Macarrão cor de rosa

by Pat Feldman on 02/01/2013 · 1 comment

in Massas, RECEITAS

Essa receita – super simples – vai agradar em cheio às meninas apaixonadas por cor de rosa, princesas e bonecas, mas não há problema algum em oferece-la também aos garotos. Outro dia desses preparei aqui em casa para o meu filho e ele adorou, sem nem cogitar o eterno preconceito “cor-de-rosa-é-cor-de-menina”.

Macarrão é praticamente uma unanimidade entre as crianças, possivelmente por culpa de mães cansadas e com pouca criatividade para pensar em opções práticas e mais nutritivas, mas também porque é sim uma opção deliciosa em qualquer idade. Deliciosa, mas pouco nutritiva, e como os pequenos estão em plena fase de crescimento, qualquer “ajuda vitaminada” é super bem vinda!

Meu filho mais velho custou a comer macarrão. Ele nunca se interessou e eu nunca fiz questão de oferecer, acho desnecessário, mas no começo de 2012, com quase 7 anos de idade, ele provou e gostou, e agora pede eventualmente, principalmente com molho de queijo, como é muito comum o tal Mac n’Cheese nos Estados Unidos

Sempre que preparo massa em casa, opto pelas de farinha branca, grano duro, já que se fosse optar por uma massa integral, teria que me certificar de todo o pré-processo de deixar os grãos de molho, secar, moer, com eu explico AQUI. Dá pra fazer, não é difícil, mas dá trabalho e leva tempo, e eu confesso que ainda não me aventurei tanto assim. Nesse caso a dica é: escolha uma boa massa branca de grano duro e cozinhe al dente, sem jamais deixar ficar mole demais.

A receita a seguir saiu meio sem querer, num dia que juntou uma certa preguiça da minha parte com uma sobra de sopa de beterraba na geladeira. Depois eu incrementei um pouco a sopa, de modo a deixá-la mais nutritiva, ideal para bem alimentar as nossas crianças!

Ingredientes:

Macarrão de farinha branca e grano duro no formato favorito do seu filho (sugiro no máximo 120g de massa por criança) cozido al dente

Para o creme de beterraba:

4 beterrabas médias, descascadas e picadas

2 colheres de sopa de manteiga

2 xícaras de caldo de carne caseiro

sal e pimenta do reino à gosto

1/2 colheres de chá de dill fresco

4 colheres de sopa de iogurte caseiro natural integral

Modo de Preparo:

Cozinhe a beterraba no caldo de carne com uma pitada de sal até que ela fique bem macia – quanto menores os pedaços de beterraba, mais rápido ela cozinha. Acrescente água filtrada caso necessário.

Espere esfriar um pouco e transfira as beterrabas com o caldo de carne para o copo do liquidificador e junte a manteiga, o iogurte e o dill.

Bata até obter uma mistura completamente cremosa e homogênea. Acerte o tempero com sal e pimenta do reino.

Reserve na panela tampada.

Em outra panela cozinhe o macarrão (você pode substituir a água do cozimento pelo caldo caseiro de sua preferência e deixar a receita ainda mais saborosa e nutritiva).

Quando a massa estiver cozida al dente, escorra a água, retorne o macarrão para a panela e junte creme de beterraba o suficiente para embeber toda a massa, sem exagerar na quantidade, para não ficar com cara de sopa.

Se o seu filho é como o meu e detesta comida super quente, sirva desse jeitinho mesmo. Caso contrário, aqueça um pouco e sirva.

Uma opção para deixar essa receita ainda mais vitaminada sem mudar nadinha o gosto dela, é acrescentar uma gema de ovo caipira à mistura de massa e creme de beterraba depois de desligar o fogo. Joga a gema crua, depois de lavar muito bem a casca e separar a clara. Eu faço isso direto aqui em casa, em vários pratos dos meus meninos. 

Ovo caipira é nutrição garantida!!

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

Comments on this entry are closed.

{ 1 trackback }

Previous post:

Next post: