Nada como uma boa sopa!!

by Pat Feldman on 21/05/2015 · 3 comments

in Alimentação, ARTIGOS, Sopas

Screen Shot 2015-05-21 at 5.43.38 AMO preparo de uma boa sopa é algo que vem sendo totalmente negligenciado nesses tempos modernos de sopas enlatadas e em pó. A maioria das pessoas, preocupadas apenas com sabor e praticidade, muito imediatistas, está desperdiçando uma ótima chance de se nutrir.

As sopas fazem parte de praticamente todas as culturas alimentares ao redor do mundo e através dos tempos. Em muitas culturas a sopa é inclusive parte do café da manhã. Os japoneses começam seu dia com um prato de caldo de peixe e arroz. Na França muitos aproveitam a sobra de sopa do jantar no café da manhã das crianças!

A melhor base para uma boa sopa são os caldos caseiros, preparados desde tempos imemoriais. Além de emprestarem um sabor inigualável a qualquer sopa, os caldos caseiros tornam esse delicioso prato muito mais rico em nutrientes, e um digestivo natural. Os caldos caseiros, de tão nutritivos, podem tornar a sua sopa uma refeição completa!!

Não se engane com caldos industrializados!!!! Eles até podem deixar sua sopa saborosa, mas não fazem bem algum para a saúde, já que são lotados de sal, glutamato monossódico e outras químicas que acabam com a saúde de qualquer um!

Podemos dividir as sopas em duas categorias: as cremosas, batidas no liquidificador, e as sopas “pedaçudas”, que tem o caldo por base e pedaços de carne e/ou legumes cozidos nele. As sopas podem ou não ter grãos, podem ou não ter carnes, podem ou não ter verduras e podem ser uma combinação disso tudo.

As sopas batidas podem dar a impressão de que dão mais trabalho e fazem mais sujeira, já que você terá que usar o seu liquidificador, mas convenhamos que lavar um liquidificador não é algo assim tão difícil! E se você quiser mais praticidade, invista em um mixer manual, aí você bate a sopa na própria panela e não faz quase nenhuma sujeira! Pensando dessa forma então, as sopas “pedaçudas” acabam sendo ligeiramente mais trabalhosas, já que você vai querer cortar tudo bonitinho e igual, porque comida bonita é o primeiro passo para uma refeição gostosa!

Na maioria das sopas batidas, cremosas, há a adição de creme de leite ou iogurte na etapa final. Isso é tudo de bom, dá uma textura muito apetitosa às sopas e a presença da gordura ajuda a absorver uma série de nutrientes que se perderiam na ausência dela. Mas escolha bem onde vai comprar o seu iogurte e creme de leite. Quanto mais artesanal, quanto menos processado, melhor! Se puder ser orgânico, melhor ainda! Se puder ser proveniente de animais criados soltos, estaremos perto da perfeição!!

No meio de uma sopa você pode incluir alimentos que normalmente não comeria – a gente esconde da gente mesmo aquilo que não gosta tanto, mas que precisa comer de vez em quando para ter uma saúde radiante!

Depois de preparar a mais deliciosa sopa, você ainda pode guarnecer o prato com delícias incríveis!

A finalização de uma sopa pode trazer outra cara, outro sabor a ela, e ainda mais sabor e nutrientes! Dá para finalizar da maneira mais simples, ervas frescas finamente picadas. Você pode também usar um pesto de manjericão, pesto de rúcula ou pesto de coentro. Nozes, castanhas ou amêndoas grossamente picadas e ligeiramente torradas também dão um toque especial a qualquer sopa – especialmente as cremosas. Parmesão é um clássico para incrementar muitas sopas, mas dependendo da sopa, outros queijos também são muitíssimo bem vindos! A pasta de missô, desde que naturalmente fermentada e sem aditivos artificiais, também é bem interessante, especialmente para finalizar caldos mais simples..

CLIQUE AQUI e confira todas as minhas receitas de sopas!!

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 3 comments }

Amanda Juninho Murilo Elisa May 22, 2015 at 12:08

Pat, obrigada pelas dicas! Já estou colocando algumas em prática e lendo o livro do seu marido, pois o meu é um enxaquecoso e meio resistente à mudanças. Minha dúvida é se já que para preparar os caldos caseiros não devemos sequer deixar ferver, isto significa que na hora do preparo dos alimentos com eles, também não devemos usar fogo alto ou panela de pressão para não destruirmos os nutrientes?

Pat Feldman May 22, 2015 at 14:55

Amanda, quanto mais lento o cozimento, melhor! Panela de pressão não entra aqui em casa de jeito nenhum!

Amanda Juninho Murilo Elisa May 23, 2015 at 16:19

Capitei a mensagem! Muito obrigada novamente!

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: