ARTIGOS MAIS...

O óleo de coco como cosmético

Hoje é dia de dica de beleza, porque mamães também querem pele e cabelo bonitos! Tratamento estético não é exatamente comida, mas como esse tratamento é feito com um óleo que adoramos comer…

Que eu sou fã do óleo de coco todo mundo já sabe. Descobri o óleo de coco extra-virgem há cerca de 10 anos, e desde então nunca mais parei de usá-lo. No começo só na cozinha, em doses pequenas. quando meu primeiro filho nasceu e eu não pude amamentar, o óleo de coco foi parar na mamadeira dele.

Eu já usei o óleo de coco extra-virgem diversas vezes para passar na pele – amacia que é uma beleza e, ao contrário da maioria dos óleos, não deixa tudo que você toca (nem você mesmo) completamente melecado. Se você for fazer algum tipo de massagem, recomendo o óleo de coco mais ainda, a pele fica uma maravilha, e as massagistas costumam gostar, porque ele espalha muito bem.

Muita gente já havia me sugerido usar o óleo de coco para hidratar os cabelos, mas a simples idéia de passar óleo no meu cabelo me arrepiava: já pensou depois o cabelo ficar todo grudento de óleo? E aquele cheiro? Eu adoro o cheiro de óleo de coco, mas definitivamente não grudado no meu cabelo!! Eu simplesmente não conseguia aceitar a idéia de que o óleo de coco fosse bom para o meu cabelo, por mais fã que eu seja do óleo de coco!

Mas esse fim de semana eu resolvi arriscar. Enchi a banheira com água morninha, juntei 4 colheres de sopa de óleo de coco na água e fiquei lá dentro, molhando cabelo e tudo, sem medo de ser feliz! Deixei o óleo agora na pele e especialmente no meu cabelo, que é hiper ressecado.

Depois de uns 10 minutos nessa água cheia de óleo de coco, enxaguei, lavei bem os cabelos com shampoo, passei condicionador (de nenhuma marca especial, muito menos de qualquer marca cara, coisa normal, que se encontraem qualquer farmácia ou supermercado).

Minha grata surpresa: meu cabelo não ficou nem um pingo melecado, meu cabelo ficou muito macio e meu cabelo ficou muito brilhante! Vou repetir o tratamento pelo menos uma vez por mês a partir de agora!

E para quem não tem banheira, dica fácil: peça emprestado um baldinho do seu filho, encha com água morna, dilua 2 colheres de sopa de óleo de coco e jogue nos cabelos já molhados. Deixe agir uns 10 minutos e lave normalmente.

A propósito, tenho comprado meu óleo de coco na Casa Santa Luzia, que por sinal agora realiza vendas via internet. Recomendo!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

9 comentários

  1. Também sou fã deste óleo, Pat, mas nunca testei nos cabelos, boa dica!
    Vou fazer um post sobre a viagem a SP e citarei o seu blog e as deliciosas papinhas, tá? Eu e meu marido comemos todas as sobras da Clarice, cada papinha mais deliciosa que a outra!
    Beijos

    1. Paloma, que bom que vocês todos gostaram!!! Sabe que o que sobrou da papinha de abobrinha com batata-doce eu devorei, né? Essa se tornou a minha favorita!!!
      Quando escrever sobre a viagem, me avisa e manda o link para eu poder divulgar!
      Bjs

      1. Pat, eis o link: http://fotocecilia.blogspot.com/2011/04/fasten-seat-belt-ou-cronicas-de-sao.html.
        A de batata doce com abobrinha também foi a nossa preferida (da Clarice, minha e do marido, que tinha operado o siso e se fartou de comer suas papinhas, já que a quantidade era sempre superior ao que a Clarice come normalmente)!
        Pena que não tirei foto dos lindos potinhos para postar, mas eles fizeram o maior sucesso por onde passaram. Adorei a experiência, já recomendei para várias pessoas e escrevi no blog. Agora só falta o curso aqui em BSB…
        Beijos

  2. Pat, eu passo uma colherada de óleo de coco nos cabelos depois do banho. Enxaguo bem e fica uma delícia! Experimentei há um ano, mais ou menos, a primeira vez, por causa da minha filha com seus cabelos longos e eu não queria que ela usasse nenhum produto que tinha.
    Usei no meu poucas vezes porque o óleo é caro, haha, mas mesmo no meu cabelo oleoso ele não deixa resíduos nem melecas. É só usar pouco e enxaguar bem.

    beijo

  3. Olá,
    Eu ja venho usando o oleo de coco no cabelo e pele, além de diluido (como vc fez), já usei puro nas pontas, pois meu cabelo é ressecado, e deixei agir por 1 hora antes de lavar a cabeça….meu cabelo ficou uma gostosura.
    Oleo de coco, é realmente tudo de bom, com excessão do preço, que ainda é muito elevado.
    Abraços

  4. Oi Pat, o óleo de coco é uma maravilha para os cabelos, comprovado cientificamente segundo um estudo como que mais penetra no córtex. Restaura mesmo:
    http://thebeautybrains.com/2006/07/08/beauty-q-a-is-oil-good-for-your-hair/
    http://thebeautybrains.com/2006/05/24/is-ojon-restorative-treatment-any-good/

    Eu coloco puro no cabelo (comprimento e pontas, pq tenho o cabelo fino) e fico horas, quanto mais, melhor! Depois lavo normalmente. Brilho garantido! Outra dica para que o óleo “penetre” mais é evitar produtos capilares com silicone (porque forma uma película que deixa o cabelo meio plastificado). Se você achar muito difícil retirar o óleo, passe o xampu antes de molhar o cabelo, funciona!

    Dá realmente peninha gastar um óleo tão precioso e tão caro no cabelo, mas enfim, é só um pouquinho. Eu compro no Ebay da marca “Coconoil”, virgem e orgânico, uma delícia!

Comentários estão encerrado.