Aperitivos e entradas Lancheira da escola e dos passeios RECEITAS

Mix Crocante

MixCrocanteEsse Mix Crocante foi um verdadeiro sucesso nesse último Natal!!! Eu fiz de montão e decidi compartilhar meus truques aqui com vocês. A receita em si já está publicada AQUI, explicando direitinho cada etapa do preparo: deixar de molho em água e sal e depois secar lentamente. Demora, mas é fácil demais!

Misturar nozes, castanhas e frutas secas simplesmente, e eventualmente temperar com algum sal especial e/ou ervas é fácil, mas o que eu descobri estudando muito é que nozes e castanhas contém toxinas na sua pele, toxinas que as fazem mais difíceis de digerir, mais “pesadas” e para pessoas mais sensíveis, podem até causar problemas piores.

Eu deixo minhas nozes e castanhas de molho em água e sal bruto (Sél de Guerande) por 6 a 12 horas e isso neutraliza todas as toxinas – se você visse a cor que fica a água do molho!! – e após esse período do molho eu seco essas nozes e castanhas a 60 graus, temperatura baixa o suficiente para preservar os óleos dessas nozes e castanhas.

Para montar esse Mix Crocante eu não tenho uma regra fixa, mas em geral uso as mesmas quantidades de amêndoas, nozes, castanhas do Brasil (também conhecida por castanhas do Pará) e macadamias – todas preparadas da forma que eu explico AQUI. Depois das castanhas de molho e secas, eu misturo também uma porção de damascos, que eu já compro secos (mesmo achando que os deveria também secar em casa – um dia ainda faço!). Eles dão um visual incrível ao Mix e a sua doçura quebra um pouco o salgadinho das nozes e castanhas. Para finalizar, na hora de embalar, vários galhos de alecrim fresco garantem um aroma espetacular à mistura!

Para secar as nozes e castanhas eu recomendo um bom desidratador de uso doméstico ou, se você tiver um forno elétrico que permita a regulagem de baixas temperaturas, use-o!

Esse Mix Crocante pode ser um ótimo aperitivo quando você reunir os amigos em casa, é uma opção saudável e saborosa para a lancheira das crianças, vai bem em saladas e até em sopas. Recomendo!

Se você acha que não dá tempo de fazer em casa, FALA COMIGO e encomenda, que eu faço para você!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

11 comentários

  1. Oi Pat, assisti vc la no mamatraca e adorei!
    Gostaria de saber se o sal que vc usa é a flor de sal?

    Vi em um artigo que vc já enviou sal para muita gente, gostaria de saber qual o valor de 1kg desse sal?

    Beijos

    Tami

  2. Obrigada!
    É sal grosso mesmo?

    Pensei que estivesse muito mais caro, se é só isso vale MUITO a pena! Benefícios para o futuro de toda família!

    Adorei!

  3. Ola Pat,

    Muito obrigada por compartilhar mensagens tao bacanas ao longo dos dias!
    Desejo que vcs tenha um 2013 recheado com belas surpresas :-)
    E que nesse ano vcs conquistem tudo aquilo que o $ nao pode comprar…

    Um abraco,
    Marianna

  4. Olá Pat, esse processo do molho e depois forno não faz perder nutrientes?

      1. foi o que imaginei hehe…testei em casa e realmente ficou uma delicia ;*

  5. Olá, tenho apreciado muito os artigos aqui publicados, obrigada!

    Uma pergunta, os amendoins que se compram em casca são já torrados, e penso que os cajus também. Funciona na mesma colocar estes de molho para digerir melhor e eliminar os elementos não desejáveis?

    Sobre Linhaça, chia e gergelim, eu costumo moer na hora e comer em iogurte. Ao fazer isso estou a comer os antinutrientes que impedem de absorver os minerais?

    Obrigada! Um abraço de Portugal

Comentários estão encerrado.