.

Screen Shot 2014-11-07 at 6.36.39 PMOlha que tremenda gostosura para você preparar com as crianças em qualquer época do ano e especialmente na época das festas juninas!!!

Porque gostosura feita em casa é muito mais gostoso!!!!

Eu confesso que não suporto amendoim, nem o cheiro, e nem o gosto, mas como sou voto vencido aqui em casa, acabei pensando nessa receita para agradar meus meninos – e o melhor é que eles podem ajudar a preparar!!!

Ingredientes:

500 g de amendoim, torrado e sem pele (o ideal é que você compre o amendoim cru, deixe de molho e asse em fogo baixo até ficar seco e crocante, como eu explico AQUI)
1 xícara de chá de rapadura ralada
1/2 xícara de chá de farinha de milho amarela (faça força para conseguir farinha de milho orgânica, porque as convencionais são TODAS transgênicas)
1/2 colher de chá de sal
4 colheres de sopa (generosas) de manteiga sem sal derretida

Modo de Preparo:

No processador, bata, aos poucos, o amendoim, o açúcar, a farinha de milho, o sal e a manteiga, até obter uma farofa úmida. Se você não tem um processador, faça no liquidificador, mas aí deixe a manteiga de fora e só a misture depois à farofa doce de amendoim, num recipiente fundo.

Transfira para copinhos descartáveis, apertando bem a farofa para que ela fique compactada e forme uma barrinha

Deixe por algumas horas na geladeira para formar a barrinha e sirva em seguida. Você também pode servir imediatamente, com uma colherinha no copo, já que a paçoca estará com jeito de farofa.

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 21 comments }

Michele November 8, 2014 at 9:43

Adoro paçoca…..essa farinha de milho não tem nenhuma substituta? nada similar? obrigada por responder.

Pat Feldman November 8, 2014 at 19:55

Michele, ainda não testei nenhuma substituição.

Antonia November 9, 2014 at 22:39

pode trocar a rapadura por açúcar mascavo?

Flora November 14, 2014 at 4:15

Pat,

Descobri seu blog recentemente, e o tenho devorado. Muito obrigada por tais informações, pode me tirar uma dúvida? Li seu post sobre os benefícios da manteiga, mas sou intolerante a lactose, algumas pessoas relatam que ela pode ser consumida por intolerantes, mas gostaria da sua opinião. Nesse caso, ela pode ser consumida?

Um abraço, e é lindo seu trabalho.

Pat Feldman November 19, 2014 at 13:38

Em geral, se a intolerância for leve, não me parece haver problemas, mas pra garantir, no teu caso, eu optaria pelo ghee, a manteiga clarificada.

Sandra May 12, 2015 at 13:41

Oi,Pat como vai??Sempre vejo as suas fotos no Instagran,tudo muito maravilhoso,parabéns.Onde encontro essa farinha de milho organica?

Pat Feldman May 12, 2015 at 19:51

Eu costumo encontrar na feira de orgânicos da Água Branca.

Mirella June 8, 2015 at 21:08

Oi pat, quero fazer essa paçoca, mas tenho uma dúvida, compro sempre o amendoim orgânico da monama e faço td o processo pra germinar, comprando o sem ser organico e fazendo isso, retira os agrotóxicos ???

Pat Feldman June 8, 2015 at 21:48

Não existe nada que tire os agrotóxicos de um alimento plantado com o uso deles. Uma lavagem e/ou molho no máximo elimina o excesso superficial.

Mirella June 8, 2015 at 21:57

Sim, imaginei, mas então melhor dar preferência ao da monama do que o crú? Pq as outras castanhas (nozes, amêndoas, avelãs) impossível achar orgânicas. Os único que acho orgânico é o amendoim, castanha para e cajú. Qual sua opinião ?

Mirella June 8, 2015 at 22:04

Vem sim. E eu deixava de molho e torrava novamente, mas me intriguei com isso pelo armazenamento deles. Vou optar pelo crú.

dicas de dietas July 2, 2015 at 15:05

ummm, adorei, vou fazer.

nina mayer July 3, 2015 at 16:17

Pat, eu fiz uma receita de paçoca e acho que você vai gostar: 1/2 quilo de amendoim torrado, 1/2 xic de melado. eu coloquei uma colher de tahine também. depois bater tudo no processador e moldar bolinhas ou barrinhas. Uma delícia!

Pat Feldman July 3, 2015 at 17:23

Que interessante!! O gosto do tahine não ficou muito forte?

Regina August 11, 2015 at 17:51

Desculpa , Pat, mas pelo amor de Deus. Tem certeza que tem que deixar de molho s grãos sempre? Affffff… Que canseira….
Aprendi a fazer um muffin de banana com farinha de amêndoa. Fala sério, vou ter que deixar a farinha de molho, a amêndoa, a aveia…vixe.
Faz mal mesmo? Então você acha, que é preferível o refinado? Aaiaiaiaiai. Tipo, farinha branca. Caso eu não queira fazer toda essa preparação.

Muito obrigada. E obrigada por prezar o sabor dos alimentos, além da saúde.

Pat Feldman August 17, 2015 at 9:44

Regina, não é que você vai morrer se não deixar de molho, mas a falta de molho pode causar desconfortos digestivos e prejudicar a absorção de nutrientes.

Regina August 21, 2015 at 12:38

V trocaria pelo refinado no caso da farinha de trigo, se não pudesse botar de molho? E do arroz?

Pat Feldman August 23, 2015 at 21:52

Sem dúvida optaria pelo arroz/farinha brancos caso não consiga pré fermentar. Faço essa troca aqui em casa sempre que preciso.

Pat Feldman June 8, 2015 at 21:58

O amendoim da Monama já vem torrado? Eu sempre opto por comprar cru, porque torrado a gente não sabe em que condições foi torrado. Na maioria dos casos, temperaturas altíssimas.

Roseane June 16, 2015 at 9:26

Olá Pat,
Moro em Campos do Jordão e gostaria de saber como faço para adquirir seus caldos caseiros.
Abraços,
Roseane

Pat Feldman June 16, 2015 at 15:44

Roseane, eu não tenho como enviá-los a Campos, mas se um dia você vier a SP pode encomendar e levar. Numa sacola térmica eles aguentam a viagem aí tranquilamente!

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: