Alimentação AMIGOS ARTIGOS Dr. Alexandre Feldman

Mais Peixe, Menos Dor de Cabeça

peixeAutor: Dr. Alexandre Feldman

A ciência produz, a cada dia, novos trabalhos comprovando o benefício dos alimentos na saúde. Se você sofre de enxaqueca, certamente vai se beneficiar comendo peixe mais frequentemente. Os peixes contém ácidos graxos (óleos) benéficos, que desempenham um papel importante na saúde em geral, e na enxaqueca em particular.

Para começar, os óleos dos peixes diminuem a tendência das plaquetas do sangue a ficarem aderentes. Isto é muito importante, pois sabe-se que as plaquetas dos portadores de enxaqueca são aderentes além da conta, predispondo a uma tendência do sangue a coagular mais do que o normal, aumentando o risco de obstrução de vasos sanguíneos nesses pacientes. O peixe ajuda a neutralizar este risco.

Os ácidos graxos dos peixes ajudam a regular a transmissão de sinais das células cerebrais entre si. Lembre-se que a causa da enxaqueca é justamente uma alteração nessa neurotransmissão.

A gordura (óleo) dos peixes é antinflamatória – imagine só! Comer mais peixe diminui a tendência a processos inflamatórios e dolorosos. Sabe-se que a dor da enxaqueca provêm de uma inflamação na parede de vasos sanguíneos e outras estruturas da cabeça. Esta inflamação origina-se de disparos anormais de certas células cerebrais (neurônios).

Aumente essa tendência antinflamatória temperando seu peixe com orégano, que contém um potente antinflamatório natural na sua composição, o ácido rosmarínico; e gengibre, também muito antinflamatório, graças aos gingeróis que ele contém.

Os peixes mais benéficos são os mais gordurosos: salmão, atum, arenque, sardinhas, linguado e cação, anchovas também.

Se você fritar o peixe entretanto, ele perde todas as propriedades benéficas. Por isso, evite fazê-lo. Prefira assar, grelhar e cozinhar seus alimentos. Fritar é submeter o óleo a temperaturas muito altas, o que modifica os óleos, neutralizando as suas propriedades benéficas e trazendo propriedades prejudiciais à saúde. Frituras – inclusive de peixe – podem ser pró-inflamatórias; em outras palavras, podem facilitar a presença da dor. Isso vale não somente para a enxaqueca, mas também para artrites, reumatismo, fibromialgia e outras dores crônicas. Vale, igualmente, para processos inflamatórios crônicos, como asma.

Se você já possui o hábito de comer peixe e mesmo assim sofre de enxaqueca, minha opinião é que o seu problema seria pior se você não possuísse este hábito. Lembre-se que o verdadeiro controle da enxaqueca não se baseia apenas em um ou dois itens, mas sim, numa ação conjunta que envolve amplas mudanças de hábito e estilo de vida.

Mais informações no site www.enxaqueca.com.br

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

13 comentários

  1. Oi! Estou adorando esse site!
    Tenho entrado no mundo orgânico agora. Rsrsrs…
    Um aperguntinha: Você usa grill? O que acha? Como vocÊ grelha seus alimentos, como pe peixe, por exemplo?
    Parabéns pelos site maravilhoso!
    Beijos.

  2. Muito boa esta matéria pois eu ja tenho o costume de comer peixe passarei a comer mais ainda.
    Eu n tenho enxaqueca mais pretendo evitar futuros problemas
    e indicarei a amigos sobre o assunto.

  3. Dr. Alexandre Feldman. Grata por este artigo. Estou repassando para amigos e familiares. Diva Falcão.

  4. Adorei essa matéria.Bem,como todas que leio nesse site.
    Todos os dias dou uma passada por aqui,e sempre tem matérias maravilhosas.A minha filha Jade de 13 anos, também adora.Meus parabéns,e sucesso sempre.

  5. Hoje em dia os peixes estão contaminados por perigosíssimo: Mercúrio.

  6. Adoro peixe, mas infelizmente é mais um fator desencadeante para o meu caso.
    Minha mãe já fez cozido e mesmo assim tive crise. Mas não sei se foi algo durante o preparo que não deveria ser feito, ou até a procedência do peixe, que infelizmente não dá para saber o estado que chega as feiras ou supermercados.

    Até hoje não consegui seguir a dieta anti-enxaqueca, a única coisa que faço é evitar alimentos desencadeantes de dores, mas nem sempre um alimento que não desencadeia dor é saudável.

    Mas é bom saber dos benefícios do peixe, quem sabe um dia eu possa comer sem dor.

  7. Oi li a matéria e concordo plenamente em comer peixes para combater as dores de cabeça (enxaqueca), adotei uma dieta somente comendo verduras com pouco arroz e feijão retirei a carne vermelha e até mesmo o frango, a dieta foi ótima emagreci e descobri que comer peixes melhorou muito as dores horrendas que eu sentia, no meu caso comia uma sardinha enlatada aquela encontrada nos supermercados porque fiquei sabendo que ela contém muito omega 3, no período em que comi sardinha uma vez ao dia não senti enxaquecas e quando parei de comer sardinha e de tomar omega 3 voltou as dores então resolvi adotar peixes para sempre, olha que eu tinha enxaquecas duas vezes ao mês e não tomei mais remédio,é impressionante estou mais feliz por não senti mais dores, pois é uma dor insuportável. Espero que este comentário ajude outras pessoas a terem uma qualidade de vida melhor comendo mais peixes e tomando omega 3 pois comigo funcionou.

Comentários estão encerrado.