Alimentação ARTIGOS

O sal que eu vou continuar usando aqui em casa

Picture 6Os leitores mais antigos do site Crianças na Cozinha já sabem o quanto sou detalhista na minha cozinha saudável e livre de alimentos processados, refinados e industrializados. Quem já leu o artigo sobre sal publicado anteriormente AQUI, sabe também que nem o sal escapa dos meus cuidados.

A minha cozinha é salgada, sem medo de deixar gostoso e sem medo de ficar salgado. E sem medo de sal, porque sal de verdade é super importante e só faz bem à saúde. O sal que eu uso aqui em casa é o sal de verdade, sem refinamentos, sem maquiagens e sem aditivos. O sal de verdade não precisa de aditivos. O sal de verdade já vem com iodo, e iodo orgânico, da melhor qualidade, ao contrário do sal refinado, que precisa (e é obrigatório por lei) de adição de iodo, neste caso inorgânico e não tão bem aproveitado pelo nosso organismo.

Muitos leitores do site Crianças na Cozinha, encantados com tantas informações sobre o sal de verdade e pensando na sua saúde e de sua família, começaram a consumir o mesmo sal que eu uso aqui em casa. Quem mora em São Paulo demorava, mas encontrava o sal. Quem mora fora de São Paulo, podia encomendar comigo. Já enviei sal de verdade para diversas partes do Brasil.

A má notícia a respeito desse alimento maravilhoso é a incompetência e a falta de informação dos órgão públicos à respeito do que realmente faz bemà nossa saúde ou não – e não o que a indústria alimentícia quer que acreditemos que faz bem. A má notícia é que moramos num país onde não há liberdade alimentar. Moramos num país onde não podemos escolher livremente o que colocamos na nossa mesa.

Este sal que eu uso aqui em casa, o Sél de Guerande, é um sal que não contém adição de iodo inorgânico. Não tem iodo adicionado. E sabem por que? Simplesmente porque não é necessário!! Ele tem naturalmente todo o iodo de que precisamos, sem contar os outros muitos minerais também importantes para o bom funcionamento do nosso organismo!

Mas algum burocrata desinformado “registrou” somente a informação de que não há adição de iodo no sal. Se não há adição de iodo, o produto está fora das especificações, não pode mais ser importado. Não pode mais ser comercializado. Não temos mais a liberdade de comprá-lo, a não ser é claro aqueles mais abastados que podem viajar e comprar fora, em países onde as pessoas podem escolher e decidir livremente o que querem colocar em seu prato, à sua mesa.

A importação e comercialização do Sél de Guerande Cinza foi proibida pelos órgãos competentes simplesmente porque um produto que tem naturalmente iodo, não passa por processos de refinamento (que retiraria o iodo e outros minerais naturais) para receber depois, veja que ironia, adição de iodo!

Eu vou continuar usando este sal aqui em casa. Agora vai ficar mais difícil comprar, tem que trazer de fora – ótima desculpa para viajar! Mas e quem não viaja? Não tem o direito de optar pelos que vai usar em sua cozinha? Não tem o direito de consumir uma das melhores fontes de minerais que a natureza fornece?

Eu estou chateada com essa notícia. Eu também estou chateada porque sei que ninguém vai se juntar para tentar mmudar essa situação e nem nenhuma outra. O governo e a indústria alimentícia deitam e rolam em cima do povo brasileiro, que tem muitas qualidades, mas que não se une realmente para defender seus direitos, suas necessidades, suas vontades.

A perda de um alimento tão precioso nas prateleiras dos nossos supermercados é apenas uma gota no oceano, mas como a discussão aqui é sobre comida, alimentação saudável, é com essa gota que eu fico!

 

Semana passada foi a Cartilha dos Orgânicos que sofreu um golpe da indústria alimentícia. Agora o sal, amanhã outra coisa, e mais outra e mais outra…

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

104 comentários

  1. Aqueles nossos ancestrais que viviam em povoados isolados, seja por montanhas ou por vastas extensões de território, viviam de maneira auto-suficiente, não precisando “quebrar” seu isolamento para buscar quaisquer alimentos longe da sua morada – com a exceção so SAL. Para buscá-lo, eram enviados indivíduos que viajavam até por vários meses entre ida e volta para buscar o precioso sal.

