Pão de Queijo com Tapioca

by Pat Feldman on 12/07/2012 · 64 comments

in Aperitivos e entradas, Lancheira da escola e dos passeios, Pães, RECEITAS

Joguem fora todas as suas receitas de pão de queijo porque, modéstia a parte, nenhuma delas ficará tão deliciosa como essa!!! Eu juro que não estou exagerando!!

Outro dia desses acordei com a idéia de um pão de queijo com tapioca na cabeça. Pensei assim, meio do nada, mas achei que a combinação poderia dar certo. Dei uma busca no Google e achei algumas receitas, mas nenhuma muito empolgante. Mas estudando um pouco de cada receita, cheguei na minha “fórmula mágica”. O pão de queijo ficou lindo, leve e DELICIOSO!!

Hoje eu fiz uma receita inteira. Assei metade e congelei metade – vamos ver em alguns dias como a receita se comporta depois de congelada, porque se der tudo certo, é uma bela economia de trabalho.

Você pode começar a receita de manhã para terminar no fim da tarde, ou de noite para terminar no café da manhã.

Ingredientes:

1,5 xícaras de pérolas de tapioca (para quem não sabe, as pérolas de tapioca são “pedrinhas” irregulares, pouco menores que as bolinhas perfeitamente redondas do sagu – inclusive as pérolas de tapioca costuma ficar próximas ao sagu nos supermercados)

3 xícaras de leite integral

1 xícara de gordura de coco (ou gordura de palma, que é o óleo de coco desodorizado – e você pode também optar por manteiga)

2 ovos caipiras

1 xícara de queijo parmesão ralado na hora

1 xícara de queijo meia cura ralado

1 colher de sopa de sal (ou mais, à gosto)

2 xícaras de polvilho doce (aproximadamente, ou o suficiente para a massa soltar dos dedos)

Modo de Preparo:

Aqueça o leite com a gordura de coco até quase a fervura e jogue sobre as pérolas de tapioca, num recipiente grande e fundo. Cubra com um pano de prato e deixe repousar até a mistura esfriar completamente.

Depois que a mistura de tapioca estar completamente fria, junte os ovos, os queijos, o sal e uma parte do polvilho, amassando sempre (se você tem batedeira planetária, use com o gancho de sovar massa de pão)

Vá acrescentando mais polvilho até obter o ponto em que a massa solte dos dedos – essa massa não chega a soltar totalmente, acho que por causa das pérolas de tapioca hidratadas, que ficam meio “chiclete”.

Forme bolas com a massa mais ou menos do tamanho de uma bola de ping-pong e transfira para uma assadeira levemente untada com manteiga.  Se você tiver uma assadeira microperfurada, como a minha da foto acima, use sem untar.

Asse em forno pré-aquecido por cerca de 35 minutos ou até o topo do pão de queijo dourar.

Pode se deliciar, bom apetite!!!!!

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 64 comments }

Alexandre Feldman July 12, 2012 at 20:45

Este é o melhor pão de queijo que já comi.

Daisy July 13, 2012 at 11:26

Já sou fã do seu outro pão de queijo, o de araruta. E faço sempre. É sucesso, e campeão de audiência aqui em casa. Agora terei que experimentar este. Tomara que eu ache as pérolas de tapioca. Quando sair do trabalho vou direto procurar.

Pat Feldman July 13, 2012 at 12:32

Daisy, quando você provar esse, nunca mais vai querer saber do outro!

Débora Lemos Dal Corso July 13, 2012 at 12:36

Pat, aqui em Porto Alegre eu não sei se vou encontrar as tais pérolas. O que faço para substituí-las caso não as encontre?

Pat Feldman July 13, 2012 at 13:09

Débora, acho que dá pra tentar com o próprio sagu. Se você tentar, venha ocntar o resultado!

Diva Brígida Falcão July 13, 2012 at 15:51

Oi Pat,

Lendo a receita do pão de queijo com tapioca, surgiu uma dúvida:
“1,5 xícaras de pérolas de tapioca…”, é uma xícara e meia ou de uma a cinco xícaras de pérolas de tapioca?
Adorei a idéia de misturar tapioca com + polvilho doce + queijo curado.
Grata.
Diva Brígida.

Pat Feldman July 13, 2012 at 19:14

Uma xícara e meia, Diva!

Vanderleia July 13, 2012 at 22:48

Adorei a novidade.Vou testar.Bjos.

Diva Brígida Falcão July 13, 2012 at 23:07

Oi Pat,
Grata pela informação.
Diva Brígida.

Tanila July 16, 2012 at 18:01

Paty, desculpa a “ignorância”..kkk, mas como é essa gordura de coco?Vende pronta?Não saquei porque não pode usar simplesmente o óleo de coco, ou outro óleo (azeite) qualquer….

Pat Feldman July 16, 2012 at 18:35

Tanila, a gordura de coco nada mais é do que o óleo de coco desodorizado, sem gosto e sem cheiro de coco – e muuuuuuito mais barato!! Mas ainda é difícil de achar… Pode usar óleo de coco ou manteiga nessa receita, sem problema algum!

Luciana Cunha December 19, 2014 at 9:41

Pat, onde acho esta gordura de coco e também as pérolas de tapioca? Onde vc compra? Muito obrigada!!!

Pat Feldman December 19, 2014 at 14:38

Casa Santa Luzia os dois!

Tanila July 17, 2012 at 11:02

Ahhh tá!!
Então farei com óleo de coco mesmo!E continuarei nessa busca pela economia, afinal meu vício em óleo de coco tá quebrando meu orçamento familiar!!kkk
Obrigada!

Pat Feldman July 17, 2012 at 13:49

Tem gordura de coco na Casa Santa Luzia, aqui em SP

Adriana Freire July 17, 2012 at 22:18

Já era fã do Bolo de Pão de Queijo, mas esse…. é muito bom. Ótima textura, bem fofinho, crocante por fora e molinho por dentro. Excelente. O resultado ficou ótimo, mas precisou de meio quilo de polvilho doce para dar um ponto bem grudento. Tive que colocar às colheradas na forma, pois não dava ponto de enrolar de jeito nenhum. Será que você não se enganou na quantidade de polvilho? Ou será que me atrapalhei em algum passo? Bem… acho que agora não importa muito, pois com mais ou menos polvilho, o resultado foi FANTÁSTICO.
Me atrevo a dar uma dica para esse pão de queijo:
DICA: depois de frio eu fiz um recheio com uma colher de chá de um pesto de manjericão (semente de abóbora + óleo de linhaça e azeite de oliva + parmesão ralado + manjericão + alho) e uma colher de chá de abobrinha refogada no azeite com tomate cereja. Finalizei com mais uma colherinha de um bom molho de tomate orgânico com orégano (sítio jatobá) e folhinha de rúcula. Fiz um sanduichinho tipo panini e esquentei na sanduicheira. Resultado: De comer rezando…. ficou ótimo. Nunca tinha comido um panini tão bom. Graças a esse Pão de Queijo perfeito. Parabéns pela receita!!
Ah, já ia esquecendo, mesmo meu filho que faz cara horrível para a rúcula, adorou. Então fica aí mais uma sugestão super saudável para aproveitar a carona do pão de queijo.
P.S. Substitui a gordura de coco por gordura de porco (da fazenda), e tive a impressão que deixou o pão de queijo ainda mais crocante e saboroso, como era feito beeem antigamente em Minas Gerais.

Pat Feldman July 17, 2012 at 22:21

Ai socorro!! Essa receita perfeita preparada com banha da porco artesanal??? Deve ter ficado um arraso ainda maior!!!!!!

Na tua sugestão pra incrementar, eu só não usaria o óleo de linhaça de forma alguma – ele JAMAIS deve ser minimamente aquecido!!!

Adriana Freire July 18, 2012 at 12:04

Valeu pela dica. Já tá anotado. Brigadão.

Adriana Freire July 18, 2012 at 12:43

Pat, para quem ainda tiver dúvidas sobre a pérola de tapioca, encontrei um site que explica direitinho a diferença entre sagu e a tal pérola de tapioca, que aqui no Maranhão e no Pará conhecemos como “farinha de tapioca do Pará”, que parece uns granulozinhos de isopor irregulares, e que utilizamos muito como cobertura do famoso “açaí na tigela com camarão seco” (poupa fresca de açai, extraída na hora, com camarão salgado seco ao sol, mesmo processo da carne de sol artesanal).
Veja o Link e confira se é isso mesmo:
http://come-se.blogspot.com.br/2008/06/mais-paladar-brasileiro-e-radiografia.html
Agora não tem mais desculpa para deixar de fazer essa surpreendente gostosura de pão de queijo.

P.S. Como boa maranhense de coração que sou, e ainda, nascida em Belém do Pará, fiquei louca de vontade de provar a “farinha ovinha”, o caviar das farinhas. Se algum paraense quiser me enviar, agradeço. kkkkk

Nani July 19, 2012 at 7:46

Que pena,não encontrei aqui no sul as pérolas de tapioca. Vou ficar na vontade…
beijos

Pat Feldman July 19, 2012 at 7:54

Nani, tent fazer com sagu!

Nani July 19, 2012 at 13:23

Vou tentar, depois volto para contar.
obrigada!

Emília July 19, 2012 at 22:03

Essas pérolas de tapioca são bem menores que o sagu e mais translúcidas, certo? Confesso que fiquei muito tentada a fazer essa receita, só tenho essa dúvida quanto às pérolas.

Leticia August 13, 2012 at 18:19

Fiz esse pão de queijo no dia dos pais e foi um sucesso!!! Segui exatamente a receita e deu super certo! O pessoal devorou!
Usei a tapioca que normalmente uso para fazer cuscuz e funcionou muito bem! Ficou um delicioso sabor de queijo e tudo orgânico, o que, para mim, dá sempre um sabor mais natural…
Parabéns pela receita, ficou divina!

Isadora September 9, 2012 at 21:49

oi Pat, muito bom esse blog! tenho uma pergunta sobre o polvilho: é necessario deixar de molho também, como os grãos? minha avo’ deixava de molho de um dia pro outro pra fazer tapioca, mas não sinto diferença. E se sim, então pra preparar a massa de pão-de-queijo também teria de deixar, né?

Pat Feldman September 9, 2012 at 22:02

Isadora, não é necessário, porque o polvilho não contém gluten. Algumas receitas escaldam o polvilho com o argumento de que o pão ficará mais suculento.

Carla October 5, 2012 at 20:37

Oi! Posso substituir o polvilho por maizena orgânica? Fiz compras hj e esqueci de comprar… :(

Carla October 7, 2012 at 15:39

Fiz com a maisena e funcionou! Gente, essa receita è divina! Fiz algumas modificações pq nao tinha tudo aqui. Só tinha 2 xícaras de leite, entao deixei a tapioca de molho com essa quantidade mesmo. Usei manteiga. Aí quando esfriou tava uma massa dura. Hidratei com ãgua mesmo e deu certo. Fui acrescentando água com o sal aos poucos. O queijo parmesão só tinha o já ralado previamente, mas como era orgânico nao foi problema. Acrescentei mais um pouco de emental ralado. Maisena nem usei muito, só no final, antes de enrolar, fui jogando à olho mesmo e ficou uma consistência boa, deu pra enrolar bem. Me deliciei. Nunca mais vai faltar pao de queijo na minha casa! :)

Tania December 20, 2012 at 12:41

Pat,
Fiz a receita e ficou ótima. Fiz com manteiga e penei um pouco para achar tapioca em NYC, mas em lojas de produtos naturais tem a tapioca menor do que a convencional. Os pães ficaram com bolinhas por fora mas a textura dentro é perfeita. Não consegui chegar no ponto de enrolar então usei uma colher e também congelei metade e assei hoje de manhã e ficaram deliciosos. Acho que pelo uso da manteiga tive que colocar mais polvilho, já que a manteiga tem água.
Obrigada pela receita deliciosa. Boas festas para você.

Paula Zandonadi Zanirato Tristão December 26, 2012 at 14:15

Funcionou congelar?

Pat Feldman December 26, 2012 at 20:41

Funcionou maravilhosamente bem!! Pode fazer um montão e congelar!

Paula Zandonadi Zanirato Tristão January 3, 2013 at 21:06

Ehhh! Bom saber, pq como tem que esperar esfriar e tals, já dá para deixar congelada e num dia de vontade urgente tá ali + fácil. Vc congelou já em bolinhas e descongelou direto no forno?

Ah, outra coisa, qual a temperatura do forno?

Pat Feldman January 3, 2013 at 21:12

Congelei já em bolinhas e descongelei direto no forno, como a gente faz com os pães de queijo comerciais. A temperatura do forno é média-alta, cerca de 200 graus.

Paula ZZ Tristão January 4, 2013 at 8:19

Obrigada, Pat. Terminando a receita hj! :)

Paula Zandonadi Zanirato Tristão January 4, 2013 at 11:23

Fiz, ficou gostoso, mas não bonito como os seus da foto. E notei que o meu ficou massudo… Imagino que qdo esfriarem vão ficar duros… Mas o gosto é bom mesmo… Como foi a 1a, eu já fiz com medo, acho que isso influenciou hahahahaha. Vamos ver se melhoro na 2a vez

Tami February 11, 2013 at 17:00

Pat, to fazendo essa receita… Hmmmm
As pérolas estão lá hidratando… Achei da marca yoki, bem do ladino do sagu mesmo :) pensei q não encontraria… Mas enfim…
Estou louca pra aprender a receita de tapioca tradicional…
Beijao

Patty March 28, 2013 at 15:56

Voce acha que fazendo com povilho azedo da muita diferenca?

vou tentar…depois te conto.bj

Társia July 25, 2013 at 14:41

Pat moro em Aracaju e consigo comprar a tapioca fresquinha no mercado municipal tipo a tapioca de fazer beiju de tapioca, a vendedora é da minha total confiança serve fazer o pão de queijo com essa ou só serve com a tapioca tipo sagu ?

Pat Feldman July 25, 2013 at 22:54

Eu sempre faço com a tapioca tipo sagu, nunca tentei fazer com a goma, não sei se dá certo. Se você tentar, depois venha nos contar o resultado!

Therezinha August 18, 2013 at 15:57

Pat, boa tarde!

Estou interessada na assadeira microperfurada, gostaria de saber onde ou qualquer dica para encontrá-la.

Muito obrigada

Therezinha

Pat Feldman August 18, 2013 at 19:37

Therezinha, a minha eu trouxe dos EUA

caroline prado September 18, 2013 at 12:21

Pat, fazendo a dieta da enxqueca (já estou na fase após os tres meses iniciais) posso comer pão de queijo?? Ou polvilho deve ser evitado??

Pat Feldman September 18, 2013 at 12:36

Apesar de não conter gluten, melhor evitar!

caroline prado September 19, 2013 at 13:40

Obrigada!

caroline prado September 19, 2013 at 13:40

Pat, fiz a dieta de tres meses do seu marido (tenho o livro dele e o seu)…agora que acabaram os tres meses iniciais, posso comer pão de queijo?? ou melhor evitar o polvilho???

Pat Feldman September 19, 2013 at 13:57

O quanto puder evitar, melhor!

Pat Feldman September 19, 2013 at 13:57

Mas se for comer, que seja o caseiro.

Gabriela May 1, 2014 at 21:28

Pat, se o pão de queijo for feito apenas com o queijo mussarela, será que dá certo?

Pat Feldman May 2, 2014 at 7:57

Gabriela, esse queijo derrete muito, então pode ser que o pão de queijo fique meio “esparramado”. Eu nunca fiz, mas se você testar, venha nos contar!

Maria Gabriela May 22, 2014 at 14:58

Já ouviu falar do queijo “poronguinho”, Pat? É tipo mussarela. Fiz apenas com este e deu certo ;)

Pat Feldman May 23, 2014 at 14:52

Esse não conheço Maria Gabriela. De onde vem?

Maria Gabriela June 16, 2014 at 16:13

De onde vem exatamente, eu não sei, mas aqui no Paraná sei que tem em todo lugar, sobretudo no interior do estado. Ah, é o mesmo que aquele queijo “nozinho”, só muda o formato… é tudo de bom!! ;)

Maria Gabriela May 21, 2014 at 14:03

Pat, fiz este pão de queijo, inclusive com banha de porco, e ficou uma delícia. Só fiquei em dúvida quanto às pérolas de tapioca; elas ficam durinhas mesmo? Obrigada.

Pat Feldman May 23, 2014 at 14:57

Maria Gabriela, se elas ficaram durinhas, deixe-as mais tempo de molho. Eu mesmo acho que tenho que ajustar algumas coisas nessa receita viu! Quando prepará-la novamente em casa, acerto tudo melhor e arrumo aqui!

Lindsay August 18, 2014 at 19:18

Pat tenho uma dúvida essa pérola de tapioca é a mesma que tapioca granulada, comprei uma da marca Pinduca, aqui na minha cidade não tem organica.

Pat Feldman August 18, 2014 at 21:44

Lindsay, não é aquele pó que a gente usa pra fazer a tapioca do café da manhã. Essas pérolas de tapioca se parecem um pouco com um sagu, mas ao invés de bolinhas perfeitas, parecem pedrinhas irregulares.

Carolina October 2, 2014 at 19:54

Olá Pat. Primeiramente gostaria de parabenizar o seu incrível trabalho, juntamente com o do seu Marido, o Dr. Alexandre. Foi através do livro dele, e em alguns artigos publicado por ele que cheguei até você. Sofro quase diariamente com enxaqueca, estou mudando meus hábitos, e graças a Deus e a ajuda de profissionais qualificados como vocês elas estão melhorando. Mas tenho uma dúvida, a qual não consegui esclarecer pelas minhas leituras até hoje. De acordo com o seu marido, nós que sofremos de enxaqueca devemos evitar pães e massas, mas essas citadas no seu site, eu poderia estar fazendo e ingerindo sem estar me preocupando com a enxaqueca?
Obrigada.

Pat Feldman October 14, 2014 at 21:47

Carolina, mesmo essas opções naturalmente fermentadas não são recomendadas na dieta Feldman Antienxaqueca! Mas tem um monte de coisas gostosas aqui que é super recomendada, aproveita!!

Rossita February 11, 2015 at 0:38

Oi, não dá para retirar o queijo? Sou intolerante à lactose. Obrigada.

Pat Feldman February 11, 2015 at 19:17

Possita, como o próprio nome diz, pão de queijo é com queijo. Se não tem queijo, é outra coisa. Nunca preparei sem, mas se você testar, venha nos contar o resultado!

Deidy October 26, 2015 at 18:30

Maravilhosa está receita, fiz com banha de porco artesanal como sugeriu a Adriana e realmente ficou muito crocante… Obrigada Pat por está receita delícia!!!

Ana Paula September 9, 2016 at 19:51

Pat, amei esta receita! Estou fazendo pela 3ª vez seguida, congelo e asso cedinho para meu filho levar de lanche no colégio!
Mas tenho uma dúvida, faço com um pacote de tapioca, o que dá duas xícaras grandes, coloco 4 de leite. A tapioca hidratada fica durinha, compacta ou é para ficar mais mole? Será que eu deveria colocar mais leite?
Cada vez que faço fica diferente, pois os queijos são diferentes e eu também tenho mania de fazer as coisas “a olho”, mas sempre fica delicioso!
Obrigada!
Beijão

Pat Feldman September 10, 2016 at 19:33

O bom é a tapioca dar uma amolecida. Eu adoro essa receita!!

Pat Feldman January 4, 2013 at 11:48

Mais energia boa da próxima vez!!! Vai ficar ótimo, tenho certeza!! Mas olha, na minha opinião qualquer pão de queijo frio fica horrível!!!

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: