Lancheira da escola e dos passeios Pães RECEITAS

Pão de Hambúrguer Caseiro (semi-integral)

Depois de todos os meus testes no final de semana, acabei chegando numa receita de pão de hambúrguer que agradou muito ao paladar. Este pão com certeza não fica fofo e leve como os pães comerciais, já que para isso ele precisaria da adição de algumas químicas e também precisaria ser 100% farinha branca refinada, coisa que eu evito ao máximo nas minhas receitas – o que não impede ninguém de prepará-lo dessa forma.

Eu já contei aqui no site como você prepara um bom hambúrguer de picanha caseiro, maionese caseira, ketchup caseiro, mostarda caseira e até um picles feito em casa, à moda antiga. Com isso tudo você prepara uma refeição muito divertida e popular entre a maioria das crianças – inclusive pode ter a ajuda delas no preparo, garanto que todas vão gostar!

Um sanduíche de hambúrguer, ainda que feito em casa, não é a refeição ideal e mais completa para uma criança em fase de desenvolvimento, mas o simples fato de prepará-la toda em casa é capaz de torná-la mil vezes melhor, livre de químicas, livre de gorduras trans (você já parou para se perguntar o que se usa por aí para fritar batatinhas e carne de hambúrguer?!?) e outros ingredientes “esquisitos”…

A receita deste pão foi baseada na minha Massa de Iogurte Multiuso, que a cada dia eu descubro ser mais multiuso! A seguir, as proporções que eu usei para este caso:

Ingredientes:

1 xícara de iogurte natural integral

3/4 de xícara de manteiga amolecida

2 1/2 xícaras de farinha de trigo branca

1 xícara de farinha de trigo integral

2 colheres de chá de sal

1 colher de sopa cheia de bicarbonato de sódio

mais farinha para untar e/ou abrir a massa

Modo de Preparo:

Misture o iogurte com a manteiga e misture com as farinhas e o sal.

Mexa muito bem, usando uma batedeira adequada ou suas mãos, até obter uma mistura completamente homogênea, que não se desfaça e ligeiramente úmida.

Cubra o recipiente da massa com um pano úmido e deixe repousar por 6 a 12 horas (fora da geladeira – eu gosto de deixar dentro do forno desligado). Por não conter uma grande proporção de farinha de trigo integral, o tempo de fermentação para esta massa pode ser reduzido.

Passado o período de repouso da massa, acrescente uma colher de sopa generosa de bicarbonato de sódio e bata novamente por algum tempo – na batedeira eu deixo bater cerca de 5 minutos, se você estiver sovando a massa manualmente, esse será o momento de exercitar os braços, sove a massa por uns 10 minutos.

Divida a massa em 5 ou 6 porções iguais e enrole no formato de um pão de hamburguer (não deixe o pão muito “gordo”, alto, porque ele ainda vai crescer). Disponha os pães numa assadeira untada com manteiga e polvilhada com farinha. (eu aprendi recentemente a maneira correta de se lidar manualmente com uma massa de pão em todos os seus estágios – assim que eu aprender como se lida com o youtube, gravo um vídeo mostrando melhor e posto para vocês!)

Asse em forno pré-aquecido a 180C por cerca de 45 minutos, ou até que você enfie um palito e ele saia limpo.

Esse pão de hambúrguer vai deixar seu sanduíche muito mais delicioso!

Leia mais

Quer conhecer mais detalhes sobre um hambúrguer saudável e outros lanches e aperitivos incríveis? Conheça meu livro Aperitivos e Lanches, disponível em versão impressa, e-book Kindle ou em PDF.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

18 comentários

  1. Pat,
    Estou sempre por aqui lendo suas receitas e aprendendo com voce. Mas eu sou curiosa e nao sei se voce jà explicou o porque. Voce nao usa nunca fermento biologico. Tem um motivo especifico?
    Eu tentei semana passada fazer um pao sem fermento, sò com o iogurte, mas nao deu certo. Pode ser que tenha sido porque meu iogurte nao era caseiro… Alguma dica?
    Beijins!

  2. Pat, eu tambem fiz o pão com a massa multiuso, mais já e a terceira vez q tento e ele fica preto por fora, a massa, crua,depois da fermentação, assei mesmo assim e onde a massa estaba mais escura, ele fica amargo, ñao sei o q aconteceu, so uma vez ficou bom, fermentou direitinho e ficou uma delicia, saberia me dizer o porque de a massa ficar preta?
    Alguma dica especial?

  3. Maia Christina,fazer pão é realmente uma grande arte!!! Os meus nem sempre dão super certo, nem sempre ficam bons… Eu é que não fico contando isso toda hora… Ai de mim!!

    Eu já percei que m dias mais frios o pão nunca fica tão bom. Ach que a temperatura ambiente desses dias não é o suficiente para a massa fermentar adequadamente.

    Sobre ficar cru por dentro e escuro por fora, tenta assá-los em fogo bem mais baixo e por mais tempo. Deverá melhorar esse problema.

  4. Obrigada pela resposta, devo dizer q fiz o pão doce de banana e ficou um espetaculo!! ate o meu marido q não gosta de nada integral comeu,e achou q era com nozes, eu não contei para ele q tinha banana!!
    Beijos, continuo tentando, ja fiz a massa, amanha conto para você no q deu, beijos

  5. Olá pat, como eu prometi, vou contar o que aconteceu com meu pão… Ficou ótimo!!! Mas devo confessar que apesar do meu nome não ser Pat (hehe), andei mudando algumas coisinhas na receita, troquei uma xícara de farinha integral por farinha branca e adicionei mais meia xícara de aveia… E descobri o meu erro, quando deixava a massa de repouso de um dia para outro o pano com que cobria a massa era muito fino e secava, ao entrar em contato com o ar, a massa ficava preta e ruim, desta vez coloquei um pano mais grosso e bem úmido e a massa ficou linda, assei no forno mais baixo e com um segredinho que aprendi por aí, para que fique uma crosta mais sequinha no pão tem assar com vapor, esto e, coloca no forno uma xicara de agua, no calor faz vapor e ajuda a formar a crostinha…..tem de colocar dentro do forno algum pires o xicara q possa ir no forno, se não ela quebra….espero ter ajudado com a minha humilde dica….
    beijos, estou adorando todas as receitas, tenho feito uma nova cada dia…..
    Obrigada pela sua dedicação

  6. Pesquisando na internet uma receita de pão de hamburguer integral achei você e parabéns por dividir suas experiencias conosco.Criei algumas receitas naturais e integrais e ficaram maravilhosas saio por aí para vender.Ando muiiiiiiiiiiiito, pois preciso ajudar meus filhos à estudar.Quando fizer o youtube com certeza vou ver.O interessante seria colocar as calorias também. Bjs

  7. Olá Pat,

    Já fiquei assídua no site e estou adorando. Fiz o pão de hamburguer, ficou ótimo, mas muito salgado. Da próxima vez, colocarei menos sal. Na verdade, queria tentar uma bisnaguinha integral, ou mais natural. Minha filha adora bisnaguinha, mas não gosto de dar a ela. Você tem alguma receita?
    Vi seu video só hoje. Sugestão: tente mais videos no site, ficam ótimos! Parabéns! Bjs

  8. E aí estamos esperando yootube para ver como se faz a massa dos pães. Hoje vou fazer a ereceita do pão de hamburguer dpois conto como ficou.

  9. Pati, para fazer a massa de pão multiuso, seria possível trocar o iogurte por kefir?
    Que aliás, está indo super bem! Nem sei como te agradecer pela gentil doação.

    beijos,
    Nathalia

    1. Nathália, eu já usei kefor em lugar de iogurte várias vezes. Tanto o kefir de leite como o kefir de águ. Das duas formas o resultado foi excelente!

  10. Pat,
    Pq sempre usas bicarbonato de sódio em suas receitas????
    Abraço,
    Rodrigo

    1. Bob, essa imagem provavelmente se perdeu numa ocasião em que tive um problemão técnico no site e acabei perdendo praticamente todas as imagens dele…

  11. Oi!!

    Achei a receita prática, mas achei muito salgado…a próxima vez colocarei menos sal…:)

  12. Pat! Sobre o fermento biológico para pão, aquele que chamam de úmido, dá para usar?
    beijos

Comentários estão encerrado.