    Esses povos, que se mantinham saudáveis por gerações e gerações, instintivamente nunca tiveram dúvidas sobre a importância do sal para a sua saúde, e nunca mediram esforços para obtê-lo. E essas comunidades se mantiveram saudáveis porque eram unidas.

    Fonte de preciosos minerais (inclusive de iodo em sua configuração orgânica – basta cheirar este sal para sentir sua intensa fragrância de mar e iodo), realçador natural do sabor dos alimentos e grande auxiliar do processo digestivo, o sal celta continua sendo, mais do que nunca, um recurso fantástico desta grande e verdadeira farmácia natural que PODE SER a nossa cozinha. Seguindo a tradição dos nossos ancestrais, não deixarei faltar este sal na cozinha da minha família, nem que para obtê-lo eu precise viajar milhares de milhas.

    A verdade é que vivemos num regime hipócrita, uma ditadura disfarçada de democracia, onde até mesmo nossos direitos mais básicos, como o de beber água pura, são tolhidos (clique aqui para ler meu artigo sobre os malefícios à saúde provocados pela adição compulsória de flúor à água).

  2. Também estou indignada.
    Será mesmo que não tem o que ser feito?
    Independente de poder ir para o exterior comprar sal, acho desumano obrigar as pessoas a ingerirem aditivos sem sua permissão.

  3. Olá pat
    Eu tambem uso esse sal só que o problema é que nao encontro ao 1kg só em caixinhas de 125gr que ficam á volta de 3 euros(acho que é 8R$?)fica bem caro, mas vale a pena, estou a ver se encontro mais mas ate agora ainda nao encontrei um 1kg igual ao seu.
    Entretanto vou usando em conjunto com outro sal(nao refinado).

    1. Karenina, eu conheço o sal do Himalaya sim, aquele cor de rosa! Ele é bem melhor que o sal refinado comum, dá um gostinho delicioso na comida, mas ainda não chega nem aos pés dos sal de Guerande cinza.

      Aqui no Brasil, no Rio Grande do Norte, temos o sal de córrego, que é tão cheio de minerais quanto o sal de Guerande, mas também não pode ser comercializado pela falta de adição do iodo inorgânico… Sem comentários!!

  4. Acho que onde eu compro o guerande tambem tem la um que tem “restos marinhos” e é bem cinza, vou ver se é esse da proxima que lá for.
    Pat sabes o que encontrei? manteiga de creme de leite com sal guerande, tem um sabor a mar delicioso.

    1. Odete, esse sal cheio de “restos” deve ser simplesmente o melhor dos melhores!! Você mora em Portugal, né? Que país mais lindo, que eu ainda quero cohecer com mais calma!!

      Essa manteiga eu já comprei uma vez aqui em São Pauo e adorei, tem um sabor indescritível!! Não sei como é o preço dela por aí, mas aqui é quase impraticável… (snif) A manteiga que eu compro na feira de orgânicos, segundo o produtor, é salgada (na medida exata) com sal não refinado que a princípio só pode ser oferecido ao gado. Veja que ironia, o gado pode consumir o melhor sal, e nós não!!!!!

      Aliás, isso me dá uma idéia!!!!! Vou achar alguém que venda sal não refinado e vou comprar dizendo que é para o meu gado (gado que eu não tenho, mas sonhar não custa nada!!!).

    2. Olá Odete

      Chamo-me Maria de La Salete e também sou portuguesa.
      Pode dizer-me, por favor, aonde é o sítio onde compra esse sal?

      Fico-lhe muito agradecida, tudo de bom para si

  5. Oi Pat!!!
    Fiquei interessada em saber como comprar este sal,costumo usar aquí em casa o sal marinho. Conseguí aquí em Brasília num empório o Fleur de Sel de Guérande uma caixinha de 125 g,o que é mto pouco.
    Como comprar daí? Pode me mandar?
    Abraços

  6. Pat, aqui em Belo Hte, nunca ouvi falar em sal guerande ou sal de córrego. Mas vou pesquisar. Quem sabe alguém possa me informar à respeito.

    È realmente um absurdo, termos que importar sal de qualidade. Acho que nossas autoridades em saúde desconhecem o que é sal orgãnico e os seus benefícios.

    À propósito, este sal grosso, usado em churrascos, é considerado melhor do que o sal refinado? Estava pensando em comprá-lo, colocá-lo no liquidificador, transformando em pó, para melhor consumi-lo. O que vc tem à dizer à respeito?

    Grata. Diva Falcão.

  7. Pat, não tem como entrar com uma ação junto ao Ministério Público, juntando informações técnicas sobre os benefícios do sal sem aditivos químicos?

    Gostei dessa possibilidade do sal vendido para o gado, será que em lojas de produtos agropecuárias a gente encontra? Como pede? Vou ver se descubro aqui em SJC.

    Eu ainda uso o sal de cozinha comum, vendido no mercado, mas adoraria ter acesso a um sal saudável. Me irrita profundamente que o direito básico à saúde seja desrespeitado em prol de interesses dos poderoso$$$. E não é só com relação ao sal e à água, há muito mais sujeira por aí.

  8. Pat eu sou portuguesa mas vivo na alemanha(hamburg), nao deixe de ir visitar portugal conserteza que vais gostar, tambem faco ideias de visitar o brasil, quem sabe u dia irei conhecer esse lindo pais.
    Pat agora nao me lembr quanto foi a manteiga mas lembro que nao éra demasido cáro,quanto custa essa manteiga ai?
    amanha ja vou ver o tal sal com “restos marinhos”.

  9. Caramba! justo hoje que eu pretendia te encomendar o sal de Guerande tu me vens com uma notícia destas?

    Vamos por parte: Sabes me dizer de qual Ministério partiu a proibição de importação?

    Vamos nos mirar no exemplo das Madres da Plaza de Mayo, que em plena ditadura, contra tudo e contra todos conseguiram o impensável.

    1. No supermercado Santa Luzia, onde sempre comprava o meu sal, me informaram que a proibição foi por parte da Anvisa. Será?

  10. Nossa Pat
    Eu tambem estava pensando en encomendar o sal!!
    Ou que fazemos agora?
    Alguma sugestão? Comeremos todos o sal das vaquinhas!! hehe, eu fui a varias casas de alimentos naturais , em todas elas perguntei por algum sal, que não fosse o sal comun de supermercado, e olha a ignorancia do povo, eles me olham como se eu fosse uma ET e cuando explico o que eu procuro, me oferecen sais de banho!!!
    Socorro!!!!

    1. Ai, é difícil mesmo!! A idéia dosal não refinado destinado para o consumo animal eu tive enquanto respondia a um comentário. ainda não tive tempo de me informar mais a respeito. Aliás, vou perguntar sobre isso próximo sábado na feira de orgânicos, com o pessoal que tem gado.

  11. Notícia triste. Estava tão acostumada com o ‘sabor de mar’ deste sal!
    E sequer consigo acessar o site da Anvisa para constatar o que efetivamente ocorreu.
    Vou tentar mais tarde.

    1. Cris, o nome Anvisa quem me passou foi o pessoal do Santa Luzia. Eu não sei exatamente onde procurar as informações oficiais.

  12. Pat, não sei o que ocorre com meu PC, pois não consigo abrir o site da Anvisa de jeito nenhum para fazer a pesquisa.
    Além do que, são tantas normas e regulamentos imensos.
    O ideal seria que eles (Santa Luzia) tivessem especificado exatamente qual foi a legislação violada.
    Tentarei amanhã; qualquer coisa eu volto aqui…

  13. Pat, provavelmente foi coisa da Anvisa sim. Contudo em meio a tantos regulamentos é difícil saber em qual eles justificaram tal ‘proibição’.
    A resolução que trata sobre adição do iodo é esta: http://www.anvisa.gov.br/legis/resol/2003/rdc/32_03rdc.htm
    Talvez, se houver interesse da importadora (é a própria Santa Luzia???), seja possível conseguir liberar a importação com um laudo técnico atestando que os níveis de iodo estão dentro do considerado ideal.

    Art. 1º Somente será considerado próprio para consumo humano o sal que contiver teor igual ou superior a 20 (vinte) miligramas até o limite máximo de 60 (sessenta) miligramas de iodo por quilograma de produto.

    1. Obrigada, Cris! Vou falar com o pessoal do Santa Luzia. A princípio eles compravam de um importador, mas eles têm também importadora própria. Quem sabe?!?

  14. Pat,
    Essa sugestão do laudo é uma excelente idéia contra os burocratas de plantão da dobradinha Ministério da Saúde/ANVISA.
    Se precisar de uma força junto ao pessoal da Sta. Luzia é só falar que entupimos a caixa de mensagens deles.

  15. Encontrei o sal de Guérand Grosso, Fino e a Flor no http://www.efrancisca.com.br de Curitiba. O pacote de 1kg está por R$18,00. O site está com problemas e o link “Comprar” não está disponível, então liguei reclamando e a informação é que somente no fim de semana o problema estará resolvido, mas escrevi e-mail para o Gerente, Sr. Christian, manifestando meu desejo de adquirir o produto para ontem.
    Meu marido transformou-se numa fábrica de cálculos renais e já que não posso trocar demarido vou trocar o sal e ver se a situação melhora.

  16. Liguei hoje à tarde para o Empório Francisca e o Guérande simplesmente acabou. O gerente me info que o estabelecimento entrou com uma liminar para liberar a importação.
    No momento eles tem o Flor de Guérande e o rosa do Himalaia.
    Fiquei sem saber o que fazer. Rosa do Himalaia melhor, igual, pior que o sal marinho do supermercado?
    HELP!

  17. O sal moído destinado ao consumo animal pelo que me informei é o mesmo utilizado no sistema de cloração para piscina. Pode ser encontrado em lojas de produtos agropecuários ou de piscina e é super barato.
    Para se ter uma idéia, comprei hoje dois sacos de 25kg por R$ 15,50 cada um. O único inconveniente é que adicionam Ferrocianeto de Sódio (antiumectante). Contudo, salvo engano, o sal de cozinha comum também tem.
    Acho que vou partir para isso para fazer carne de sol e outras coisinhas mais!

  18. Pat, o Flor do Sal de Guerand é iodado? ja que nao achei o outro, comprei a Flor, sera que eh uma boa ou dinheiro jogado fora?achei literalmente salgado rs, 45 reais o pacotinho!

    1. Cris, a flor do sal é um sal mais puro, com menos minerais. Ainda é muito melhor que o sal refinado, mas não vale o que custa na minha opinião.

  19. Obrigada Pat! Fiquei numa dúvida se comprava a Flor ou o outro negro que vc menciou outro dia, acho que teria sido um melhor custo/beneficio. Uma grande pena eles não terem mais o sal mesmo, o grosso…o gerente me disse que em breve nem a flor vai ser vendida mais. Será que não tem como comprar pela Amazon?

    1. Cris, eu dei uma espiada no eBay e no Amazon e dá para comprar sim – você procura por “grey celtic salt”, que é a mesma coisa. Tem também o site http://www.celticsalt.com – deste inclusive eu comprei um pacotão e mandei entregar num endereço nos EUA, mas parece que eles fazem entregas internacionais também.

  20. Olá, Pat!

    Nao sei se entendi bem,mas parece que há um programa nacional para adicao de iodo, no qual se preve a adicao de iodo também ao sal importado.

    http://nutricao.saude.gov.br/iodo_programa.php

    Entao, eu nao sei se o sal importado está recebendo adicao de iodo ou nao.

    De qualquer forma, comprei a flor de sal da cimsal (MossorÓ), um potinho de 150 gr custa R$ 15,00, mesmo sabendo que nao é tao bom, e sabendo que é iodado. Foi o que encontrei de imediato. Isso enquanto nao acho sal de verdade.

    Sal do Himalaia parece que é vendido no universo organico no Leblon-RJ. Também vi num site chamado saude organica, por R$ 18.00.

    Nas minhas buscas percebi que também no Peru, existe um sal rosado, que é exportado para a Europa, Eua e Japao. Mas nao sei se pode ser adquirido aqui.
    http://www.tierradelmonte.com/sal_ES.htm

    1. Elaine, esse sal realmente nã tem iodo adicionado, mas simplesmente porque não precisa!! O sal não refinado possui uma boa dose de iodo, entre outros mineirais, naturalmente. Durante o refino, esses mineirais são perdidos e eles se lembram apenas de adicionar o iodo de volta, na forma inorgânica (diferente do iodo presente originalmente, na forma orgânica).

      O sal de Guerande não precisa de iodo, simpresmente porque ele já tem o suficiente!!!!

  21. Acabo de chegar da loja do universo organico, comprei o sal grosso do Himalaya, 1 kg por 22 reais.
    Vou ver se compro o salt celtic nesse site ou o guerande no ebay (no site da amazon parece que o fornecedor nao entrega o sal grosso de guerande no Brasil, somente o fleur)
    bjs

  22. Olá Pat, tambem sou adepto do flor de sal, comprava no Ceasa-RJ, porém foram proibidos de comercializa-lo sem a adição do iodo. No empório santa luzia tem, mas será que está iodado, saberia me dizer?
    Att, Rosalvo.

  23. A dúvida é: não estariam impondo a adição de iodo (em adição ao iodo já naturalmente existente) para liberar a importação?

  24. Ok Elaine, eu não vi a embalagem(conheço a original, e não dá para refazer), mas se impuseram tal norma, tem que estar escrito IODADO na ”nova”embalagem.
    Abraços, Rosalvo.

  25. oi Pat, tudo bem? hoje recebi a listinha de produtos organicos de uma lojinha que faz delivery, e vi que eles oferecem um sal SEM IODO da marca ESCK. Diz lá “sal marinho obtido diretamente do mar por processo de aeração não passando pelo processo químico , tendo apenas o seu refinamento para facilitar o uso”. O melhor, custa R$2.50. Será que é bom? Depois que meu sal foi barrado pela Anvisa, to usando a Flor de Sal da Cimsal

    1. Elaine, realmente esse sal é iodado artificialmente e apesar do iodo ser importante para a tiróide, este encontrado no sal artificialmente iodado nõ é o ideal e nem semrpe é o suficiente para suprir as necessidades. Se você conseguir ocmprar sal bruto de verdade, não refinado, como este que eu mostro na foto, é com certeza a melhor opção.

  26. Elaine, a Korin só tem a versão iodada mesmo. A ESCK comercializava antes da proibição tanto o sal iodado como o NÃO iodado, e aparentemente o pessoal que faz delivery de orgânicos ainda tem o não iodado em estoque…já a flor da Cimsal que tenho usado tem iodo, mas não é refinado, e foi o melhor que consegui obter no Brasil.
    Sal agora só na muamba hahhaha, to esperando meu carregamento, vamos ver se chega sem surpresas!

  27. Olá, Pat e Syl!
    Tenho comprado o sal do himalaya no Brasil e importado do celtic salt.
    bjs

    obs.: Pat, seu site é muito bom. Tenho recomendado para todos os meus amigos. Continue assim. Parabéns!

    1. Elaine, prefira o Celtic Salt, e nem precisa ser flor do sal, que na verdade é um sal “naturalmente refinado”. Bom é aquele sal bruto, que tem de tudo um pouco, super rico em minerais necessários para a nossa saúde.

  28. Sim sim meninas, claaaaaro que o ideal seria o super sal cinza Celta tudo de bom! Mas para a maioria das pessoas que não tem mais acesso a ele por conta da proibição, não sobraram muitas alternativas. Resolvi comprar direto pelo site deles, mas dei o azar de ter sido parado pela Anvisa, e está lá no vai não vai. Foi parado por não ter data de validade na embalagem, e não pelo fato de não ser iodado… >; Enfim, enquanto ele não chega, que alternativas temos? Eu tô indo no da Cimsal, e vou testar este da esck.

  29. Buenas minha gente,
    E como ficou a situação do sal… 6 meses depois da última postagem alguma coisa mudou? continua o “sumiço” da flor de sal no mercado brasileiro? Aqui em Porto Alegre não encontro mais um sal português similar a flor-de-sal… e no mercado do sudeste, como anda a situação?

  30. Mandei vir a segunda remessa de sal do site e dessa vez retornou para o remetente (nao sei o motivo), achei que alguma coisa do tipo “falta de prazo de validade” ou “ausencia de iodo adicionado” fosse o motivo do retorno da remessa, mas na segunda tentativa de envio, o sal chegou!
    A argumentacao que eu iria usar seria a de que o sal nao seria utilizado para fins comestiveis, mas para limpeza e purificacao de cristais, ja que estudo e leio muito sobre esse assunto. Para esse fim, o sal tem que ser marinho, o mais puro possivel, e nao necessitaria de adicao de iodo, nem de prazo de validade.
    A Constituicao Federal, no artigo 5 assegura a todos a liberdade de crenca. “VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias”

  31. Encontrei em Porto Alegre o “Fleur de Sel de I’Jle de Noirmoutier”, por R$29,00, saquinho de 125g. Já quebrou o galho… mas entre dia 11 e 18/04 estarei no rio e pelo que tenho visto na internet encontro ainda Sal do Himalaia nas lojas.

    Elaine: comprastes esse sal direto do fabricante ou de alguma loja?

  32. Pat,
    Esse sal ´(não conhecia, ainda usava o sal comum de supermercado até ontem, quando comprei o sal marinho, mas tem iodo adicionado, apesar de não ser refinado e “100%” natural….mas fiquei desejosa do seu! Só vi hoje esse artigo) deve ser consumido com moderação em virtude do aumento de pressão também?
    A propósito, uma pena não ter dado certo o caldinho de carne em SP, mas fica pra próxima! Numa próxima oportunidade, busco de qualquer forma! (estava na casa de uma amiga, sem carro…complicou um pouco)
    Bjs!

  33. O meu sal (celtic salt) chegou! Vale a pena comprar, pois apesar do custo de envio ser alto o pacote de sal dura muitoooo

  34. Pat,
    Recebi direto em casa sim. Não paguei imposto, comprei três pacotes (1 libra cada) por $15,00, mas o frete ficou em $34,25, num total de $49,25. O frete saiu muito caro. Parece que abaixo de $50,00 há isenção do imposto de importação. Salvo engano, essa isenção seria apenas quando destinatário e remetente são pessoas físicas.

  35. Só acrescentando… no RJ, na feirinha da Glória, a Sra. Francoise (a que produz queijos e laticínios de leite cabra)vende pacotinhos de 300 gramas de sal que ela mesma colhe numa salina em Saquarema… custa 2 reais o pacotinho!
    Comprei também 2 KG de sal do himalaia, por R$ 28 o kilo (caríssimo), no universo orgânico do leblon.

  36. NÃO SEI SE ISSO VAI MUDAR EM RELAÇÃO AO SAL DE GUÉRANDE CINZA, MAS PESQUISANDO NO SITE DA ANVISA HOJE ACHEI ESSE DECRETO
    “Quinze categorias de alimentos deixarão de ser registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). É o que prevê a Resolução RDC 27/2010 publicada pela Agência no dia 9 de agosto. Dentre os alimentos que passarão a ser isentos de registro estão: palmito em conserva, sal, alimentos para atletas, água mineral e adoçantes dietéticos.

    Com essa ação, a Anvisa pretende reduzir em 47% o número de pedidos de registro de alimentos que chegam à Agência. “Além de desburocratizar processos, poderemos concentrar esforços em ações para melhorar o controle sanitário dos alimentos comercializados no Brasil”, afirma a diretora da Anvisa, Maria Cecília Brito.”

  37. e … no mercado zona sul aqui no Rio já voltaram a vender o Fleur de Sel de Guérande Le Paludier.

  38. Pat, eu comprei o sal Guérande(Celtic sea Salt) pela internet e demorou um mês para chegar.
    Foi bem tranquilo. Nao ficou retido na Anvisa.

  39. Pat, como foi a primeira vez e não sabia se ia chegar, comprei 2 pacotes de 5lb. Não sei se tem muita diferença, o frete foi 43 dolares até Brasília, a metade do total da minha compra. É caro, mas ….

  40. Ola Pat
    Eu comprei a flor de sal Nascional de Mossoró, Cimsal,ate onde sei, esse é o unico sal que esta sendo comercializado pela casa Santa Luzia,será que fiz bem?

  41. Pat, você sabe de algum lugar que vende pela internet? Não encontro em lugar nenhum.
    Bjs

  42. Oi Pat, moro em Belo Horizonte e gostaria de saber aonde posso comprar o sal de Guerande.
    A Casa Santa Luzia não entrega em Minas Gerais.
    Bjs.

  43. Oi Pat, estou pensando em experimentar esse sal cinza, mas será que ele não contém impurezas, por ser a parte que decanta da água do mar? Outra coisa, pode ser paranóia minha, mas andei lendo sobre aquele desastre terrível na usina nuclear do Japão em 2011 e parece que até hoje está vazando toneladas água radioativa para o mar. Desde que li isso estou desconfiada de derivados do mar. Sei que o mar é imenso, mas parece que a contaminação já está atingindo a costa oeste dos EUA. Não sei se é verídico pois não tenho como confirmar a fonte, e parece que a mídia está abafando, mas sinceramente fiquei com muito medo. Sei que esse sal é da França, portanto oceano atlântico e o desastre foi no oceano pacífico. Você e seu esposo, que são pessoas muito bem informadas e têm acesso a informações de qualidade, sabem se é verídico isso?

  44. Existe algum outro sal melhor do que esse, amiga ? Algum outro que você indique ? Um abraço !

  45. Boa tarde fui hoje ao mercadão de São Paulo e comprei o sal cinza da França de 1 kg por 15,00 reais, na loja tioali@tioaliemporioarabe.com.br em frente a barraca de fruta Juca, na barraca do Ramon tem o sal pérsia, o negro, o mediterrâneo, o vermelho e o rosa tá no site em frente ao mercadão do outro lado tem varias lojas que vende o rosa a grane bem mais barato

    1. Em geral, pra ser prática e rápida, sal, pimenta e azeite, mas aqui no site tem diversas receitas de molhos que uso ocasionalmente.

  46. Olá, após muito tempo pesquisando, e ainda continuo, comecei a usar sal marinho, mas o verdadeiro, na cozinha, junto com água de poço artesiano, onde adiciono em 20 litros, sal marinho, cloreto de magnésio PA, e bicarbonato de sódio, simplesmente me curei de 2 hérnias de disco e luxações na coluna, melhorei minha pele, e nunca mais peguei gripe ou qualquer alergia ou doenças, claro que retirei da minha vida o flúor, cloro, glúten, etc…Também algumas vezes por ano faço auto-hemoterapia, que conheci através de um filho de uma prima de meu pai, que se curou de câncer com a AH, e alcalinizando o corpo. Impressionante como tudo é ao contrário, fico triste em ver a grande maioria do “gado”, sofrendo sem saber a verdadeira causa de suas doenças, e assistindo o Dr. fantástico falar asneiras na tv, sou muito feliz hoje em dia, apesar de mesmo com os bons resultados obtidos, nem mesmo minha família leva isto a sério, e continuam a comer porcarias. Abraços.

  47. Olá
    Você pode comprar sao puro, marinho, de excelente qualidade em lojas de produtos agropecuários. Eles usam para dar às vacas. O único inconveniente, é que vem num saco enorme, tem que dividir com os vizinhos e amigos!

  48. Olá,
    Alguém sabe de algum local que venda esse sal em Porto Alegre – RS?

  49. Oi Pat. Acabei de ler sua artigo e observei que a postagem é de 2009. E hoje ainda existe essa proibição ou podemos comprar esse sal?

  50. Eu estou usando o sal Rosa do Himalaia, será que esse contém iodo inorgânico.
    Com relação a propor uma ação judicial, através do Ministério público é possível.
    Essa tal de Anvisa é um órgão público, mas agem em favor do poder privado.
    Obrigado pela atenção

  51. Olá, eu gostaria de saber se posso usar o sal verdade em todo a minha alimentação ?

    Obrigada
    Att.

    Venilda

  52. onde comprar o sal natural sem os ingredientes acrescentados. aqui em são paulo me disseram que havia um local de venda na rua Maua, mas eu não o encontrei, quando vou a alguma cidade do interior compro sal na casa de agricultura, onde vende para animais tem alguma diferença.

Comentários estão encerrado.