Panqueca de Cacau

by Pat Feldman on 27/05/2015 · 18 comments

in Café da Manhã, RECEITAS

Screen Shot 2015-05-27 at 10.22.20 AMEssa receita vem rolando a internet com pequenas variações já faz bastante tempo, especialmente entre a turma que resolveu abolir o glúten e a lactose do cardápio – isso é assunto para outra conversa.

Na imensa maioria as vezes a sugestão é usar frigideiras anti-aderentes para o preparo das panquecas, assim se evitaria a adição de gordura, mas além de gordura ser SIM necessária na nossa dieta, eu não gosto e não recomendo que se cozinhe NADA em material anti-aderente!

A receita é simples, o modo de preparo também, é preciso apenas “pegar o jeito” para entender o ponto certo de desgrudar e virar cada panqueca. As medidas a seguir servem para uma pessoa, uma medida de cada coisa, e você aumenta o número de medidas de acordo com o número de pessoas que irá servir, uma medida por pessoa. Em casa somos quatro, então usei quatro de tudo para o nosso café da manhã.

Na minha frigideira, tamanho médio, de ferro, cada medida rende duas panquecas não muito grossas, que podem ser servidas com geleia (meu pequeno delito ocasional), com manteiga, com mel ou pura mesmo, porque com os temperinhos que eu adicionei, ela dispensa acompanhamentos!

Eu costumo servir essa panqueca no café da manhã, mas enquanto escrevia essa introdução, me peguei pensando que essa também poderia ser uma opção interessante para a hora do lanche em casa ou até para a lancheira, só não tenho certeza de como ela ficaria depois de algumas horas num pote fechado à temperatura ambiente, dentro da lancheira. Se alguém já testou, ou resolver testar, pode contar os resultados e impressões nos comentários.

Ingredientes:

1 banana madura (usei a prata, que é a que temos comprado ultimamente)

1 ovo caipira

1 pitada generosa de canela em pó

1 colher de chá de cacau em pó

1 colher de chá de manteiga (se quiser/precisar evitar derivados do leite, troque por óleo ou gordura de coco)

Modo de Preparo:

Junte todos os ingredientes, menos a manteiga e bata até obter uma massa uniforme. Em geral eu uso o liquidificador, mas se você for preparar apenas uma medida, ele pode não bater tão fácil. Nesse caso sugiro um amassador de batatas ou o mixer manual.

Pré aqueça uma frigideira de ferro de fundo liso com metade da manteiga em fogo médio.

Jogue metade da mistura na frigideira e vá descolando cuidadosamente as beiradas da panqueca. Quando a panqueca desgrudar completamente – se formarão pequenas bolhas na superfície -, vire a panqueca de lado de deixe dourar até desgrudar do fundo.

Transfira a panqueca para um prato e repita a operação com o restante da massa.

A cada nova panqueca, adicione 1/2 colher de chá de manteiga à frigideira.

Eu confesso que não sei se expliquei de forma clara como lidar com as panquecas na frigideira, e de qualquer forma, aviso desde já que as primeiras podem sair meio tortas e feias, e podem até quebrar! Aconteceu bastante comigo até pegar a prática! A panqueca fica esquistinha, mas seu gosto delicioso não muda nada, então coloque o preconceito de lado e coma mesmo assim!!

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 18 comments }

Helena May 27, 2015 at 10:38

Pat,
As frigideiras de cerâmica vc recomenda?
obrigada
abraços
Helena

Executiva de Panela May 27, 2015 at 14:25

Obrigada, meu Deus, por existir a Pat Feldman! Preciso de receitinhas assim… Doces e saudáveis, sem medo algum de ser feliz. Amei sua receita, Pat! Beijos mil da aluna, Paula Couto

Danila May 27, 2015 at 15:32

Pat… É real aquela história de que os óleos qdo aquecidos tornam-se tóxicos, e que somente o de coco suporta altas temperaturas??

Pat Feldman May 27, 2015 at 19:09

A maioria se oxida em altas temperaturas e não deve ser consumida. Na verdade os óleos comerciais em geral já vem oxidados de fábrica, já que seu processo de extração é muito agressivo.

Mirela Adriele May 27, 2015 at 15:55

Pat,

minha menina, sabe-se Deus por quê, não come banana nem por reza brava… seria possível substituir a banana por outra fruta, como maçã? Será que com a maçã eu teria de colocar alguma farinha?

Obrigada!

Pat Feldman May 27, 2015 at 19:08

Nunca fiz com maçã, Creio que com coco ralado deve dar certo! Mas olha, se ela não ver você preparar, capaz de nem notar, não fica gosto de banana!

Mirela Adriele May 28, 2015 at 22:54

Obrigada por responder! Vou tentar mesmo, porque o cacau também mascara bem o sabor… te conto depois se deu certo!
Amo suas receitas. Fiz a farofa verde e foi o sucesso. Couve só era aceita em sopa e olhe lá! Coloquei couve e espinafre e amaram!
Obrigada!!

miriam rabelo valle May 28, 2015 at 19:46

Pat, querida, como sempre vc é maravilhosa… com suas delícias saudáveis. Obrigada por todas as receitas que me manda. bjos.

Sandra June 9, 2015 at 10:59

Bom dia Pat,vc disse q não recomenda nenhuma panela anti-aderente,então nem aquelas famosas panelas de arroz?,mesmo sendo de boa qualidade?E essa panqueca não vai farinha nenhuma? Bjs…

Pat Feldman June 16, 2015 at 17:12

Não vai farinha nenhuma!

Teca June 15, 2015 at 19:12

Pat, eu faço uma panqueca com ovo, banana, aveia, canela, chia, óleo d côco e mando pra minha filha na lancheira. Faço menorzinha, umas 3 unidades, e ela sempre come tudo ! Acho q não fica ruim não … Bjos teca Lourenço

Roberta September 23, 2015 at 13:08

Fiz e ficou ótima!!!! Mais um vez obrigada por tantos ensinamentos, Pat!

Roberta September 23, 2015 at 13:10

sério, vc devia fazer um livro com todas as suas receitas do site! Seria a primeira a comprar! bjoss

Pat Feldman September 23, 2015 at 20:55

Eu já publiquei um, mas está esgotado na editora….

Roberta September 24, 2015 at 10:20

Ah, que pena…

Fernanda November 29, 2015 at 17:58

O cacau é permitido para a dieta Feldman de enxaqueca? Estou no início da dieta após ler o livro é fiquei na dúvida, pois li que o chocolate deve ser evitado. Obrigada pelo site e idéias!

Pat Feldman December 1, 2015 at 13:26

Fernanda, o cacau PURO, não adoçado, é permitido sim!

Fernanda December 1, 2015 at 14:55

Obrigada pela resposta! Estou me adaptando super bem à dieta. Encomendei caldos com você e estou animada para colher os resultados.

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: