Massas RECEITAS

Nhoque de Abóbora com Ricota

Imagem: http://www.cookthink.com (o meu nhoque não teve tempo de ser fotografado... Mas essa imagem é parecidíssima, e de quebra, vem com a sálvia que eu queria tanto!)
Imagem: http://www.cookthink.com (o meu nhoque não teve tempo de ser fotografado... Mas essa imagem é parecidíssima, e de quebra, vem com a sálvia que eu queria tanto!)

Já fazia muito tempo que eu queria repetir essa receita de nhoque aqui em casa – eu a preparei uma vez há vários anos atrás, mas não anotei as quantidades que usei de cada ingrediente.

A minha preferência absoluta para acompanhar pratos de massa que levem abóbora é, com certeza, um molho de manteiga com sálvia, mas atendendo à pedidos saudosos do meu irmão, o nhoque de hoje veio com molho pesto caseiro e para matar a vontade do marido, um molho bolonhesa caseiro.

O almoço foi ótimo e em puro clima de celebração, com a família reunida. A receita está a seguir, para vocês fazerem em casa com a ajuda dos pequenos. A receita foi suficiente para 5 pessoas comerem muitíssimo bem, sobrou um pouquinho de nada. Talvez desse para 6 pessoas.

Ingredientes:

360g de abóbora sem casca e cortada em cubos (comprei a embalagem já com os cubos cortados, na feira de orgânicos)

270g de ricota fresca

2 xícaras de caldo de frango caipira caseiro (poderia ter usado apenas uma xícara para essa quantidade de abóbora – o caldo que sobrou foi guardado para uma sopa ou para cozinhar um arroz diferente)

1 ovo caipira

6 a 7 xícaras de farinha de trigo (usei farinha branca, mas quero ainda testar uma opção diferente com farinha integral e iogurte coado no lugar da ricota)

farinha de trigo extra para acertar o ponto da massa

1 pitada generosa de noz moscada

sal à gosto

Modo de Preparo:

Cozinhe as abóboras no caldo de frango com um pouco de sal, até que estejam moles a ponto de desmanchar. Você pode até realizar esse cozimento algumas horas ou até um dia antes, assim a abóbora esfria um pouco antes de ir para a mistura.

Escorra o caldo que restar na panela e transfira a abóbora para um recipiente grande. O caldo pode ser guardado para depois você usar no preparo de um arroz ou em frango ensopado.

Amasse a abóbora com um garfo e junte a ricota e uma xícara de farinha, além de um pouco mais de sal e uma pitada de noz moscada.

Mexa bem, com o auxílio de uma colher de pau ou (“método preguiça”), com a ajuda de uma boa batedeira planetária.

Vá juntando mais farinha, uma xícara por vez, mexendo sempre, até obter uma massa completamente homogênea e que desgrude das mãos.

Salpique um pouco de farinha numa superfície limpa, separe a massa em 3 ou 4 porções e enrole-as em rolinhos fininhos, com cerca de 1cm de diâmetro.

Corte os rolinhos no tamanho dos nhoques.

Imagem: http://www.cookthink.com/
Imagem: http://www.cookthink.com/

Ferva muita água numa panela bem grande com um pouco de sal.

Quando a água estiver borbulhando bastante, comece a acrescentar os nhoques cuidadosamente e aos poucos. Eles irão para o fundo da panela.

Conforme começarem a boiar, estão prontos. REtire os que forem subindo à superfície da água fervente.

Transfira para um recipiente refratário, levemente untado com manteiga.

Na hora de servir, jogue o molho de sua preferência por cima e, caso queira, leve um pouco ao forno para dourar/gratinar.

Como falei acima, minha opção favorita seria o molho de manteiga com sálvia, mas já comi um nhoque de abóbora com molho de queijo roquefort que ficou simplesmente DIVINO!!!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

13 comentários

  1. Nossa, essa receita deve ficar divina, maravilhosa, me deu até agua na boca agora. Assim que eu achar abobora, vou fazê-la, e vou testar fazendo com iogurte coado no lugar da ricota para ver como fica, deve ficar muito bom.

  2. Puxa, Pat, há dias venho pensando num nhoque de jerimum (no ceará, chamamos assim). Agora chega vc com seu nhoque lindo e me dá coragem! Tenho um jerimum lindo que trouxe hoje da feira. Vou tentar trocar uma xicara pela farinha integral e a ricota por kefir coado, te digo o resultado. Valeu pela receita!
    Lívia

  3. já conseguiste fazer nhoque sem glúten?
    se tiveste sucesso na substituição da farinha neste caso, gostaria de aprender.
    abraço!

  4. Esse fim de semana faço a receita com certeza. Vou usar o iogurte coado. Deve ficar Bem Bom Mesmo.

  5. Pat fiquei com desejo, ontem nem dormi direito pensando na sua receita. Como nao eh facil encontrar abobora aqui na RT vou tentar fazer com uma batata doce que eles tem aqui que lembra abobora.

  6. Adorei a idéia do CALDO DE FRANGO CAIPIRA CASEIRO….Preciso aprender a fazer !

  7. Oi, Pat,

    Já fiz este nhoque com metade da farinha integral ou farinha de aveia. Dá certo igual.
    Bjs.

Comentários estão encerrado.