Papinha de Banana para Bebês Comilões

by Pat Feldman on 16/01/2011 · 12 comments

in DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA, Papinhas, Papinhas doces, RECEITAS

Eu já escrevi AQUI sobre o quanto acho banana uma fruta prática e versátil. A gente leva facinho pra qualquer lugar, banana é uma delícia, quase todo mundo gosta de banana e agora, pesquiando um pouquinho mais, desobri que banana é a fruta ideal para ser a primeira fruta do bebê.

A banana é uma fruta rica em amilaze, uma enzima, e é uma das frutas de mais fácil digestão para os bebezinhos. Mas eu acho a banana uma fruta bastante doce, e como não tenho a menor vontade de acostumar o paladar do meu bebê com coisas doces demais, acabei criando essa receita de papinha de banana levando iogurte, que além de amenizar o sabor doce, fornece lactobacilos importantíssimos para a saúde do bebê.

A banana e o iogurte não uma combinação perfeita: PREbióticos + PRObióticos! Prebióticos são alimentos que potencializam a ação dos probióticos, alimentos ricos nos tais lactobacilos, “bactérias boazinhas”, sobre os quais já falei tantas vezes aqui no Crianças na Cozinha. Perfeito e gostoso!

Ingredientes:

1 banana nanica pequena (uso a nanica porque é a minha preferência, mas use qualquer uma)

2 colheres de sopa de iogurte natural integral

1 colher de sopa de óleo de coco extra-virgem

Modo de Preparo:

Amasse bem as bananas num potinho fundo – deixe uns poucos pedaços no caso de bebês mais velhos

Misture muito bem o iogurte e o óleo de coco amolecido (em dias frios o óleo de coco se solidifica, então você deve dessetê-lo rapidamente em banho-maria).

Uma grande vantagem dessa combinação, além do sabor incrível e da quantidade de nutrientes combinados, é que o iogurte não deixa a banana escurecer. Você prepara essa papinha na hora do lanche ou como sobremesa de uma refeição, e se sobrar um pouquinho, ela se mantém saborosa e com ótima aparência até o próximo lanche ou sobremesa.

Enchentes no Rio de Janeiro: Você também pode colaborar com doações!!!

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 11 comments }

Anne January 14, 2011 at 18:02

Minha filha ama banana prata, mas sempre dei pura; ontem ela provou iogurte natural pela primeira vez, com manga e suco de laranja lima (uma pequena quantidade dos 3 – nem sei se é uma boa combinação, me fala? rs). Vou fazer sua receita, vejamos se ela aprova. Preciso comprar o bendito óleo de coco, hehe. É que só encontro no Centro da cidade e ir ao Centro com bb não é tarefa fácil.

Ah, vc tem algum artigo que esclareça se bbs de menos de 1 ano podem ou não comnsumir iogurte natural? É que, por causa da recomendação de se consumir leite de vaca só depois de 1 ano muitas amigas ficam ressabiadas com relação ao iogurte.

Abraços!

Pat Feldman January 14, 2011 at 18:18

Anne, os bebês podem e devem consumir iogurte!! É uma ótima fonte de lactobacilos, excelentes para a saúde intestinal e para a imunidade. Vou ver se acho uns bons artigos pra você!

Anne January 14, 2011 at 23:08

Obrigada, fico no aguardo… o problema é que elas acreditam que é alergênico tanto quanto o leite de vaca. E como a recomendação atual é que só se consuma leite integral depois de 1 ano de idade, elas acreditam que o mesmo é válido pro iogurte, entendeu?

Ah, e quando a mistura manga+laranja+iogurte, será que fiz errado? rs

Beijos!

Pat Feldman January 14, 2011 at 23:16

Anne, só é errado qualquer mistura que o teu bebê não aceite! Sendo tudo natural e fresquinho, vale tudo!!! Eu já vi óleo de fígado de bacalhau no meio da banana amassada!!!! kkkkkkkkkkkkk E a criança adorava!!!!!!!

Silvia January 14, 2011 at 18:31

Oi Pat! Tudo bem? O que posso usar para substituir o óleo de coco? Abs!

Pat Feldman January 14, 2011 at 18:40

Se você tiver, use um pouco de creme de leite fresco. Se não tiver, use um pouco mais de iogurte. Só banana com iogurte fica bom demais!!

Gmamy January 15, 2011 at 20:30

Pat, vc nao acredita hj precisei turbinar o jantar pq rasparam o prato, e acabei dando papaia com óleo de coco de sobremesa para reforçar, teria amado ter pego esta receita antes… Tks a lot! Bjs

Pat Feldman January 15, 2011 at 20:32

Devem estar lindas!!!!!! Quero ir aí te ver!!!

Cinthia May 24, 2011 at 12:50

onde encontro óleo de coco??? Nunca vi nos Supermercados aqui da minha cidade (Pirajuí/SP)… posso usar outro tipo de óleo???

ana October 30, 2011 at 18:31

Ola Pat
onde encontro a receita do iogurte natural?esse que vc usa eh feito por vc?
e do mingal matinal vi alguns artigos falando no seu site e nao encontrei?a avei fina da gases ?tem q deixar de molho tambem pr consumi la? obrigada Ana

Pat Feldman October 30, 2011 at 18:36

Comments on this entry are closed.

{ 1 trackback }

Previous post:

Next post: