Feldman April 30, 2015 at 15:42

Liliane, com relação ao cálcio as perdas do não consumo de leite e derivados são mínimas, já que o cálcio do leite, apesar de ser muito, quase não é aproveitado pelo nosso organismo. O consumo regular de caldos caseiros, nozes e castanhas é muito mias eficiente!

Liliane April 30, 2015 at 21:22

Obrigada, Pat! Mas me orientaram a ainda não dar pra ela nozes, amêndoas e castanhas em razão do risco alergênico; que só estaria liberado a partir dos 2 anos… É isso mesmo?
Em relação aos derivados, vc acha que seria prejudicial à ela eu dar iogurte natural integral orgânico e queijo minas orgânico? Estou pendente a não limitar totalmente essas opções de derivados orgânicos, embora receosa. Vc acha que daria pra ela consumir sem fazer mal, e que há produtos confiáveis desse tipo?
Grata por sua atenção e ajuda!

Pat Feldman May 7, 2015 at 22:05

Liliane, aqui eu costumo sempre contar a minha experiência com os meus filhos, o que deu certo e o que deu errado, entre outras coisas. Creio que seria interessante você conversar com o pediatra ou nutricionista de confiança para o seu caso especificamente.
Meus filhos tomaram leite cru e iogurte desde muito cedo. Queijos também comeram logo após o início das papinhas. Nozes e castanhas eu demorei mais porque tinha medo deles engasgarem – confesso que nunca me ocorreu a possibilidade de alergia! Se eu não tivesse leite cru disponível, talvez teria dado leite de coco caseiro.

Liliane May 8, 2015 at 22:59

Muito obrigada, Pat!!

Vanessa September 15, 2015 at 15:19

Precisa tirar a pele das amêndoas?

Pat Feldman September 16, 2015 at 18:24

Não, basta deixar de molho.

Vanessa September 16, 2015 at 11:47

Pat, voltarei a trabalhar em pouco tempo e minha bebê estará com um pouco mais de sete meses. Gostaria de alguma ideia de alimentação líquida para dar no copo com bico, pois amamentarei ainda em casa, mas fico preocupada com o que dar durante o dia e não quero de jeito nenhum dar essas fórmulas infantis cheiss de porcarias pra ela. Queria uma ideia pra conversar com o pediatra.

Nadima Calixto January 4, 2016 at 23:08

Olá, Tenho um filha de 11 meses e gostaria de saber qual o tipo de leite ideal para dar pra ela. O leite de castanha do pará é muito forte para bebês? Qual seria a melhor recomendação ?
Grata.

RUBIA LOPES DA SILVA MIRANDA NEVES May 24, 2016 at 23:02

Pat a agua do molho é morna? E a água para bater?

Gi Addams July 30, 2016 at 19:08

Adorei! Muito mais simples do que eu imaginei!

Comments on this entry are closed.

{ 3 trackbacks }

Previous post:

Next post: