O que você vai fazer nesta Páscoa?

by Pat Feldman on 03/04/2009 · 4 comments

in Datas Comemorativas, MAIS..., Páscoa

ovoUma pesquisa feita pelo ProTeste mostrou uma coisa que eu já sabia e que muitos de vocês já devem imaginar: ovos de Páscoa e chocolates em geral contém muuuuuuuito açúcar e muuuuuuuita gordura vegetal hidrogenada, dois ingredientes que deveríamos evitar completamente em nossa dieta, para o bem da nossa saúde.

Para quem tem o hábito e ama chocolate, a notícia soa como uma tragédia, mas infelizmente pouquíssimos (e caros) chocolates no mundo são livres dos excessos… O ideal seria estes chocolates, e ainda assim, consumidos com muita moderação.

Eu andei tentando achar um jeito de preparar chocolates em casa a partir do zero e com ingredientes o mais naturais possíveis. Não chegou a dar completamente errado, mas ficou longe de dar certo, o que me ensinou que preparar chocolate DE VERDADE é muito difícil e custa caro. Por conta disso, hoje em dia, nas poucas vezes em que tenho vontade de comer chocolate (acreditem ou não, desde criança não dou muita bola para chocolates, e hoje em dia chego a passar meses sem comer nenhum e nem sinto falta), recorro às marcas que contém os melhores ingredientes e menos aditivos artificiais e sempre prefiro os chocolates amargos, que contém bem menos açúcar em sua composição.

Idéias alternativas para a Páscoa

Para as crianças que ainda não possuem o hábito do chocolate (raridade nos dias de hoje, mas vou insistir mesmo assim…), que tal fazer da Páscoa, além de uma celebração judaico-cristã com tanto significado, um momento de diversão e desenvolvimento da criatividade?

Quando eu era criança, como não me importava tanto assim com o chocolate, me maravilhava mesmo era com as cestas e ovos pintados à mão que minha avó sempre mandava fazer para nós lá em Santa Catarina. O recheio dos tais ovinhos pintados para mim era sempre uma enorme decepção: amendoins doces, que eu detestava e detesto até hoje, doce ou salgado! Para quem gosta, é uma idéia mais criativa e pode ser mais saudável que os chocolates comerciais, desde que preparados com o devido cuidado.

Eu estou com uma ótima receita para amendoins, nozes, castanhas ou amêndoas confeitadas, especiais para a Páscoa, mas muito bons para lanchinhos em qualquer época do ano. Eu já provei e aprovei a receita preparada com pecans, que era o que eu ía preparar ontem, para depois fotografar e publicar aqui para vocês. Cheguei toda feliz ao sacolão para comprar um pacotão das pecans e ao chegar lá, decepção, elas estavam em falta… A receita virá, antes da Páscoa, é claro, mas hoje deixo com vocês as lindas imagens que achei em diversos sites da internet (alguns deles estão listados entre os “Amigos Importados” aqui no site).

Aproveite o feriado, sente com seus filhos, sobrinhos, primos, amigos, etc e preparem lindas surpresas para o domingo de Páscoa. Serão momentos únicos, que serão lembrados com muito mais carinho e emoção do que um ovo de chocolate comercial preparado por uma máquina…

Eu estou pensando em juntar alguns rolos de papel higiênico vazios, algodão, tinta, cartolina para as orelhas e montar alguns coelhinhos bem fofos. Vamos ver se dá certo, se meu filho se empolga com a brincadeira!

(clique nas imagens para ampliá-las)

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 4 comments }

Cristiane April 6, 2009 at 7:48

Eu ainda não tem filhos, mas adoro enfeitar a casa para estas datas, adorei o centro de mesa de ovos e flores, lindo e os baldinhos com coelhinhos para colocar flores, vou fazer algo deste tipo para enfeitar minha casa, e quero passar bem longe dos ovos de Páscoa, além de ser caros demais, tem todos aqueles ingredientes que nós sabemos bem….
Mas o que eu adoro mesmo é comer canjica,não sei se vocês conhecem, eu sou carioca e desde pequena minha mãe e avós sempre fazem canjica nesta época, mas com certeza vou fazer uma versão sem leite condensado e não abusar.Eu só como uma vez no ano…
Feliz Pascoa á todos e não abusem de chocolate.
Cristiane
Florianópolis – SC

Elisa April 10, 2009 at 15:54

Eu também…rs, espero mais a canjica desta época do que os chocolates. Uma vez por ano e mais saudável…huumm…

Luisa April 4, 2010 at 11:37

Oi Pat, Feliz Páscoa para vc e todos do site!

Encontrei o passo-a-passo para dobrar os guardanapos em formato de orelhas de coelhinho, e vim aqui dividir com vocês.

Segue o link:

http://casaeimoveis.uol.com.br/album/pascoa2010_guardanapo_album.jhtm#fotoNav=8

Abraços

tainara March 27, 2014 at 21:27

eu amei essa dica

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: