Papinhas Papinhas Salgadas RECEITAS

Papinha básica de batata doce

picture-6Mais uma boa idéia para os bebês que estão começando a complementar a amamentação com papinhas.

Essa receita ficou tão boa, que até eu, que não sou nada fã de batata doce, comia com gosto! Uma amiga minha, a cada vez que íamos ao seu restaurante, me pedia pra levar um pouquinho para ela também!! Sempre fez sucesso, e eu não tenho feito em casa para acompanhar carnes ou aves por puro esquecimento, porque além de uma papinha deliciosa, essa receita serve como um excelente acompanhamento em refeições de “gente grande”!

Aproveite para você e para o seu bebê!                

Ingredientes:

(para uma porção maior, que você pode separar em pequenas porções e congelar, antes de salgar)

3 batatas doce grandes (de preferência orgânicas)

3 a 4 chuchús

1 litro de caldo de carne caseiro

1 bife de fígado

1 xícara de manteiga

1 maço pequeno de cebolinhas finamente picadas

Modo de Preparo:

Esse tipo de amassador é super prático para preparar papinhas. Depois que eu descobri, não vivo sem!!
Esse tipo de amassador é super prático para preparar papinhas. Depois que eu descobri, não vivo sem!!

Cozinhe as batatas doces, os chuchus e o bife de fígado no caldo de carne, acrescentando mais caldo ou água, se achar necessário.

Conforme a batata doce e o chuchu forem ficando bem molinhos e o líquido for secando, use um amassador de batatas como o mostrado na imagem ao lado para transformar a mistura num purê. Esse tipo de amassador é ótimo, fácil de usar e permite deixar alguns pedacinhos no purê.

O bife de fígado já cozido você pode bater no processador e misturá-lo à papinha ou cortá-lo em pedacinhos menores. Se for pra ele ficar “disfarçado”, sugiro processar.

Junte a manteiga à mistura ainda quente para ela derreta e misture bem para que ela se incorpore ao resto.

Junte as cebolinhas e sirva imediatamente a porção que seu filho está habituado a consumir.

Na porção que a criança vai consumir naquele momento você pode acrescentar outras ervas, sal e pimenta. O que for congelado é melhor deixar sem tempero.

Para “gente grande” esse purê pode acompanhar perfeitamente bem uma receita que já mostrei aqui: Pernil ao Molho de Laranja

E não se esqueçam! A partir de abril se iniciam as aulas de culinária CRIANÇAS NA COZINHA!!!

CLIQUE AQUI para mais informações!!

Este artigo foi programado para ser publicado no dia de hoje, porém estarei fora de São Paulo até o dia 02 de abril. Até esta data eu talvez não tenha acesso aos meus e-mails e ao painel de controle do site, para que possa aprovar os novos comentários feitos.

Tenham um pouquinho de paciência, na volta vou tentar responder a todos o mais breve possível.

E para quem quiser encomendar caldos, óleo de coco extra-virgem e outras gostosuras da minha cozinha, um pouquinho mais de paciência também!

Verifiquem os comentários de cada artigo. Caso eu consiga conexão, será através deles e do Twitter que darei notícias!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

12 comentários

  1. Oi Pat, gostaria de te agradecer imensamente pela iniciativa de publicar aqui receitas de papinha. Comprei seu livro e já estou colocando em prática as receitas, e estava pensando comigo mesma que só faltava encontrar receitas pra minha pequena, de 10 meses. Fiz a papinha de batata-doce e foi um sucesso total. Foi um alento pra mim, que venho tentando todas as receitas possíveis pra faze-la comer bem (ela gosta mesmo é de mamar no peito).
    Gostaria tb de tirar uma dúvida: dou iogurte natural pr minha filha, mas ainda uso aqui em casa o leite pasteurizado, e às vezes faço mingaus pra ela, com aveia ou fubá, sem açúcar. O que vc acha disso? Voce tem sugestoes de lanches saudáveis para os bebes, além das frutinhas amassadas?
    Obrigada, um abraço e parabéns pelo seu site, cada dia melhor

    1. Obrigada pelo carinho, Bárbara!

      O iogurte é mesmo tudo de bom, mesmo sendo feito com leite pasteurizado. O leite quando é fermentado e vira iogurte, adquire certas propriedades que neutralizam alguns malefícios da pasteurização. Você já leu este artigo do leite até o final? – https://pat.feldman.com.br/?p=1941 – Lá no fim sugerimos justamente trocar leite por iogurte e meu marido (autor do texto), explica as vantagens.

      O mingau eu esperaria mais um pouquinho para dar. Não tenho uma boa receita de mingau de fubá, mas a minha receita de mingau de aveia, modéstia à parte, é deliciosa: https://pat.feldman.com.br/?p=269

      Quanto a lanchinhos e sobremesas, eu voto sempre pelas frutas, que você pode dar amassada ou em pedaços, acompanhar ou não de iogurte, salicar ervas frescas, combinar mais de uma fruta, etc. Algumas das minhas receitas de sorvete caseiro também são bastante nutritivas, mas como todo bom sorvete, Sào adoçadas, ainda que naturalmente ocm mel ou melado, portanto eu esperaria mais um pouco para oferecer. No lanche, uma boa opção caso a tua pequena já esteja mostrando os primeiros dentinhos, são cubinhos de queijo e conforme ela aprender a mastigar melhor, palitinhos de legumes com uma pitada de sal e azeite.

  2. oi pat,gostaria de um substituto p a manteiga pois meu pequeno é alergico a derivados do leite p a papinha de batata doce.agradecida.

  3. Pat, eu não gostaria de dar carne pro meu pequeno antes que ele possa fazer essa escolha, será que a papinha fica gostosa mesmo com caldo de legumes em substituição ao de carne, e sem o bife de fígado? Obrigada!!!

    1. Nanda, você provavelmente não vai gostar do meu palpite… Em termos de sabor, o fígado não faz muita diferença, mas o caldo de carne é insubstituível! Na minha opinião… A carne (ou o caldo de carne) também é importante para suprir as necessidades de ferro do bebê/criança. O ferro encontrado em folhas e legumes não é tão bem aproveitado pelo organismo como o ferro das carnes.

      Se você não pode de jeito nenhum ocm a carne, usar o caldo de carne seria um “meio termo” interessante e saudável.

  4. Pat,ameeeeeeeeeeei o seu site! tô começando a introduzir as papinhas para a minha pequena helena que esta com 4 meses e meio,e como volto a trabalhar daqui há 20 dias e ela não pega leite artificial puro de jeito algum e o leite materno não terei como deixar estocado achei necessário,mesmo que por conta própria a introdução de novos alimentos,já que a pediatra dela foi contra ,( vou te contar esses pediatras sabe?!!minha filha ia comer oqq???))
    Suas receitas q estão sendo de grande valia,mais gostaria de tirar uma dúvida:
    como que tipo de carne vc faz o caldo de carne?
    o bife de fígado que vc coloca nas papinhas é de boi ou de frango?
    vc tem alguma receita que leve leite?

    1. Kaka, leite de vaca eu só uso quando tenho disponível leite fresco. Nada em pó ou de caixinha, opção minha após muitas pesquisas. Nas papinhas eu em geral usava fígado de boi já que de galinha é praticamnte impossível achar carne de qualidade, de galinha caipira, criada ciscando e não confinada à base de ração.

      Se você ainda tem leite materno, faça o possível e o impossível para deixar estocado para ela, é de longe a melhor opção.

      A receita do caldo de carne, detalhada, está aqui: https://pat.feldman.com.br/?p=24

  5. gostaria de saber se no processo de congelamento das papinhas, são perdidas suas propriedades e vitaminas? obrigada. Patricia

    1. Patricia, o aquecimento é um processo onde se perdem muito mais nutrientes. No congelamento, se é que há perda, a perda de nutrientes é muito pequena.

  6. Oi Patrícia!
    Vc n]ap acha que 1 xícara de manteiga é pesado demais para um bebê???

Comentários estão encerrado.