Papinha de cenoura com chucrute

by Pat Feldman on 29/08/2011 · 3 comments

in Papinhas, Papinhas Salgadas, RECEITAS

É quando temos o segundo ou o terceiro filho que percebemos realmente o quanto cada um desses pequenos seres conseguem ser tão diferentes um do outro, mesmo sendo criados juntos, comendo praticamente as mesmas coisas. O nosso bebezinho, que essa semana completou um ano e um mês de vida, tem uma personalidade bastante decidida, e é bem teimoso, ao contrário do mais velho, que em geral é bem calmo e obediente.

No que diz respeito à digestão, os dois também são um pouco diferentes, apesar de se alimentarem de forma bastante parecida – o que o pequeno come hoje é bem parecido com o que o mais velho comia na mesma idade. Mas o nosso bebezinho tem um intestino ligeiramente preguiçoso, apesr de tudo. Bem reloginho, funciona todos os dias mais ou menos no mesmo horário, mas com um tantinho a mais de dificuldade e raramente passa de uma vez ao dia. Nada que cause incômodo a ele, mas um pouco de intranquilidade para mim.

Sabendo tão bem da importância dos probióticos na dieta de adultos e crianças, e notando que somente o iogurte não tem sido suficiente para um funcionamento intestinal realmente eficiente do bebê, resolvi introduzir o sauerkraut ou chucrute nas papinhas dele – uma deliciosa conserva caseira e lactofermentada de repolhos. Alimentos lactofermentados são incrivelmente benéficos em qualquer idade!

Eu não costumo provar todas as papinhas que preparo, simplesmente para não fazer, eventualmente, uma “careta influenciável”, porque nem tudo que ofereço aos meus filhos, eu gosto, mas não é porque eu não gosto, que eles não vão gostar também. Pois essa papinha eu experimentei, e adorei!

Eu separei a receita em ingredientes para facilitar a vida de quem não costuma preparar o caldo de frango em casa, mas a verdade é que aqui eu usei as cenouras do preparo do caldo de frango, assim como as carnes também, e até um pouquinho da pele junto. Na mistura com certeza entrou um pouco de cebola e alho poró, que fazem parte dos ingredientes do caldo de frango caseiro.

Ingredientes:

1/2 xícara de cenouras em rodelas

1 xícara de caldo de galinha caipira caseiro bem concentrado

1/2 xícara de carne de frango já cozida e desfiada – eu costumo dar preferência às carnes de órgãos ou às carnes mais escuras, que parecem ser mais ricas em ferro

2 colheres de sopa de manteiga ou óleo de coco extra-virgem (eu usei manteiga)

2 colheres de sopa de chucrute caseiro lactofermentado

1 pitada de sal não refinado

Modo de Preparo:

Cozinhe a cenoura no caldo de frango com uma pitada de sal até que ela fique bem macia e o caldo tenha praticamente secado – caso necessário, adicione mais caldo ou água para que a cenoura atinja o cozimento necessário.

Junte a manteiga e pique/amasse/bata a cenoura até obter a consistência desejada – eu não acho que seja um problema oferecer papinhas liquidificadas durante o período de adaptação/introdução às papinhas.

Se você optar por oferecer uma papinha completamente cremosa, junte também o frango e o chucrute e bata tudo no liquidificador/processador, até obter a consistência desejada.

Se o seu bebê já aceita bem uma papinha pedaçuda, junte  o frango desfiado e o chucrute picadinho e ofereça.

Eu costumo oferecer papinha para o meu bebê nas mais variadas temperaturas, inclusive gelada, recém saída da geladeira. Temperaturas diferentes também fazem parte da educação do paladar.

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 3 comments }

Patrícia Gonçalves August 31, 2011 at 10:46

Olá!
Enviei uma mensagem no “fale com a Pat” mas não sei se chegou.
Tenho interesse em fazer uma entrevista para um blog especializado em ensino bilíngue na infância.
Há algum e-mail direto para eu fazer minha solicitação?
Obrigada
Patrícia

Pat Feldman August 31, 2011 at 14:16

já te respondi, patricia.

Fábio May 27, 2013 at 23:55

Olá Pat! A papinha feita com a farinha de aveia para minha filhinha de 1 ano de idade seria bom? Pois li em alguns artigos seus que até a aveia deve ficar de molho. E acho que com a farinha isso não é possível não é? Se possível me dá uma dica de papinha de aveia! Abraço!

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: