Minha primeira mousse de chocolate

by Pat Feldman on 17/01/2016 · 7 comments

in RECEITAS, Sobremesas

Screen Shot 2016-01-17 at 4.57.07 PMMousse de chocolate foi sempre a sobremesa da minha avó, especialmente no dia 20 de janeiro, aniversário do meu irmão – é a sobremesa favorita dele! Eu não poderia dizer que não gosto dessa sobremesa, mas confesso que apesar de gostar, acho tremendamente enjoativa, me satisfaço com uma colherada só!

Como a minha avó já não faz mais nada na cozinha e como nem em São Paulo ela mora, esse ano eu resolvi que eu prepararia a tal mousse para o meu irmão, uns dias adiantado, porque durante a semana ele não estará aqui, mas o que vale é o carinho.

Lá fui eu dar uma olhada em como fazer a mousse de chocolate, que eu sabia que era simples, mas nunca tinha tentado. aí saiu, a minha primeira mousse de chocolate. Continuo achando enjoativa, mas não posso negar que ficou muito saborosa!
O grande segredo para a mousse não ser muito junk é a qualidade dos ingredientes. Os mesmos ingredientes podem ser de ótima qualidade ou péssimos, e isso vai fazer TODA a diferença no resultado final!

Ovos caipiras sempre, de preferência orgânicos. Eu compro os meus muitos ovos toda semana na feira de orgânicos do Parque Água Branca. Recomendo!

O chocolate é a estrela da receita, então escolha o melhor possível!! O meu chocolate favorito é, de longe, o da Luisa Abram. A composição dele? Cacau selvagem e açúcar, só isso, só o necessário. Os chocolates AMMA também são compostos só por cacau da Bahia e açúcar. A diferença é basicamente o terroir. Eu acho o chocolate da AMMA mais amarguinho, do tipo que pega na língua. Em termos de qualidade, os dois são excelentes. Para o MEU paladar, o da Luisa Abram é mais agradável. Questão de gosto.

Mas agora chega de conversa e vamos ao que interessa, a receita!

Ingredientes:

250g de chocolate meio amargo (o da Luisa tem as opções 70% e 81%; o AMMA tem uma gama maior de opções; escolha o que preferir)

4 colheres de sopa cheias de manteiga (em geral se usa manteiga sem sal, mas como eu só tinha com sal, foi assim mesmo e ficou bom)

4 ovos caipiras

4 colheres de sopa de água filtrada

Modo de Preparo:

Separe as claras das gemas.

Pique o chocolate todo.

Screen Shot 2016-01-17 at 4.48.02 PMFaça um banho maria: pegue uma panela maior, não muito funda, e coloque com água até por volta da metade e esquente em fogo baixo. Dentro dessa panela com água, coloque uma panela/recipiente menor, onde você deve colocar o chocolate picado.

Junto com o chocolate coloque a manteiga e a água e mecha delicadamente até que todos os ingredientes derretam e formem um creme uniforme. Reserve.

No pote da batedeira, bata as gemas em velocidade máxima até que elas engrossem e ganhem um pouco de volume. Tem gente que gosta de acrescentar um pouco de açúcar às gemas na hora de bater. Eu acho desnecessário, pra mim o chocolate já fornece todo o açúcar necessário para essa sobremesa.

Junte a mistura de chocolate derretido às gemas e bata bem.

Em outro pote fundo, bata as claras em neve.

Aos poucos, e agora só com a ajuda de uma colher de pau ou um fouet, vá misturando delicadamente as claras em neve com a mistura de chocolate.

Transfira para a travessa onde vai servir – uma travessa grande ou já em taças individuais – e leve à geladeira por pelo menos 6 horas antes de servir. O período de refrigeração é importante para a mousse ganhar a consistência ideal!

Na hora de servir, salpique uma porção de nibs de cacau para enfeitar e deixar um crocante na boca.

Você pode preparar a sobremesa um dia antes de servir – facilita muito a vida quando vamos receber amigos em casa e não queremos deixar tudo para a última hora.

Conheça também as nossas redes sociais:

Instagram: @pfeldman

Facebook: Comida de Verdade, por Pat Feldman

Periscope: PatFeldman

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 7 comments }

Daisy January 18, 2016 at 16:39

Oi Pat! Sou paciente do dr. Braghini e então conheci seu site, que adoro.
Minha filha mora nos EUA e está seguindo suas dicas quanto as papinhas da minha netinha que acabou de completar 8 meses. Mas lá não tem alguns legumes que tem aqui, mas por outro lado tem outros que não tem aqui. Sendo assim ela está com dificuldade de saber quais legumes ela pode dar para ela. Você teria uma relação dos legumes em inglês para repassar. Falei hoje para ela comprar o livro Nourishing Traditions da Sally Fallon , não sei se lá teria esta orientação. Ou seria no Nourishing Tradition book of baby & child care?
Obrigada.

Pat Feldman January 18, 2016 at 19:41

O Nourishing Tradition book of baby & child care é o livro perfeito para ela comprar. Tem também o Real Food for Baby, da Nina Plank, excelente!!!

Daisy January 18, 2016 at 22:26

Obrigada Pat!

Patricia January 22, 2016 at 17:58

Oi Pat! Adoro seu site e suas receitas!! Adorei essa receita, mas fui procurar esse chocolate, e levei um susto! Eu entendo que temos que usar produtos de boa qualidade, mas só o chocolate já são mais de 100 reais numa mousse. Deve ser muito bom, mas é muito caro. Para fazermos a mousse usando um bom chocolate, mas mais em conta o que devemos procurar no chocolate? Tem algum mais em conta que vc sugira? Eu sei que não vai ficar tão bom, mas será mais possível de ser feito.
Obrigada,

Pat Feldman January 22, 2016 at 18:53

Patricia, eu já até fiz com chocolates mais simples e o resultado foi legal também, mas quando se pensa em saúde, aquele monte de aditivos me deixa ocm vontade de chorar (e ganhar na mega sena!!). Procure uma marca que tenha o mínimo de aditivos possível. O melhor é só cacau e açúcar, então o que estiver mais próximo disso, será melhor!

Júlia February 29, 2016 at 9:46

É possível trocar manteiga por ghee nessa receita? Obrigada!

Pat Feldman February 29, 2016 at 11:18

Nunca fiz com ghee, mas creio que dê certo sim. Se testar, venha contar!

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: