Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

32 comentários

  1. Pat!!!Não resta dúvidas pena não encontrá-los por aqui!!!!!
    Deliciem!!!!!
    Bjs

  2. Menina do céu, que é aquilo???
    Escuta. Aproveitando esse post: aqui em casa a gente come os ovos da Korin. Vc sabe se se trata de uma empresa bacana? Ai, eu fico sempre com pé atrás, sei lá.
    Mas aqui no Rio são os mais fáceis de se achar…
    Obrigada, Roberta

      1. Roberta a Korin e confiável, e uma empresa da Igreja Messiânica que produz e vende produtos orgânicos. As galinhas sao tratadas como rainhas! Meishu Sama, líder espiritual da igreja pregava a agricultura natural foi por isso que a Korin foi criada. Abraços
        Claudia

        1. Claudia, eu sempre soube que a Korin cria eus animais em semi-confinamento e isso não é nada bom. Quanto a higiene e cuidados gerais, não duvido que a empresa os tenha, mas criá-las soltas seria fundamental para que produzam ovos e carnes excelentes!

  3. Paty, sabe de uma coisa??
    Aqui em Portugal, mesmo os ovos ditos de “aviários” têm essa cor de gema.
    Fico sem saber não tem nada a ver, ou se a produção aqui, por ser menor é mais cuidadosa sabe?
    Ainda bem que tenho os ovinhos orgânicos da quinta da minha sogra :)

  4. Pat e Roberta, pelo que conheço da KORIN é uma empresa séria. Existe toda uma filosofia japonesa por trás que é muito legal. Eu consumo os ovos, o frango e alguns legumes e verduras sem medo.

    1. Jovânia, eu acredito que eles sejam sérios sim, no sentido de ter um controle de qualidade cuidadoso, porém até onde sei, apesar de suas aves não receberem “aditivos”, elas são criadas em sistema de confinamento o que, por si só, prejudica a qualidade nutricional de ovos e carnes.

      Na minha cozinha tive uma prova dessa “fraqueza”. Costumo usar frango caipira de verdade para o preparo dos meus caldos, mas numa ocasião, por falta deste, acabei usando um Korin. Após as tantas horas de cozimento do caldo, me espantei ao constatar que os ossos do frango haviam se desmanchado completamente, coisa que nunca ocorreu até hoje com o frango caipira. Com ou sem certificados, após essa constatação, aboli o Korin definitivamente da minha cozinha.

  5. A coloração da gema dos ovos não garante a procedência/qualificação dos mesmos pois depende do tipo de alimentação que as aves recebem.

  6. Eu já li em algum lugar que, em valor nutricional, são equivalentes. Você sabe nformar qual o mais nutritivo?

  7. Pat, tenho uma dúvida besta, de leiga mesmo… mas gostaria de uma ajuda para eu entender direito de uma vez por todas… o ovo caipira é o vermelho q vende no mercado ou ele é comprado direto nas chácaras? Eu só uso o vermelho mas compro no mercado. Obrigada.

    1. Juliana, o ovo de granja pode ser branco ou vermelho, depende do que a galinha come. O ovo caipira DE VERDADE não tem uma cor exata de casca. Eu já peguei na mesma caixa cascas quase brancas, vermelhas claras e escuras e até azuladas.

      Mas tua dúvida não é besta! Eu tinha a mesma dúvida antes de ler mais sobre o assunto!

      1. Na verdade Pat, a cor da casca dos ovos (branca ou vermelha) depende da linhagem da galinha (existem linhagens de galinhas que botam ovos brancos e linhagens que botam ovos vermelhos), a alimentação não influencia em nada nessa caracterísica. A alimentação da galinha influencia sim na coloração na gema, mas não tem nada a ver com a cor da casca.
        Bjos

  8. Pat, eu também costumo comprar produtos da Korin. Agora fiquei bastante receosa depois das suas colocações.
    Será que você poderia nos informar quais são as marcas que você recomenda? Se tiver algum problema em colocar aqui, por favor me envie um e-mail com essas informações.
    Obrigada.

    1. Denise, eu não tenho realmente nada de concreto contra a Korin, e como não ocnheço pessoalmente a criação/produção deles, seria injusto falar mal descaradamente, que isso fique bem claro! Tudo que escrevi aqui, é fruto do pouco que conheço e do que vi e constatei na minha cozinha, e que me fez refletir a respeito.

      O frango caipira que eu tenho comprado é da marca Nhô Bento – eu ainda não sei se ele é perfeito, mas só a conssitência da carne, bem mais dura que o do frango de granja comum, já me leva a acrer que este seja mais caipira, de verdade. Outra dica é a tonalidade da gordura dele, mais amarelada, que segundo uma conhecida minha, criadora, acontece somente nos frangos caipiras de verdade.

  9. Depois de ler os comentários acima estou quase começando uma criação de galinhas no quintal aqui de casa. Eu já desconfiava que o korin, devido à escala de produção, não poderia ter a mesma qualidade de um autêntico caipira mas resolvi adotar a atitude do “me engana que eu gosto” para não ter que me preocupar com mais uma questão de alimentos. Caramba, a lista de alimentos suspeitos é infinita, estamos cercados de agrotóxicos, aditivos químicos, produtores desonestos que falsificam tudo em nome do lucro. A legislação brasileira é falha na orientação ao consumidor e deixa a indústria fazer uma farra vendendo gato por lebre. Sob o nome de “Pão integral”, por exemplo, vemos pães que tem farelo de trigo, corante ou apenas parte de farinha integral, geralmente menos de 50%. O leite é uma calamidade onde entra água oxigenada e soda cáustica. Mesmo o açai já é falsificado por uma outro coquinho de qualidade inferior mas com gosto semelhante, isso quando não é vendido diluido em água a gosto do produtor. E os selos de qualidade dos produtos orgânicos e naturais??? Alguém confia nessas certificações??? Afinal há uma proliferação de certificadoras de todos os tipos, algumas criadas para certificar seus próprios protudos. Isso não me cheira bem. Não podemos contar com os órgãos públicos, em geral aqueles como a ANVISA e o INMETRO se dedicam às ocorrências mais grosseiras na área de alimentos. Nós que procuramos uma alimentação de qualidade, orgânica, natural e integral ficamos à mercê de medos e desconfianças sobre o que comemos.

    1. Maurício,a situação é relmente muito complicada e eu sinceramente não confio 100% nas certificadoras. É por essas e outras, que gosto de comprar direto do produtores, com quem posso conversar abertamente, me informar e obter minhaspróprias garantias!

  10. Pat, vc poderia me passar onde ou de quem comprar com segurança??? Se não quiser colocar aqui no seu site por favor me mande por email. Eu lembro de um livro do Márcio Bontempo onde ele relacionava alguns nomes,e no site dele talvez ainda exista alguma lista, não sei. Precisamos trocar informações para dar força àqueles que fazem um trabalho honesto.

  11. Sim, conheço a feira da Água Branca mas moro no Rio, de qq forma agradeço a dica.

  12. Pat, você sabe de algum bom fornecedor de ovos e de frango em Brasília?

Comentários estão encerrado.