29 comentários

  1. Oi Paty, primeiro de tudo quero parabeniza-la pelo lindo site!!! estou apaixonada, acesso todos os dias e nao me canso de achar receitas e dicas maravilhosas. Sou nutricionista e moro na Australia…. Sigo os mesmos principios que vc, amo todos os livros que vc mensiona aqui! Fiquei feliz em encontrar vc pois sempre que vou para o brasil fico com dificuldade de achar certos produtos organicos. Estudei numa faculdade ortomolecular por isso me interesso muito pelo site do seu marido tb.
    Enfim, aqui na Australia a polemica do leite eh muito forte, adorei o texto acima e espero que muitas pessoas que nao consumam leite cru pelo menos possa entender e escolher melhor o leite pasteurizado em que consuman.
    Obrigada pelo lindo site… Amo o seu trabalho, Parabens!!!!!
    kelly

    1. Obrigada pelo carinho, Kelly!!

      Pelo que sei, aí na Austrália só é permitida a venda de leite cru quando este for destinado aos “pets”. É isso mesmo?

      1. Oi Paty, nao tenho certeza qto a venda destinada a pets, mas o leite em que estou acostumada a recomendar ven de uma fazenda aqui perto e eles destinam como leite para banho. Cleopatra’s bath milk!!!!!
        ate breve!!

  2. Oi Pat,
    – você sabe qual é a raça do gado da Fazenda São José, que produz o leite que compramos na Feira da Água Branca?
    – o Dr. Braghini comercializa o leite das vacas da fazenda dele?
    Irlene

  3. Parebéns pelo artigo! Gostaria somente de lembrar que além da “ração” de péssima qualidade as fazendas-fábricas também submetem as vacas a um processo de tortura ao separem delas seu filhotes recem nascidos. As femeas são criadas tomando leite em balde e os machos sao abatidos de imediato ou são também torturados para virarem vitela. As vacas leiteras sofrem frequentemente de mastite, liberam pus no leite, e tomam grandes doses de antibióticos e aintinflamatórios. Sei que este não é o objetivo deste site, mas acho importante ressaltar o prejuizo que o número excessivo de vacas tem causado ao meio ambiente. No Brasil a estimativa é de quase uma cabeça de gado por pessoa!!!

  4. Ah, achei que o texto fosse do Dr. Braghini. Então, minha pergunta muda: conseguimos comprar aqui em São Paulo o leite A2 da fazenda do José Luiz? Obrigada. Irlene

      1. Pat, pelo que vi tem bastante gente que gostaria de conseguir leite com o José Luiz, eu inclusive. Conseguisse conversar com ele para ver se isso é possível?
        Abraço

  5. Pat!
    Gostaria de entrar em contato com o José Luís. Quero saber se posso comprar o leite de vaca com ele, moro em Belo Horizonte e ainda não consegui achar um fornecedor plenamente confiável, estou procurando a meses!!!!!!
    QUERO MUITO!
    Obrigada

      1. Paty, tb moro em Belo Horizonte e gostaria de um contato confiavel de fornecedor. Vc poderia me passar o contato dele tb …. muito obrigada :-)

  6. Oi, Pat, parabens, menina por esse site tão tão bacana e tão útil.
    Assim como as vacas acabei de desmamar o filhote :) Ele está com um ano e pouquinho e, teoricamente, poderia começar a beber leite de vaca em pó. Ocorre que após rápida verificação da tabela nutricional de um leite em pó bastante conhecido, achei que a quantidade de sódio era muito grande. Me deu um bloqueio mental, sei lá, passar de leite materno praquilo?? Desde então estou comprando fórmula (que já não seria o indicado pois ele já tem mais de 1 ano.) Gostaria MUITO que vc me desse uma luz? Qual o teu fornecedor? O que vc faria no meu lugar?
    Desde que voltei de Londres, onde morei por 5 anos, tenho um pouco de preconceito com o gosto e qualidade dos leites e laticinios no Brasil. Mas agora não tem jeito, o filhote precisa de uns 500 ml por dia e eu me recuso a dar qualquer porcaria pra ele. Tô exagerando? Socorro?
    Beijos, obrigadérrima!
    Roberta

    1. Roberta, orecisar do leite, não precisa tanto assim. Uma das opções é trocar leite por iogurte. Se você está preocupada com o cálcio, leite passa longe de ser a melhor opção, porque apesar de ser rico no mineral, o cálcio proveniente do leite é de difícil absorção pelo nosso organismo. Não adianta ter tanto cálcio no leite, e ele não ir para onde deve, não é mesmo?

      Uma melhor e mais bem aproveitada fonte de cálcio é o caldo de carne caseiro.

  7. Interessante e esclarecedor o artigo. Como moro no interior tenho condição de comprar direto de pequeno produtor, que tem uma vaquinha e vende pros vizinhos. O medo, entretanto, é da condição da vaca e do controle de doenças, especialmente vermes. E, após encontrar seus textos sobre iogurte e soro (estou aproveitando muito em grãos e p/a fermentar pão) utilizo o leite cru. O autor, agrônomo, liberaria e-mail para orientações?
    Abs e obrigada.

