DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA Peixes RECEITAS

Moqueca de Peixe

Esse é o coco que dá origem ao azeite de dendê. É tudo coco, com todas as maravilhosas propriedades que já publiquei aqui no site.
Esse é o coco que dá origem ao azeite de dendê. É tudo coco, com todas as maravilhosas propriedades que já publiquei aqui no site.

Já faz um tempão que venho sonhando em repetir aqui em casa a minha receita de Moqueca de Camarão, mas encontrar um camarão fresco em São Paulo, completamente sem aditivos, é uma tarefa impossível. Aliás, camarão sem aditivos é difícil até à beira do mar nos dias de hoje…

Na falta de um bom camarão, resolvi testa a minha receita usando peixe branco em lugar de camarão. E resultado foi surpreendente!! Uma explosão de sabor, a leveza do peixe branco, o sabor característico (e saudável) do dendê.

Para acompanhar decidi inovar e cozinhar o arroz no caldo de peixe misturado a um pouco de leite de coco caseiro. Eu não vou conseguir ser modesta. Ficou D-I-V-I-N-O!!!!!!!

A foto do prato eu fico devendo… Não deu tempo de tirar!

Ingredientes:

1 colher de sopa de óleo de coco

1 colher de sopa de manteiga

1 cebola orgânica média picada;

2 dentes de alho orgânico picados;

600g de tomates orgânicos maduros sem sementes e picados (cerca de 8 tomates);

1 pimentão vermelho orgânico pequeno, picado;

650 g de peixe branco sem espinhas, cortado em cubos (hoje comprei badejo, que estava lindo na feira, mas penso que cação possa ser uma ótima opção, e mais barata)

2 colheres (sopa) de azeite de dendê;

Atenção: Quando for comprar o seu azeite de dendê, certifique-se de estar comprando azeite de dendê 100% puro. Amaioria das marcas que vejo nos supermercados e feiras contém óleo de soja em sua composição, o que é péssimo!

200 mL de leite de coco CASEIRO

Este foi um prato de moqueca que comi no restaurante Dalva & Dito, em São Paulo. Fica só uma boa sugestão de como servir o prato à mesa, apetitoso e colorido.
Este foi um prato de moqueca que comi no restaurante Dalva & Dito, em São Paulo. Fica só uma boa sugestão de como servir o prato à mesa, apetitoso e colorido.

Modo de Preparo:

Coloque em uma panela, fogo médio, a manteiga e o óleo de coco extra-virgem; Se tiver uma panela de pedra sabão ou panela de barro, essa é uma ótima oportunidade para usar, desde o fogão até a mesa.

Adicione o alho e a cebola e deixe dourar.

Jogue o tomate e o pimentão picadinhos e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de uma hora.

Acrescente o leite de coco e tempere com sal e pimenta do reino;

Acrescente os cubos de peixe, mexa bem;

Acrescente o azeite de dendê, acerte o tempero;

Cozinhe por mais cerca de 10 minutos, ou até que o peixe fique cozido. Sirva imediatamente.

Caso queira, enfeite o prato/panela pra servir com pimentões coloridos fatiados e/ou folhas de coentro e/ou salsinha.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

10 comentários

  1. Bom dia Pat! Diariamente acompanho as novidades deste site que é ma-ra-vi-lho-so ! Hoje não me contive; não resisto: tenho que comentar: que moqueca ! UAU !huum…estou com “água na bôca”…Experimentarei hoje mesmo esta receita. Que gostosura !
    Boa semana aí para todos. Estamos começando muito bem, rs.
    ah! Depois eu conto.

  2. água na boca meeesmo hummm! Pat, vc indica alguma marca de azeite de dende boa?

    1. Syl, não tenho uma marca favorita. A última que comprei, veio da Casa Santa Luzia e vinha num potinho. Achei esse azeite super saboroso e, segundo a embalagem, continha 100% dendê.

  3. Pat, só vc pode me dar uma luz! Comprei uma tal de gordura de palma organica que não tem nada nada nada a ver com o dendê, nem cheiro, nem cor, nem consistência, to decepcionada…é uma pasta branca, parecida com margarina amolecida. Sai pesquisando e parece que eh palm shortening??? que isso?? sera que posso usar p fritura? Esse da Sta Luzia nao achei, so vi la gordura de coco…

    1. Syl, parabéns, você fez uma ótima compra!! Você pode usar a gordura de palma orgânica no lugar de qualquer óleo refinado ou manteiga na sua cozinha.

  4. obrigada Pat!! ontem fritei batatas com ele, nao deixou gosto nem nada, mas ainda assim comi com um pouco de culpa…pro dende ficar com este aspecto, sera que nao passou por um monte de processos, como hidrogenacao? Eu nao tenho o pote pra ler o rotulo, entao to confiando na pessoa que me vendeu (comprei em uma lojinha Kosher!)

  5. Ah, sim, e o mais importante Pat…na sua receita vai 2 colheres de Dendê, acho que esta gordura não serve né? Comprei um vidrinho de dende no mercadão pra garantir, pq esse final de semana essa moqueca SAI! rs…

  6. Pat, olá!
    Tenho uma panela de barro que usei uma única vez para fazer peixe. A panela ficou com cherio de peixe. Você sabe se é normal ou a panela não é de boa qualidadede?
    Um abraço, Cacilda

    1. Cacilda, eu tenho panelas de barro e já usei para fazer moqueca, de peixe e camarão. Nunca notei que tenha ficado cheiro…

      1. Pode ser então a qualidade da panela mesmo. Vou dar uma pesquisada nisso.
        Obrigada.

Comentários estão encerrado.