DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA Molhos RECEITAS

Molho de Cogumelos “Vapt-Vupt

Apesar da minha casa ainda não estar 100% pronta e arrumada (chego a duvidar que um dia ficará…), ontem resolvi reunir família e um casal de amigos para comemorar tardiamente o aniversário de 5 anos do meu filho, que foi no último dia 13 de maio.

Eu adoro ter a casa cheia, mas confesso que o mega barrigão de quase 8 meses de gravidez está pesando bastante, então em pleno domingo, sem ajudante em casa, nada de ter muito trabalho. Pensei em mil cardápios mirabolantes, mas o peso da barriga me fez decidir por 2 opções de massas e duas opções de molho pra elas: o já conhecido molho bolonhesa, que eu publiquei AQUI e um molho à base de muitos cogumelos e creme de leite fresco. Para a sobremesa, tiramissu (estava com desejo!) e um montão de salda de frutas!

As bebidas eu deixei por contado meu pai, um estudioso apaixonado dos vinhos (quem sabe um dia desses ele não topa dar algumas sugestões de vinhos para as receitas aqui do site? As “crianças grandes” com certeza vão gostar!). Eu dei apenas alguns goles nos vinhos, uma provinha mesmo, pra não passar vontade, porque grávida não pode e nem deve abusar (mas também não pode passar vontade!), nem consegui os rótulos para saber o que estava provando…

O molho bolonhesa já estava mais do que decidido, já que é uma opção que nunca dá errado, acho que praticamente todo mundo gosta. A segunda opção seria certamente um molho branco, uma paixão minha. Pensei primeiro num molho de queijos, mas nunca acerto muito bem quando o molho vem separado da massa. Depois pensei no molho que eu chamo “parisiense”, à base de creme de leite, bacon, ervilhas, frango desfiado e presunto. Uma delícia, mas é outro que fica bom de verdade quando já vem misturado à massa. Fui para o supermercao cheia de dúvidas e foi lá mesmo, passando pela sessão de horti-fruti, que me decidi pelos cogumelos. Saí do supermercado direto para o sacolão, onde é tudo mais fresquinho…

Domingo de manhã bem cedo, dei sorte, estava tudo bem fresquinho mesmo e tínhamos uma variedade enorme de cogumelos. Comprei shiitakes, shiimejis, mini portobelos, cogumelos salmon e funghi secci (será que escrevi certo?), um exagero de cogumelos, e eu nem sabia aocerto como iria prepará-los…

Deixei o molho bolonhesa encaminhado e fui cuidar dos lindos cogumelos…

Ingredientes:

5 bandejas de cogumelos variados (use aqueles da sua preferência, um tipo só ou vários tipos diferentes)

2 colheres de sopa de manteiga

1 dente de alho finamente picado

2 xícaras de caldo de carne caseiro

sal e pimenta do reino à gosto

1 pitada de curry

500 mL de creme de leite fresco

1/2 xícara de cebolinhas finamente picadas

Modo de Preparo:

Retire os cabos dos cogumelos e fatie todos muito finamente.

Se estiver usando cogumelos desidratados (eu usei uma, das 5 porções), coloque-os de molho no caldo de carne fervendo assim que começar a receita e reserve. Eles serão adicionados ao molho posteriormente.

Refogue o alho na manteiga e assim que começarem a dourar, junte os cogumelos pouco a pouco. A técnica aqui (técnica caseira minha, que fique bem entendido!) é acrescentar os cogumelos aos poucos, um punhado por vez, esperando que os cogumelos amoleçam antes de colocar o próximo punhado.

Assim que todo o cogumelo estiver na panela e bem molinho – você deve mexer sempre e usar fogo médio – tampe a panela e deixe cozinhar por 3 a 5 minutos.

Junte os cogumelos hidratados no caldo de carne à panela, junto com o caldo todo.

Tempere com sal e pimenta, tampe e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, vigiando para que o caldo não seque completamente. Caso esteja secando demais, acrescente mais caldo de carne ou água filtrada. O caldo pode secar quase todo, só não  demais, a ponto de deixar os cogumelos queimarem.

Perto da hora de servir acrescente o curry e o creme de leite fresco e deixe ferver rapidamente. Acerte o tempero com mais sal e pimenta do reino, caso necessário e desligue o fogo.

Junte as cebolinhas e sirva imediatamente.

Observações:

O molho fez muito sucesso com a massa, modéstia a parte, ficou bom MESMO, e foi super fácil de preparar! Eu tenho certeza que esse mesmo molho também teria ficado divino sobre medalhões ou filés grelhados.

O meu filho trocou as massas por arroz integral básico e se deliciou com os dois molhos. Ele simplesmente detesta macarrão de qualquer tipo.

Para quem segue a Dieta Feldman Antienxaqueca o molho é permitido nos 3 primeiros meses, porém não para acompanhar qualquer tipo de massa. Neste caso, opte por carnes, aves caipiras ou peixes.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

3 comentários

  1. Vou fazer com certeza!
    Não tô gravida, mas tô com desejo.
    Parabéns pela disposição no oitavo mês.
    E muita saúde sempre!
    Obrigada pela receita.
    Beijos
    Mama

  2. NOSSA, preparei esse molho hoje, e ficou acima das expectativas! Meu irmão e uma amiga que comeram disseram que não perdia em nada para um prato de um bom restaurante! Obrigada pela receita! Bjs

Comentários estão encerrado.