    Ana Maria

  8. Pat, depois que uma amiga indicou o site, tenho consultado constantemente… adoro!!! Parabens!
    queria saber sua opiniao sobre uma ideia que tive:
    tenho uma filha de 10 meses e estou pensando no desmame para daqui +/- 2 meses…. o que acha de tira-la do peito mas continuar dando meu proprio leite na mamadeira??? ideia maluca??? se continuar tirando, provavel que continue tendo, certo???

    1. Priscila, amamentação (infelizmente) não é muito a minha especialidade, mas eu imagino que se você continua estimulando o seio, ele continue produzindo leite – só não sei se o estímulo da bomba é o mesmo do bebê mamando, se é suficienteMas se você precisa mesmo desmamar, e não interessa o motivo, a tentativa de tirar o leite com a bombinha e dar na mamadeira me parece boa – quanto mais sua filha puder mamar leite materno, melhor!

  9. A alergia existe há muito, mas era chamada de quebranto, de mal de simioto, etc. Bebês morriam de desnutrição mesmo tomando um leite de vaca excelente, naturalíssimo, pois sendo alérgicos não conseguiam absorver os nutrientes.

  10. Muito interessante esse artigo. Mas como pesquisador gostaria de me aprofundar mais nesse saber e se possível gostaria que você me disponibilizasse o contato com o autor para conhecer melhor seus estudos e pesquisas.

    Abraços.

  11. Olá, dra. Patrícia.
    Gostaria de saber se é possível ter boa saúde trocando a carne vermelha por carne branca, especialmente peixes, desde estes não sejam oriundos da piscicultura. Eu me preocupo com a saúde, mas também com o futuro do planeta. E todos sabemos do impacto ambiental causado pela enorme população bovina necessária para suprir as demandas por carne e laticínios. Seria importante levarmos em consideração também a saúde do planeta quando fazemos nossas escolhas dietéticas, pois sem um planeta saudável, ficará cada vez mais difícil e inacessível ser saudável.

    Respeitosamente,
    Mauro

  12. Pat
    Amo seus posts! Me inspiro em seu modo de conduzir sua família a uma nutrição saudável. Nem sempre dá pra fazer tudo. Consumir frutas orgânicas como morangos, maçãs, peras, avocado, é um sonho ainda, pois em minha cidade (Recife), não dispomos dessas frutas por não termos produtores locais por causa do clima. Mas, opto pelas que encontro. Em relação ao leite, temos uma forte tradição de consumirmos o queijo coalho, cujos ingredientes são: coalho, leite crú e sal. Também consegui encontrar um leite orgânico, mas não é cru, é pasteurizado para poder ser comercializado. Minha pergunta: Vale a pena consumir o leite orgânico mesmo pasteurizado, ou melhor não consumir leite pasteurizado de forma nenhuma? E o queijo, pode aquecer para consumir?
    Grata
    Andrea

  13. Olá Pat, bom dia.
    Primeiramente meus parabéns pela publicação, sou criador de Gir Leiteiro em Santo Antônio de Pádua, interior do Rio de Janeiro e dou muito valor a alimentação natural, e saudável. Considero o Leite um alimento fantástico e buscando produzi-lo sem os “venenos”, exemplo destes os que mencionou acima, optei pelo gir como uma saída.
    Minha filha mais nova está para fazer 2 anos e desde o 3º mês de vida necessitou introduzir leite a sua dieta e desde então bebe o do gado gir.
    No entanto sempre ouvi falar muito bem do gado Guernsey, devido a qualidade de seu leite, mas não encontro exemplares desta raça e gostaria de saber se pode passar o contato do Sr. José Luiz para eu saber onde posso encontrá-la.
    Desde já muito obrigado e parabéns mais uma vez.

  14. Existe alguma marca nacional a venda no mercado compatível com os gados leiteiros que você mencionou como bons para consumo humano?

    1. Não conheço nenhuma marca, e mesmo que tenha, em geral o leite é tão processado, que os maiores benefícios se perdem….

  15. Olá Pat, cheguei até aqui nas minhas incansáveis buscas por um produtor orgânico de leite cru, gado livre alimentando em pastos sem antibióticos. Consegui chegar até um de Itaipava que irá me fornecer. Meu irmão médico, ficou alarmado pelos riscos gravíssimos à saúde se não for feito um criterioso processo de assepssia, como fervura, congelamento e assepssia dos recipientes para armazenamento. Fiquei apavorada qdo li a respeito dos coliformes, salmonella e outras bactérias que podem causar dentre diversas doenças, meningite, pielo nefrite, etc… O que vc teria para dizer a esse respeito? Obrigada Denise

Comentários estão encerrado.