Não ofereça sucos aos seus filhos

by Pat Feldman on 20/02/2017 · 56 comments

in Alimentação, ARTIGOS, Bebidas, MAIS...

Sucos de frutas, mesmo os naturais, podem não ser tão saudáveis quanto você pensa…

Instagram

Screen Shot 2014-08-11 at 16.12.48Por mim, a bebida servida em todos os lanches e refeições da escola seria SEMPRE ÁGUA, mas como ainda não venci essa batalha, o suco oferecido é sempre natural, batido na hora, não coado, não adoçado e bem diluído, simplesmente porque um copo de suco “normal” pode conter mais açúcar do que um copo de refrigerante!!! (Revelador, né?!?). Diluindo o suco, diluímos o excesso de açúcar e o resultado é “menos mal”.

CLIQUE AQUI e acompanhe o meu Instagram para conhecer opções deliciosas e muito saudáveis de bebidas e comidinhas!!

Para muita gente (e até para mim há alguns anos atrás), suco diluido tinha cara de “pão durismo”, vontade de economizar nas frutas. Mas se alguém se lembra, muitas vovós e bisavós só ofereciam sucos super diluidos aos seus queridos. Elas não tinham nenhum conhecimento científico para justificar a escolha, apenas diziam que “senão fica muito forte”, e a gente aceitava sem questionar muito. Com ou sem ciência, as vovós estavam certíssimas!!! O suco era um regalo, uma gostosura para ser tomada uma vez ao dia e ainda assim bem diluído, praticamente só para dar um gostinho na água.

O problema do suco é a frutose, aquele açúcar que ocorre naturalmente em todas as frutas, mas que quando concentrado demais e/ou em grandes quantidades faz mais mal do que açúcar branco. E quem está dizendo isso não sou eu, mas sim estudos de ponta, entre eles o famoso Harvard Nurses Study, que inclusive demonstrou que o consumo regular de sucos aumenta o risco de diabetes tipo 2 (aquela adquirida).

CLIQUE AQUI para ler uma opinião médica super detalhada sobre o assunto!

Quando preparamos um suco em casa, a fruta é espremida ou passada na centrífuga. Algumas vezes o suco também é passado na peneira – mais comum quando o suco é para bebês tomarem na mamadeira. Nesse processo todo, muitos nutrientes se oxidam, as fibras que fazem parte da fruta integral são deixadas de lado e sobra basicamente um líquido colorido, com um sabor gostoso e muito açúcar (sim, a frutose das frutas é um tipo de açúcar!!).

Bem, a quantidade de açúcar (frutose) da fruta não aumenta feito mágica quando a transformamos em suco, porém para preparar um suco, de laranja por exemplo, usamos 3 ou 4 frutas, aproximadamente, não é? Se você ou seu filho fossem comer 3 ou 4 laranjas inteiras, em quanto tempo fariam isso. Quanto tempo levariam para comer tudo? Vocês dariam conta de comer tudo de uma vez só?

E um suco de laranja, feito com as mesmas 3 ou 4 laranjas? Quanto tempo você levaria para beber?

Será que deu para perceber a diferença?

BEBA água, COMA fruta!!!

Quando alguém come uma laranja, normalmente comerá uma só por vez, duas no máximo. Considerando o tempo para cada garfada e mastigação, você com certeza demora muito mais para comer uma laranja do que para tomar o seu suco. Digamos que você leve 10 minutos com a fruta inteira e 10 segundos para o suco todo, feito com o mesmo número de laranjas. Não parece frutose demais de uma vez só no seu organismo??

Um copo de suco natural pode conter tanto açúcar quanto um copo de refrigerante, dá pra acreditar?? Parece loucura, mas é a mais pura verdade! 

Sim, sobre os refrigerantes, os sucos naturais têm a vantagem de não conter uma infinidade de aditivos químicos, muito sal (sim, refrigerante é lotado de sal), corantes, flavorizantes, aromatizantes, conservantes, etc. Um verdadeiro laboratório químico em forma de bebida. Não tem a química do refrigerante, mas em seu processo de extração, caseiro ou industrial, quase todos os nutrientes da fruta se perdem ou se estragam de alguma forma, e fica ali só a frutose, açúcar puro!!

Para um refresco ocasional, um suco de frutas não mata ninguém (bem, na verdade eu também nunca vi alguém morrer depois de uma latinha de refrigerante, mas…). O nosso organismo é sábio e consegue dar conta de muita porcaria que a gente coloca pra dentro, mas essa luta toda contra as “forças do mal” (consumo exagerado de açúcar, comida processada, gorduras hidrogenadas, refrigerantes, etc) cansa o organismo, e um organismo “cansado” é com certeza mais propenso à doenças de todos os tipos. 

Acompanhe a página Crianças na Cozinha no facebook. CLIQUE AQUI!

Eu realmente entendo o quanto é difícil entender e aceitar que um simples copo de suco (ou dois, ou três, ou quatro…) diariamente possa, ao longo do tempo, fazer muito mais mal do que bem. Para nós todos é muito fácil entender a comida estragada, que a gente come e passa mal em seguida. 

É difícil para a maioria das pessoas associar aquela diabetes tipo 2, ou aquelas crises medonhas de enxaqueca, ou um câncer aos 40 anos, ou muitos outros daqueles males modernos possa estar intimamente associado aos nossos hábitos desde a mais tenra infância! 

Claro que não é somente o suco natural e seu excesso de frutose que vem causando essa epidemia de obesidade, diabetes e outros males modernos. Mas associado a outros taaaaaantos (maus) hábitos tão largamente difundidos nos dias de hoje, os sucos são sim um problema, mas um  problema muito fácil e barato de resolver: TROQUE SEU SUCO DIÁRIO POR ÁGUA! E ao invés de beber suco de frutas, coma frutas!

E esse parágrafo acima me lembra também de reclamações muito usuais daquelas pessoas que não sabem bem como melhorar sua alimentação: “é caro!”, ou “não tenho tempo!”. Mas olha só: 

Instagram

  • Água é mais barato que suco,
  • Comer a fruta é mais rápido e faz menos sujeira do que preparar um suco!

E agora, qual será a sua desculpa?

Nós temos muito o que melhorar na nossa rotina alimentar (eu também tenho coisas a melhorar!), mas trocar sucos naturais ou industrializados por ÁGUA é fácil, rápido e muito barato!!!!! Experimente!!!!

Ah, e nem preciso dizer que essas recomendações devem ser observadas com ainda mais cuidado quando se trata de sucos industrializados, venham eles refrigerados em garrafas, em caixinhas ou caixonas!

CLIQUE AQUI e leia uma palavrinha sobre o suco verde!

Leia mais:

Frutose faz mal. Fuja dos Sucos

Suco ao contrário

Sucos, tomar ou não

Sucos e enxaqueca – Porque evitar

Suco de frutas proibido para menores (em inglês)

Frutose quase tão maléfica à saúde quanto refrigerantes (em inglês)

Sucos de frutas não são tão saudáveis quanto você pensava(em inglês)

Sucos recém extraídos não são mais saudáveis (em inglês)

Instagram

Conheça também as nossas redes sociais:

Instagram: @pfeldman

Facebook: Comida de Verdade, por Pat Feldman

Periscope: PatFeldman

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 56 comments }

Izabel August 12, 2014 at 8:47

Muito bom esse post Pat. Aqui em casa eu evito ficar oferecendo suco às crianças também e na verdade é bem fácil porque elas preferem muito mais a água.
Gostaria de saber sua opinião sobre oferecer às crianças e adultos aqueles sucos que misturam sementes germinadas, folhas/legumes e frutas (bem coados).
Abraços

Andy Roller February 5, 2015 at 10:14

Tenho essa mesma dúvida, pois gosto muito de suco de folhas verdes escuras, tipo couve e dente de leão.

priscilla August 17, 2014 at 15:33

Não gostei! Frutas não só tem frutose , mas, tem muitos nutrientes importantes para o desenvolvimento e para o normal funcionamento do organismo, e o nosso corpo precisa de energia e o que da energia ? O carboidrato , o açúcar, ou seja, glicose, frutose ….tudo na quantidade certa !

Pat Feldman August 17, 2014 at 18:47

Priscilla, leia mais sobre o assunto aqui: http://www.medicinadoestilodevida.com.br/frutose/

VERONICA April 18, 2016 at 17:04

Priscila, fruta e importante, mas para comer. O problema da fruta nao e a glicose que o corpo utiliza, mas a frutose que é veneno, o corpo nao aproveita para nada. Na fruta ele é eliminado junto com a fibraa. , mas no suco quebramos a fibra. Suco de limao que nao tem frutose pode e deve.

Valério Pillar August 18, 2014 at 9:52

Ao invés de preparar suco para a criança, experimente oferecer a laranja cortada ao meio, sem as sementes: https://www.flickr.com/photos/vpillar/2393782283

Lilian August 18, 2014 at 14:56

Muito bom esse post! Fico assustada com a quantidade de alimentos que estamos ingerindo(e nos fazem mal!!). O resultado a gente encontra lá na frente, com as doenças difíceis de curar.
Gostaria de saber o que você acha da água de coco Pat. (principalmente para crianças).
Beijos

Pat Feldman August 18, 2014 at 16:44

Lilian, água de coco direto do coco é tudo de bom, já aquelas da caixinha, eu acho um lixo, não bebo e não deixo meus filhos beberem!

Jay February 5, 2015 at 11:13

Mas a água de côco sendo fruta não contém também frutose?

Alex August 26, 2014 at 15:57

Pat, qual água você acha melhor: da torneira, filtrada ou mineral?

Pat Feldman August 26, 2014 at 16:18

Aqui em casa usamos água filtrada!

Fabiana October 6, 2015 at 13:36

Pat gostaria de saber sobre a água com gás ! E bicarbonato de sódio ! Obrigada !

Isabela September 10, 2014 at 12:46

Pat, suco de limão também entra na lista de sucos que devem ser evitados?

Pat Feldman September 10, 2014 at 19:28

Sim!

Sidney October 17, 2014 at 8:34

Fui criado no interior e oq mais tomei na minha vida foram sucos! Sempre teve fruta em casa na qual minha mãe e minha vó faziam sucos para eu beber no almoço e na janta, o mais interessante que estes sucos nunca me fizeram mal, sempre bebi suco de melancia, limão, laranja, melão, manga, goiaba, tudo direto da fruta pq não suporto suco em pó! Tenho 28 anos e meu irmão 24 anos, não temos diabetes e temos uma ótima saúde! Nosso sistema imunológico é muito bom, no entanto é raro pegarmos até resfriado, já são mais de 15 anos que não sei o que é uma gripe, e acredito que isso vem das vitaminas de sucos que tomamos a vida inteira! Outra coisa muito comum que vejo é que as crianças hoje não tem uma outra atividade a não ser escola, são poucas que querem fazer uma escola de natação ou futebol, exercicios para não engordarem, e este é o grande problema! Eu vejo hoje muitos pais e mães que acham que a “Vitamina S” é um absurdo! E eu logo penso q é besteira, criança depois que começar a andar deve ter vitamina s na vida sim! A superproteção tem deixado as crianças de hoje bem mais fracas do que as crianças de anos atras!

Thalyta January 31, 2015 at 23:21

Concordo em tudo com o que você disse, mas também discordo, pois alguns caso é apenas a genética agindo.
Minha mãe sempre teve uma alimentação saudável, mas quando começou a fumar, acabou parando com os exercícios e com isso veio o sobrepeso e as doenças, diabete é apenas uma delas.
Já eu que nunca fumei, tenho uma alimentação saudável e uma rotina super agitada (trabalho, aula e atividades físicas) sofro de sobrepeso também, por isso tenho que concordar e discordar, pois infelizmente apesar da minha limentacao ser ótima e eu fazer atividades físicas diariamente, eu sofro de hipotireoidismo devido as mutações genéticas no meu organismo

Marcio February 5, 2015 at 23:16

Quanto ao seu comentário Thalyta, sua mãe se entregou a um dos piores vícios que o ser humano pode ter. Eu sei pq sou um ex fumante. E quando fumava era um ex atleta. Vi minha vida, saúde, piorar a cada ano. Mudei. E regrei mimha vida novamente. Voltei a ter uma alimentação saudável. Voltei a praticar esportes. E percebo que a cada dia que passa. Conquisto alguns minutos a mais de vida la no fim. E você esta correta quando cita a genética. Uns nascem com problemas congenitos. Outros adquirem. Infelizmente é assim. Mas a medicina esta ai para nos ajudar a enfrentar estas dificuldades. Tenho certeza que se você tiver uma alimentação saudavel, praticar esportes e tomar os remédios necessários. Sua cida vai ser muito melhor do que a vida daquela pessoa q sofre do mesmo mal que você mas que não leva uma vida regrada. Aceite e enfrente a doença. Ela esta dentro de você, ou seja, você é maior que ela. E sem você ela não existiria. Você é mais!

bete Viel October 22, 2014 at 19:36

Faz tempo que eu digo que a frutose é muito indigesta para mim. E ninguém acredita.

Raquel Back February 1, 2015 at 14:41

Eu náo gostei desta matéria, pois pode ter sido encomendado por alguma empresa de refrigerantes. Não demora muito e vão dizer que água também não faz bem a saúde.

Pat Feldman February 1, 2015 at 20:41

Raquel, você tem certeza de que realmente leu a matéria?? Onde lhe parece que foi encomendada pela indústria do refrigerante?? Recomendo refrigerantes menos ainda!!!!!!!!!!

Claudia February 4, 2015 at 22:45

Puxa, essa leitura me deixou bastante angustiada… Meus filhos (ambos 5 anos) comem saladas variadas, legumes, cereais, pães integrais, carnes magras e variadas, tem uma alimentação balanceada, mas no quesito frutas, são uma negação.
Quando eram bem pequenos acredito ter forçado muito e ter transformado em uma batalha, o resultado é que um deles come apenas um tipo de uva e o outro apenas goiaba. Para compensar isso, faço suco de frutas variadas todos os dias, com bastante fruta e um pouco de açúcar. Sempre pensei ser essa uma forma deles terem contato com as vitaminas e os sabores, para quando mais velhos poderem voltar a comer. Agora não sei o que faço, socorra-me. Mas não com insistência para eles provarem, não é o momento ainda.

simone January 28, 2016 at 23:11

me desculpa a intromissão, mas a meu ver vc só da açúcar para seus filhos o tempo todo.. pão integral, cereal, suco = açúcar… cereal não tem nenhuma função na vida da criança além de entupi la de açúcar.. pães a mesma coisa.. aumenta muito a glicose, libera muita insulina e pouco tempo depois estão com fome e pode leva los a ter sobrepeso…. e pra que carne magra?? a gordura é importante para o corpo.. gordura natural dos alimentos, não gordura processada.. o povo tem muito medo da gordura mas ela não é vilã e sim essa quantidade imensa de açúcar disfarçado.. em relação a frutas, eu não ficaria em crise por não comerem.. fruta é um regado da natureza, não é essencial pra ninguém.. as vitaminas que tem nas frutas, tem nos vegetais.. a única diferença é que a fruta é doce e vegetal não.. se seus filhos não querem frutas, deixa eles.. aumente as verduras e deixem eles comerem a gordura natural das carnes..

Sarah Saratonina February 4, 2015 at 22:54

Eu espremo meio limão, coloco duas pedras de gelo e completo o copo com água na hora do almoço. Não adoço com nada! Acho que vale a pena porque o limão é praticamente um arquivo zip de vitaminas.

renata February 5, 2015 at 3:33

E água saborizada? Seria uma solução para quem, como eu, às vezes cansa de beber água-que-não-tem-gosto?

Pat Feldman February 5, 2015 at 7:07

Ótima opção, Renata!

Michele February 5, 2015 at 8:26

Gostaria de saber sua opinião quando a criança não gosta de comer determinadas frutas, se por exemplo como um ou dois tipos apenas. Muitas mães optam em fazer suco para que a criança ingira aquelas vitaminas e nutrientes das frutas que não consome. E daí, é melhor não ingerir essas vitaminas do que tomar o suco? E também gostaria de saber, a criança não poderia nunca consumir sucos? Se for de uma forma equilibrada? Obrigada.

Aline Saraiva February 5, 2015 at 9:49

MT bom texto… mas fiquei na dúvida…. todas as frutas tem frutosebno mesmo nível. Vejo sempre comentários se referindo a laranjas.. E uma limonada? Suco de maracujá? Ainda seria muita frutose? Tendo em vista que ninguém chips limão ou come maracujá puro.

Milena February 6, 2015 at 8:25

Entao as criancas tb nao deveriam tomar leite já que tem lactose?

Pat Feldman February 6, 2015 at 8:55

Dependendo do leite – processado como ele anda atualmente – eu não daria aos meus filhos!

Caio February 9, 2015 at 22:26

Pat, se for para falar dos malefícios do suco então que fale dos malefícios do leite de A a Z, começando a explicar como ele pode causar osteoporose, como ele está saturado de medicamento tomado por esses animais, como esses animais comem mal e isso reflete na qualidade nutricional do leite, e que o leite que a gente toma é subproduto de outros processos, como o leite é tratado pela empresas, etc. Os sucos de caixinha, seja lá qual for, principalmente no Brasil, eles são estupidamente adoçados com sacarose ou/e xarope de milho de alta frutose. O coco, tb, tem frutose, sendo assim, você acaba sendo contraditória em dizer que água de coco é bom.

Outra coisa, por falar em gordura, você poderia falar o uma dieta cetogênica, rica em gorduras, e como isso pode beneficiar o cérebro, o corpo e prevenir doenças.

Vale lembrar que nem todo suco é igual. Não é mesmo. Suco pasteurizado, seja flash pausterized, industrializado, já perdeu todo o valor nutricional, o qual acaba sendo reforçado com vitaminas de origem duvidosa (China). Realmente, não vale a pena dar ao seu filho, um suco selado numa caixa.

O resultado de crianças obesas nas ruas, é um fator, sobretudo, mercadológico. Brasileiro consome coisas super salgadas ou super doces, tudo tem que ter um açúcar refinado para jogar em tudo, quase tudo no supermercado leva açúcar ou muito sal ou muita gordura ruim, pq a sociedade assim quis e, por tanto, assim será…. Até que a educação nos salve.

Pat Feldman February 10, 2015 at 18:10

Caio, se você explorar um pouco o site, verá que já toquei no assunto do leite, da soja, das gorduras. Está tudo aí para quem quiser ler e aplicar!

Paulo Leal February 8, 2015 at 13:15

Achei interessante. Nunca tinha parado para pensar na questão da frutose em excesso no suco. No entanto, este excesso acaba sendo restrito a poucos sucos, como o de melancia o de laranja, citado no post. Em geral, sucos naturais – seja de manga, goiaba, uva, morango, maçã – exigem que sejam diluídos e aproveitam a fruta como um todo. Portanto, tomando como exemplo a manga, apenas 1 fruta batida no liquidificador diluída pode ser suficiente para até 4 copos de suco sem necessidade de adicionar açúcar.
Mesmo assim, valeu a dica! Vou passar a diluir ou tomar em doses menores os sucos não diluídos. Para outras frutas, geralmente misturo com água de coco (sempre natural) em vez de água natural. Dilui, melhora o sabor e torna desnecessária a adição de açúcar refinado.
Pat, gostaria de saber o que acha de água com gás.
[]s

Sara March 12, 2015 at 22:07

Pat, gostaria de saber a sua opinião sobre a água com adição de bicarbonato de sódio, cloreto de magnésio PA e sal marinho.
Obrigada!

Camila March 31, 2015 at 15:08

Eu Moro nos Estados Unidos e desde que meus Filhos nasceram meu Pediatra proibi o suco. Me diz ” de muita Agua para hidratar e a fruta, mas nao o suco”. Entao aqui estao acostumados a tomar aguinha e comer a frutinha

Thelassyn July 20, 2015 at 14:42

Olá Pat, isso udo é novo pra mim. Estou tentando ter hábitos mais saudaveis, e essa de não beber suco natural me pegou de surpresa. A questão é: Eu sou apaixonada por maracujá. E tomo o suco da fruta quase todos os dias, senão todos. Entendi que não é bom, mas não da pra comer o maracujá puro, então o que fazer?
Se puder me ajudar, agradeço muito.

Pat Feldman July 20, 2015 at 16:46

Thelassyn, uma opção é beber o suco beeeeeeem diluido, e outra é o meu creme de manga com maracujá. Com o tempo você se habitua e cria receitas de comer e não de beber. É o ideal!

Juliana August 10, 2015 at 16:37

Pat, agradeço a informação, realmente explica e agrega muito a quem está mudando alguns hábitos (eu). Gostaria de saber se o suco de uva integral e sem conservantes, vendido em garrfas de vidro em supermercados entra nesse grupo dos sucos que devem ser diluidos?

Pat Feldman August 10, 2015 at 19:46

Com certeza entra!

Carlos August 20, 2015 at 7:56

A Paty está certíssima quanto ao seu texto, e ao que sei os sucos que são saudáveis para nós são os com sementes germinadas.
Para melhor esclarecimento, vejam o que diz o Doutor Lair Ribeiro no YouTube. Ele detalha a questão de maneira fácil.

Yves November 28, 2015 at 20:15

não concordo… minha prima criou seis filhos na base de suco de folhas … beterraba e ovo cru….. vai ver a saude dos meninios… hoje com 25 anos…
o problema esta na falta de atividades físicas…. só isso…

Pat Feldman November 29, 2015 at 16:37

Ah Yves, mas veja como era o suco: VERDURAS e OVOS!!! O problema é o excesso de sucos de frutas!

Danielle January 22, 2016 at 15:59

Pat, o limão mesmo não sendo doce tem problema? Ele tem mta frutose tb?

Pat Feldman January 22, 2016 at 17:43

Toda fruta tem, e no suco se concentra, né! Além do que, creio que dificilmente alguém consiga tomar limonada purinha!

Raquel January 28, 2016 at 23:31

E por falar em frutose, o que você me diz das frutas secas. Sempre pensei que fossem uma opção mais saudável em relação aos doces convencionais ( meu filho adora), mas agora, lendo o seu texto fiquei com a pulga atrás da orelha… Elas forneceriam uma quantidade excessiva de frutose?

Pat Feldman January 29, 2016 at 4:25

Raquel, as frutas secas também são um problema, porque o açúcar fica mais concentrado, porém usando uma lógica simples, uma vez que você as come, e não as bebe como o caso do suco, é menos mal. Moderação é a chave! Em geral aproveito as frutas secas numa combinação com nozes e castanhas, e sempre em pequenas quantidades. Nesse contexto, acho ok.

Gabriela Siqueira January 30, 2016 at 12:41

Nossa!só tomamos suco aqui

Urânia February 1, 2016 at 20:28

Pelo que li na reportagem, refere-se principalmente ao excesso de frutas que são colocadas na elaboração dos sucos. De uns tempos para cá, procuro fazer sucos com, por exemplo, meia maçã ( ou outra fruta de baixo índice glicêmico), acrescento uma erva, uma folha de couve, ou outro vegetal, completo com chá e ultimamente coloco meia colher de chá de maçã peruana. As vezes também faço antes de praticar uma atividade física. Não tomo somente o suco, como uma proteína e uma fatia de pão integral. Acho que em se tratando de coisas naturais, excetuando casos particulares de impossibilidade, tudo é válido desde que consumido com moderação. Sinto-me bem, e não tenho problemas de excesso de insulina no corpo, que antes tinha, graças a uma alimentação com excesso de carboidratos. O que não dá é comer ou tomar sucos de frutas o dia inteiro ou qualquer outro alimento.

Pat Feldman February 2, 2016 at 5:07

Bom senso!! Você parece ter, mas a maioria, infelizmente não…

Vanessa ferreira July 4, 2016 at 19:32

Fiquei confusa agora com relação aos bebês que ainda não conseguem mastigar e as mães oferecem sucos.

Pat Feldman July 12, 2016 at 18:09

Ainda que não mastiguem, não vejo necessidade!

Álida August 4, 2016 at 21:16

e aqueles sucos integrais de uva? são bons pro consumo eventual ou até mesmo diário?

Pat Feldman August 4, 2016 at 21:19

Eu não ofereço nenhum tipo de suco aqui em casa. Tomamos água e ocasionalmente, quando consigo da fresca, água de coco direto do coco

Marcelo Porto October 17, 2016 at 9:46

Tomo mais de um litro de vitamina com laranja, 3 vezes por semana!
Substituir por açaí com frutas seria melhor para minha saúde, já que nele eu mastigo as frutas?
Abraços
Marcelo

Pat Feldman October 17, 2016 at 11:04

Frutas em pedaços são sempre melhores que frutas batidas em sucos.

Regina January 17, 2017 at 21:10

Olá. que dica vc daria para substituir o suco de laranja na salada de fruta? Obrigada.

Pat Feldman January 18, 2017 at 11:17

Nada!!! Eu nunca coloquei suco de laranja na minha salada de fruta, pico a laranja e outras frutas bem suculentas, e ela fica molhadinha sem excessos!

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: