Papinha de Mandioquinha com Couve Flor

by Pat Feldman on 04/03/2011 · 15 comments

in Papinhas, Papinhas Salgadas, RECEITAS

Instagram
Essa foi a receita principal da nossa aula de papinhas em Santa Catarina e, confesso, uma inspiração momentânea, que tive lá mesmo, enquanto escolhia os ingredinetes mais frescos para a aula. O resultado foi muito bom, e aprovado pela minha “cobaia” favorita, o meu bebezinho que agora já tem 7 meses.

Aliás, a mandioquinha é uma raíz que além de deliciosa, tem um nome em cada parte do país. Ela é também chamada de batata-baroa (Rio de Janeiro), batata-aipo ou batata-salsa (Sta. Catarina), cenoura branca, batata fiuza, entre outras.  Nos Estados Unidos o que eu conheci de mais próximo da mandioquinha é o “parsnips”, que tem o mesmo aspecto, mas o gosto bem menos acentuado. O nome não importa, o importante é que mandioquinha é uma delícia e uma excelente opção para a papinha do seu bebê.

Da forma como preparo essa papinha, ela é adequada para bebês mais habituados com a nova alimentação e que aceitam peqeunos pedacinhos de comida facilmente. Se o seu bebê está começando agora, bata tudo no processador sem medo algum – será apenas uma fase de transição do leite para o sólido. Ninguém come papinha batida para o resto da vida!

Ingredientes:

(rende de 2 a 3 porções, depende do apetite do seu bebê)

2 xícaras de caldo de carne caseiro

1 bife de fígado grande

1 xícara de de mandioquinha descascada e picada

1 xícara de couve flor picadinha, com cabo e tudo

1/2 xícara de manteiga + 1 colher de sopa

uma pitada pequena de sal (opcional)

Modo de Preparo:

Cozinhe a mandioquinha e o bife de fígado no caldo de carne, em fogo baixo após a fervura, até que a mandioquinha esteja bem macia, o fígado bem cozido e o caldo tenha secado quase completamente (cuidado para não deixar secar demais e queimar o fundo). Se você notar que o caldo está secando mas a mandioquinha ou a carne ainda não estão bem cozidas, adicione mais caldo ou água filtrada.

Com o conteúdo da panela ainda quente, junte a manteiga e mexa bem para que ela derreta e se incorpore aos demais ingredientes.

Amasse a mandioquinha com um amassador ou com um garfo. O fígado você pode cortar em pedacinhos pequenos se seu bebê já aceita assim ou bater no processador e respeitar a fase de transição de leite para sólidos.

Numa outra panela, refogue a couve flor picadinha em uma colher de sopa de manteiga até que ela fique macia o suficiente para seu bebê conseguir comer sem maiores sustos.

Junte a couve flor ao restante da papinha e sirva morno.

Medo de gordura? Achou que tem manteiga demais nessa papinha? CLIQUE AQUI e leia porque manteiga e outras gorduras são importantes na sua dieta e mais ainda na dieta do seu bebê!!

Já conhecem o BRECHÓ DA PAT? Aparece por lá!

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 13 comments }

Anne March 5, 2011 at 0:00

Menina do céu, acredite vc ou não eu fiz hj uma papinha de couve-flor com mandioquinha, rsrsrs. Mas a receita foi diferente, usei tb macarrão, frango e abóbora. Mas os ingredientes principais foram iguais aos seus. Ah, depois de pronta eu lembrei que deveria ter posto a manteiga (minha filha ama o sabor), mas tudo bem, eu fiz pra congelar, então quando for aquecer pra oferecer eu finalizo com uma manteiguinha ou azeite.

Pat Feldman March 5, 2011 at 9:42

Anne, que legal!! Só não teria colocado o macarrão, totalmente desnecessário!

Anne March 5, 2011 at 11:21

Eu imaginei que vc não colocaria…

=O

Flavia May 21, 2012 at 14:25

Olá Pat, só uma dúvida : a manteiga, assim como o azeite não perdem nutrientes qd colocados no fogo? Tenho colocado manteiga direto na papinha pronta, é ruim? Obrigada

Pat Feldman May 21, 2012 at 16:38

Flavia, a manteiga é uma gordura bem mais estável que o azeite de olivaextra-virgem, e não se oxida facilmente com o calor, mas se você preferir,pode colocar apenas ao final do preparo.

Flavia May 21, 2012 at 14:43

Mais uma dúvida: ví q não tem alho e cebola na receita, qd acha bom usá-los?

Pat Feldman May 21, 2012 at 16:37

Pode usar sim!

vanessa gomes December 15, 2012 at 16:24

posso colocar couve-flor com outros legumes na sopinha da minha filha de 1 ano e 2 meses.

Pat Feldman December 15, 2012 at 19:45

Pode, claro!

Mariângela Liborio February 11, 2016 at 11:28

Pat, já era sua seguidora antes, agora com um bebê de 6 meses em introdução alimentar, você virou “fundamental”, rs. Obrigada por partilhar seu conhecimento com tanta graça e simplicidade. O que mais me encanta é a sua tranquilidade em afirmar: pode bater no processador, ninguém come papinha processada para sempre!
Por aqui, só processando por enquanto, mas lendo você fico tranquila quanto a isso e cheia de novas ideias.
Mais uma vez, parabéns.

Pat Feldman February 11, 2016 at 12:48

Obrigada pelo carinho!!!!!

Expedia Vasconcelos March 23, 2016 at 14:49

Pat adoro as dicas!
Gostaria de saber se posso colocar a gema do ovo na papinha e congelar?

Pat Feldman March 23, 2016 at 17:09

Eu sempre deixei o ovo para colocar só na hora de servir, bem fresquinho!

Comments on this entry are closed.

{ 2 trackbacks }

Previous post:

Next post: