Ovos assados em copinhos de tomate

by Pat Feldman on 03/09/2012 · 1 comment

in Acompanhamentos, Aperitivos e entradas, DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA, Ovos, RECEITAS

Mais uma gostosura usando os deliciosos tomatões orgânicos que trouxe da feira neste último sábado. tomates grandes e perfumados assim inspiram muitíssimo os recheios, e olhando “por aqui e por ali” na internet, me inspirei e resolvi assar um ovo dentro do tomate, com um bom naco de queijo e uma pitada generosa de pesto por cima depois de pronto.

A receita que mais me inspirou veio do blog The Curvy Carrot. Eu mudei o queijo, e no lugar das folhas de manjericão, optei por um pouco de manteiga ao pesto (simplesmente um molho pesto misturado meio a meio com manteiga amolecida, fica ótimo em torradas também!).

Assim como os tomates recheados que publiquei anteriormente, esse prato pode ser servido como prato único, ou pode vir acompanhados por uma salada em dias mais quentes, ou legumes no vapor com um fio de azeite.

Ingredientes:

2 tomates orgânicos grandes (eu usei tomates caqui, que têm aparecido lindos na feira)

2 ovos caipiras

2 fatias grossas de queijo da sua preferência (eu usei um queijo meia cura – fatia grossa – que derrete maravilhosamente, escolha um queijo que derreta muito)

2 colheres de sopa de parmesão ralado na hora

sal e pimenta do reino à gosto

2 colheres de chá de manteiga de pesto (leia direitinho lá em cima, eu explico como fazer!)

Modo de Preparo:

Corte a parte superior dos tomates e com o auxílio de uma faca, cuidadosamente, raspe a polpa dos tomates (que você pode reservar para preparar um molho depois) e retire todas as sementes.

Pré-aqueça o forno – temperatura média-alta.

Pique cada fatia do queijo e espalhe os pedacinhos pelo interior de cada tomate.

Quebre os ovos crus e derrube toda a clara e a gema dentro de cada tomate – um ovo para cada tomate – cuidando para que a clara não escorregue para fora dos tomates e a gema não se quebre. Pense no tomate como um potinho onde você está colocando uma massa para assar – o ovo é a massa nesse caso!

Salpique um pouco de sal e pimenta sobre cada um dos tomates – nem precisa ser muito, porque os queijos em geral já são salgados e ninguém quer sal demais, apenas o suficiente para valorizar a comida!

Leve os tomates ao forno por cerca de 15 minutos ou até que você note que as claras começam a ficar brancas, cozidas.

Retire os tomates do forno rapidamente e salpique o parmesão sobre cada um deles.

Retorne ao forno por mais cerca de 10 minutos ou até que você note o parmesão derretido e o topo dos tomates bem dourado.

Retire do forno, espalhe uma colher de chá da manteiga de pesto sobre cada tomate e sirva imediatamente!

Ah, uma sugestão para aqueles que NÃO seguem a Dieta Feldman Antienxaqueca: torradinhas acompanham muitíssimo bem esses tomates, já que depois de assados eles soltam um suco que a torrada absorve muito bem!

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 1 comment }

Tatiane Bacochina Borges September 11, 2012 at 19:19

Nossa, fica um espetáculo. Foi a janta de hoje ;-)

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: