Papinha de Cenoura com Alho Poró

by Pat Feldman on 21/03/2011 · 16 comments

in Papinhas, Papinhas Salgadas, RECEITAS

Essa receita fez o maior sucesso aqui em casa. O bebê anda cada dia mais comilão e muito gradativamente começa a aceitar pequenos pedacinhos na comida. Eu não tenho a menor pressa. Ele ainda não tem dentinhos e na hora que a fome bate pra valer, a comida tem que estar ali, bem fácil!

Eu comecei batendo as papinhas no liquidificador ou no processador, e agora entramos na fase de bater metade e amassar metade. As frutas têm sido amassadas no garfo e sempre misturadas com iogurte – uma ótima fonte de lactobacilos, excelente para manter uma ótima flora intestinal.

Essa receitinha foi ótima também pela novidade: encontrei fígado de galinha caipira para vender no supermercado, e estou aproveitando para o bebê e para nós. Eu não sou lá muito fã de fígado de boi. Comi muito na infância, mas enjoei. Já o fígado de galinha é muito saboroso, agrada muito mais fácil aos paladares difíceis!

Como na comida de qualquer um da família, mas especialmente na comida do bebê, o ideal é optar por ingredientes orgânicos, mas não seja exigente demais. Compre orgânico tudo o que achar e conseguir, mas não se chateie se não conseguir tudo. Ainda é caro e muitoas vezes mais difícil de encontrar. O simples fácil de preparar a comida do seu bebê em casa, já garante muito mais do que você onseguiria numa papinha industrializada.

Para os mais velhos você também pode brincar com sabores de diferentes ervas e condimentos: salsinha, cebolinha, alecrim, dill, curry, gengibre, etc…

Ingredientes:

1 xícara de cenouras cortada em rodelas

1/2 xícara de manteiga

1/2 xícara de cebolas picadas

1/2 xícara de alho poró picado

1 xícara de fígado de galinha caipira

1 xícara de caldo de frango caipira

Modo de Preparo:

Refogue a cebola na manteiga até que ela comece a amolecer.

Junte o alho poró, mexendo sempre, até que ele amoleça também.

Junte as cenouras, mexa bem e junte o caldo de frango.

Leve à fervura, baixe o fogo e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem molinhos.

Para oferecer a papinha ao bebê, você mãe deve saber qual a melhor forma dele aceitá-la. Os bebês que estão começando ainda, e/ou que não tem dentinhos podem preferir a papinha batida no processador, ou metade processada metade amassada. Os maiorzinhos, já habituados a comer e com alguns dentinhos na boca com certeza aceitarão pedacinhos.

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 16 comments }

Daniela March 21, 2011 at 17:23

OI Pat, sou mamae do Leo, la da comunidade de maes de junho e julho. Queria saber qual iogurte vc mistura. Além disso, como vc faz para dar maça? pera? Banana, o meu filho come bem, pq fica bem esmagadinho, mas as outras, raspadas, ele nao come, fica com ansia, entao acabo dando suco dessas frutas ou coloco dentro do mordedor p ele ficar chupando. Mas queria dicas.

bjo

Pat Feldman March 21, 2011 at 18:24

Daniela, ofereço essas frutas raladas e cozidas, sempre acompanhadas de iogurte natural integral. Qualquer hora escrevo mais sobre isso.

VALMIR March 22, 2011 at 16:13

OLÁ PAT, GOSTARIA QUE VC DESSE AUGUMAS ORIENTAÇÕES DE ALIMENTO PARA CRIANÇAS COM INTESTINO PREGUIÇOSO. MEU FILHO THIAGO(6 ANOS) PASSA DIAS SEM IR AO BANHEIRO, E CONSEQUENTIMENTE FICA MUITO MAGRO QUANDO ISSO ACONTECE, ME AJUDE.

Pat Feldman March 22, 2011 at 19:04

Valmir, eu já escrevi sobre isso aqui: http://pat.feldman.com.br/?p=3366

Liza June 21, 2011 at 11:38

Olá!!!
Estava pesquisando na net e achei vc…meu filho tem quase 7 meses e tenho muita dificuldade com as papinhas dele…ele adora peito…más tenho que voltar a trabalhar e gostaria de saber sugestões de papinhas salgadas e doces para ele…será que posso congelar…e como fazer isso…assim facilitaria para a minha mãe que vai ficar com ele e tb saberiamos que esta comendo coisas saudaveis…desde já obrigada…

Pat Feldman June 21, 2011 at 12:23

liza, aqui no site eu já publiquei diversas receitas de papinhas, e todas elas eu já congelei.

Kerprof October 4, 2011 at 6:06

Olá a todos,

Desde já parabéns pelo site e realmente faz todo o sentido a utilização de orgânicos, só não tenho a certeza se será boa ideia misturar lácteos com outros alimentos que não cereais, tem sido falado que os nutrientes dos produtos lácteos impedem a absorção de algumas proteínas.

Pat Feldman October 4, 2011 at 11:56

Existe realmente esse mito, que talvez tenha seu fundo de verdade, e que talvez seja um cuidado a se tomar em pessoas muito mal nutridas. Já em pessoas bem nutridas e que têm uma rotina alimentar bastante variada, natural e muito nutritiva, eu não acho que isso seja motivo de preocupação. Meus filhos são a prova disso!

Cacilda October 27, 2011 at 8:55

Pat,
Estou de olho nas receitas das suas papinhas, mas só que para mim!
Como estou fazendo a dieta (estou no começo) estou procurando receitas que me ajudem, inclusive de papinhas doces (vou adaptar quando tiver ingredientes proibidos para o meu caso).
Essa de cenoura com alho poró já está na minha lista de desejos.
Já vou providenciar a de maça para o lanche da tarde.
Achei as papinhas nutritivas, e pelos ingredientes devem ser uma delícia.
Inspirada nas suas papinhas doces, ontem comi banana amassada com canela e cream chease de kefir (era o que o meu tempo permitia fazer). Ficou uma delícia!
Um abraço,
Cacilda

maria October 31, 2011 at 22:16

EU AGORA SOU MAE BABA E ESTOU DE OLHO NESTAS RECITAS
DE PAPINHAS , GOSTARIA DE SABER O QUE FAZER PARA O BEBE NAO PEGAR GRIPE, TEM ALGUN ALIMENTO QUE AJUDA NAO FICAR COM GRIPE . ME AJUDA POR FAVOR.

Laura November 28, 2011 at 12:13

pat,

como faço para o figado de boi ficar molinho e dissolver na papinha como voce falou em outro topico. eucizinhei um pedaço mas ficou duro.
obrigada
Laura

Pat Feldman November 28, 2011 at 12:48

Antes dde cozinhar deixa marinando em suco de limão, e não deixa cozinhar demais. Se quiser, bate no processador para ficar pastoso.

Diane July 11, 2013 at 19:58

Oi Pat, por favor me tira uma dúvida. Li o livro do dr. Alexandre, acompanho seu blog ( que amo ) e aprendi com vocês a importância do iogurte natural, eu sempre tomo.
Mas tenho um bebe de 5 meses e meio, ela começou com as papinha e ama, mas me falaram que antes de um ano de idade nao pode dar o iogurte natural porque fermenta no estômago e faz muito mal para os bebes.
Ai fiquei com medo, nem pergunto para o pediatra porque eles tbm nao recomendam, mas confio em vocé. Rrsrs
Você deu para seus filhos né? Misturado com fruta?? Nao fez mal?? Muito obrigada.. Beijosssss

Pat Feldman July 11, 2013 at 22:37

Eu dei até puro para os meu filhos!!! O leite poderia fermentar, mas o iogurte justamente evita isso, já que é o leite já fermentado e cheio de bactérias do bem!

Fran September 6, 2013 at 20:49

Pat, tenho uma bebe de 7 meses, posso dar essa papinha? Coloca mais receitas pra bebes nessa idade, ja fiz o seu caldo, e adoro seu blog, beijos

Pat Feldman September 6, 2013 at 22:22

Pode sim, Fran!

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: